sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A cor e o seu humor

Já está mais do que provado que a cor dos ambientes nos afeta diretamente influenciando nosso humor (para bom ou para mal…). Testes realizados nos EUA concluíram que algumas cores, por exemplo, auxiliam na memória e na criatividade, como é o caso do vermelho e do azul respectivamente.
Aliás, os americanos levam isso tão a sério que celas de algumas penitenciárias são pintadas de rosa por ser uma cor que acalma o indivíduo.

No estudo das cores, o amarelo é uma das cores calmante. Suas tonalidades lembram o sol e por isso o otimismo está relacionado ao ambiente onde há predominância desses tons.
O branco simboliza paz, limpeza e organização. Porém, ambientes predominantemente brancos tendem a ser monótonos e entediantes.
Já o azul representa harmonia e tranquilidade. Essa é outra cor com efeitos relaxantes e calmantes e por isso, muitas vezes apreciadas em hospitais e centros cirúrgicos quando empregadas em tons claros da cor.

Geralmente relacionado à natureza o verde representa saúde em abundância e fica muito bem quando usados em ambientes de convivência como salas e quartos.
Com certeza as cores mais energéticas são o vermelho e o laranja. O Vermelho é indicado para escritórios, pois aumentam a capacidade de foco e memória das pessoas. São cores vibrantes como o laranja ficam excelentes em áreas de lazer e cozinhas, pois trazem sensação de energia imediata ao usuário da casa.
Já o roxo que é a cor ligada à sabedoria nos remete a espiritualidade. Utilizado em tons suaves são gostosos até no quarto de dormir.
O preto é uma cor (ou ausência dela) que sempre fica elegante e nos traz a sensação de glamour quando usado com moderação. Combina bem com brancos e marrons tornando o ambiente requintado passando a sensação de requinte.
E você? Já sabe qual a cor que mais te agrada dentro de casa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite usar palavras obcenas, obigado