sábado, 26 de outubro de 2013

MULHERES - Salto alto prejudica as fibras musculares da panturrilha.

Realizaram uma pesquisa com 80 mulheres, e descobriram recentemente que o uso de salto alto, tem em média, as suas panturrilhas 13% mais fracas.
Na década de 50 já diziam que o uso de salto alto prejudicava a ‘saúde feminina’, pois as mulheres reclamavam muito de dores e afins.
Das 80 mulheres, apenas 11 que haviam usado o salto alto regularmente, com pelo menos 5 centímetros, confirmaram o desconforto ao andar de pés chatos.
A ressonância magnética mostrou que não houve diferença no tamanho dos músculos da panturrilha entre os dois grupos, mas uma ultra-sonografia revelou que as fibras musculares eram realmente menores nas mulheres que usavam saltos.
Neste exame também concluíram que as usuárias possuem tendões mais grossos e duros o que causam desconforto a planta do pé.

Para evitar desconforto futuros, aqui vão algumas dicas:
  • Não desista de usar saltos, mas varie nos tamanhos, cada dia use um;
  • Alongar as panturrilhas antes e depois de usar salto alto pode evitar cãibras e um possível rompimento de fibra muscular;
  • Use saltos grossos e sapatos tipo ‘meia pata’;
  • Um exercício para praticar naquele 5 minutos do café é, ficar na ponta dos pés em um degrau, e usar um corrimão para abaixar os seus calcanhares o quanto conseguir antes de elevá-los novamente,
  • Depois de um banho relaxante, massageie as panturrilhas e as pernas, podendo assim evitar varizes.
Fonte: BBC

O Que é uma Clepsidra??

Há desencontros quanto a exata paternidade da Clepsidra.
Marco Vitrúvio Pólio, célebre arquiteto romano do século I ªC., atribui sua invenção ao mecânico Ctesibio ou Ctézibro.
Existe uma corrente que atribui a Platão, filósofo grego, esse privilégio; como foi um emérito viajante, pode muito bem ter sido apenas o portador desse invento. Por outro lado, chineses e egípcios também se arrogam essa prerrogativa.
A única realidade objetiva é a de que esse invento e seus derivados, contribuíram exponencialmente para o aperfeiçoamento da medida do tempo.
Os astrônomos já não necessitavam da luz dos astros e benesses da mãe-natureza para as suas constantes e importantes mensurações.
A Clepsidra, em seu estágio mais aperfeiçoado, tinha como principio, a manutenção da água em um pequeno reservatório, sendo o seu escoamento controlado e calibrado pelo fluir através de um orifício na sua base, para outro compartimento receptor do líquido.
No interior daquele reservatório, uma bóia atrelada a um ponteiro, a medida que a água ia abaixando, servia de marcador de nível e, consequentemente, das horas.
A escala ou mostrador prostava-se, no lado de fora, ao redor do reservatório.

Todavia, a preocupação dos astrônomos e outros cientistas não se dissipou totalmente; os líquidos sofriam influencias, tais como: temperatura, pressões atmosféricas, cristanilidade dos líquidos, etc, que influíam na correta aferição do tempo.
No inverno, por exemplo, em países com temperaturas muito baixas, o líquido dos aparelhos, simplesmente congelavam, relegando as Clepsidras em objetos de adorno.
Com a introdução do mercúrio e do álcool, paliativos, diminuiu, um pouco, alguns inconvenientes.
Nesse ínterim, abrimos um parênteses para enaltecer-mos a figura de Arquimedes, ilustre geômetra da Antigüidade, nascido em Siracusa por volta de 287 e falecido em 212 ªC.
Dentre seus inúmeros feitos e invenções, a da roda dentada por volta de 250 ª.C, foi talvez a alavanca (*) propulsora para o desenvolvimento da mecânica e , principalmente, da evolução dos marcadores de tempo (relógios).
Após a descoberta da roda dentada e utilização das cremalheiras, as Clepsidras puderam ser mais aperfeiçoadas.
Por volta de 100 ªC, como aperfeiçoador e não inventor da Clepsidra, entra o mecânico de Alexandria, Ctesibio que apresentou, pela primeira vez, esse mecanismo com sistema de cremalheira e roda dentada conectada a um só ponteiro, que girando sob o seu eixo, fazia aparecer um mostrador, as horas decorridas.
O principio propulsor era praticamente o mesmo das Clepsidras primitivas.
O líquido que fluía do reservatório superior, enchia um reservatório em nível inferior que ia deslocando para cima, através de uma bóia; a cremalheira, por sua vez, fazia girar a roda dentada do ponteiro das horas.
(*) trocadilho em homenagem, também, ao descobridor da alavanca. Ficou celebre a sua frase:
“DAI-ME UMA ALAVANCA E UM PONTO DE APOIO QUE EU MOVEREI O MUNDO”

Dormir depois do almoço faz bem à saúde?

Um costume dos espanhóis virou alvo de estudos: a famosa siesta, ou seja, aquele soninho gostoso depois do almoço que tanto nos revigora.
Um time de psicólogos e neurocientistas do Allegheny College, nos Estados Unidos, constataram que os benefícios do sono diurno auxiliam na recuperação cardiovascular. Em testes com seres humanos, notaram que o estresse teve o impacto negativo revertido mais rapidamente depois de um período de sono. “Outros trabalhos já demonstraram que descansar após o almoço diminui a pressão sistólica”, confirma o cardiologista Marco Antônio Gomes, do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, ele se refere ao número de maior valor que aparece registrado no aparelho de medição.
Ou seja, para dar mais embasamento nesta tese, outro especialista da área complementa “Quando dormimos, há redução da atividade simpática, o que relaxa os vasos e diminui os batimentos cardíacos”, explica o pneumologista especialista em sono Pedro Genta, do Hospital do Coração, em São Paulo.
Segundo Genta, em 45 minutos conseguimos atingir as três fases do sono. Assim temos tempo suficiente de ele se aprofundar a ponto de proporcionar vantagens ao nosso corpo.
Mas é importante lembrar que é no escuro da noite que o cérebro libera um hormônio fundamental para que consigamos dormir profundamente: a melatonina. “Uma venda nos olhos ou um quarto escuro ajudam a simular o descanso noturno, potencializando a ação positiva da sesta (sic)”, ensina Marco Antônio.
No entanto, mesmo com tantos pontos benéficos para a nossa saúde, há restrições da sua prática em pessoas com alto risco cardiovasculares, como diabéticos obesos e fumantes. “Há um estresse ao despertar, que intensifica a coagulação e a descarga de adrenalina, acelerando o coração”, avisa Gomes. Há outro lembrete de extrema importância: “O cochilo pode diminuir a duração do repouso à noite, gerando sonolência e fadiga no dia seguinte, o que faz a pessoa sucumbir à sesta (sic) novamente, entrando em um círculo vicioso”, diz a neurologista Dalva Poyares, do Instituto do Sono, em São Paulo.
O importante é lembrar que realmente temos essa “moleza” após o almoço e ela é uma necessidade natural do organismo. “Durante a digestão, a circulação sanguínea se concentra na região visceral”, explica Gomes. E isso resulta numa carência de abastecimento no cérebro e no coração que trabalham mais lentamente e aí, não tem jeito, a sonolência vem e nos domina mesmo. Ou seja, temos um motivo fisiológico para sentirmos esse sono vespertino.
  • Outro benefício do sono depois do almoço:
quem pode dormir uns 90 minutos à tarde tem sua capacidade de memorizar aumentada. É o que diz o pesquisador Avi Karni, da Universidade de Haifa, em Israel: “Quando dormimos depois de uma tarefa de leitura, por exemplo, as áreas cerebrais responsáveis pela consolidação da memória permanecem ativas”, diz Karni. Ou seja, essa região do nosso cérebro fica totalmente ligada ao registro da leitura feita antes de dormirmos, sem interferência do mundo externo que sempre acabam por tirar a nossa atenção quando estamos em alerta acordados.
  • E quem come muito durante o almoço, pode fazer a “siesta”?
Até pode, só que com certeza sentirá um mal-estar já que o conteúdo estomacal pode retornar ao esôfago. Assim fica a dica: durma aquele soninho gostoso à tarde, mas contente-se com uma refeição mais leve e evitará, desta forma, aquela incômoda azia ou enjoo.
E tenha uma boa siesta!
Fonte: Revista Saúde – Editora Abril

CURIOSIDADES - Asteroide poderá atingir a Terra em 2036.

Muito se lê sobre o fim do mundo e asteroides que rondam o planeta Terra.
Em 2029, estudiosos, afirmam que o asteroide Apophis passará bem próximo da Terra, assim como descobriram que terá o seu segundo voo em 2036.
Apophis foi descoberto em 2004 e estudos afirmam que existe 2,7% de chaces de atingir a Terra.
Caso haja algum impacto da Terra com este asteroide criaria-se uma explosão de 141 megatons o que é considerado três vezes mais forte do que a maior bomba de hidrogênio, acordo com a calculadora de impacto da Universidade de Purdue (EUA).

Os astrônomos seguiram o asteroide Apophis conforme ele fez um sobrevoo distante da Terra a uma distância de cerca de 15 milhões de quilômetros  dia 09/01/2013 (quarta-feira).
Astrônomos da NASA usam regularmente telescópios na Terra e no espaço para procurar por quaisquer asteroides que possam representar uma ameaça de impacto para a Terra.
Fonte: LiveScience

VOCÊ SABENDO - Os 10 parasitas mais asquerosos.

Os seres vivos convivem muitas vezes com ameaças invisíveis que, além de causar um estrago enorme no organismo, pode levar à morte. São os famosos “parasitas”.
A própria definição de parasita já é bem nojenta: trata-se de organismos que vivem em associação com outros dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo.
Confira a lista dos 10 piores:

  • TOXOPLASMA GONDII

Esse protozoário é bem perigoso pois mais da metade da população mundial é infectada por ele. Seu hospedeiro é o rato que tem a sua mente dominada por ele e ir em busca de urina de gato para conseguir se “hospedar” em um organismo ainda maior.

  • CYMOTHOA EXIGUA
Em segundo lugar no ranking temos esse estranho parasita que se aloja na boca de certos peixes substituindo sua língua. Isso acontece, pois o bicho suga todo o sangue do membro do peixe fazendo com que ele se atrofie e caia.

  • OPHIOCORDYCEPS UNILATERALIS
Esse é um fungo que infecta e mata formigas, fazendo com que as pobres criaturas se fixem em folhas e através do esporão que se forma em suas cabeças, podem extrair nutrientes para sua sobrevivência e conseguir outras presas e garantir a espécie.

  • SACCULINA CARCINI
Apenas as fêmeas desse bicho nojento agem como parasitas no corpo de caranguejos. Elas tomam conta do pobre crustáceo formando raízes ao redor de seu corpo, principalmente na parte de baixo onde as fêmeas colocam seus ovos. Com isso os caranguejos hospedeiros “criam” mais parasitas como se fossem filhotes proliferando a espécie.

  • LOA LOA
O responsável por essa cena asquerosa é um verme que vive na parte oeste da África, em pântanos onde encontram as moscas certas que as transportam até o ser humano hospedeiro que será picado pelo mosquito. O verme em forma de minhoca fica um tempo sob a pele do humano, para depois migrar para os pulmões e olhos das vítimas.

  • NIPHANDA FUSCA
Essa linda borboleta inofensiva gosta de colocar seus ovos em ninhos de formigas, com um odor que engana as pobrezinhas e as fazem cuidar de seus ovos como se fossem seus, garantindo a procriação de outras borboletas sem esforço próprio.

  • WOLBACHIA
Essa bactéria se aproveita de invertebrados e infesta os filhotes de seu hospedeiro. Como só as fêmeas interessam, os machos são mortos ou transformados no sexo oposto para garantir a perpetuidade da espécie.

  • HYMENOEPIMECIS ARGYRAPHAGA
Essa vespa é tão diabólica que após picar um certo tipo de aranhas, deposita seus ovos no ventre do aracnídeo controlando sua mente para a geração perfeita do filhote que no momento certo, irá consumir o corpo da pobre criatura, matando-a de dentro para fora e se aproveitando no ninho feito pelo hospedeiro para se desenvolver.

  • RICHOMONAS GALLINAE
Esse é um protozoário que ataca a boca e a garganta das aves. Essas lesões que também atacam o bico desses animais, causam desconforto e dor fazendo com que o bichinho morra de fome. Acredita-se que o Tiranossauro Rex Sue, exposto no Museu Field de Chicago, tenha morrido em decorrência desse parasita devido às marcas em sua mandíbula.

  • CÂNCER CANINO TRANSMITIDO SEXUALMENTE
Essas são células que vivem no corpo de espécies caninas e drenando energia para seu desenvolvimento. A infecção ocorre através de mordidas e lambidas e são transformadas em células cancerígenas no corpo do pobre hospedeiro.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Indicadores de que a pessoa está mentindo.

“Mente aquele que diz que não mente”, é assim que o perito em detectar mentiras e professor do Behavior Analysis Training Institute – instituto que treina a polícia americana para detecção de mentiras -, Wanderson Castilho, começa a entrevista ao Terra. Segundo ele, apesar do desprezo que todas as pessoas conservam pelos fatos que não condizem com a realidade, “quem nunca contou uma mentira?”.
Talvez mentir não seja tão incômodo quando ouvir uma inverdade; mais do que isso, em casos policiais saber a verdade é fundamental. Além do polígrafo – detector de mentiras que mede pressão arterial, batimentos cardíacos, temperatura do corpo e dilatação da pupila – Castilho diz que descobrir quando alguém está mentindo se baseia em analisar os sinais emitidos pelo corpo deste indivíduo, tarefa que uma pessoa comum é capaz de fazer, se souber no que deve prestar atenção.
“Quando conversamos, mantemos um padrão. Pode falar rápido, devagar, alto ou baixo, mas sempre em um padrão. Quando a pessoa começa a mentir, este padrão muda”, explicou. De acordo com o perito, o cérebro entra em um processo de criação. “Um exemplo é quando a namorada pergunta ao namorado: ‘você saiu ontem à noite?’ e ele, mesmo entendendo a pergunta, responde: ‘o que?’”. Esta pausa é o tempo que o cérebro encontrou para pensar em uma resposta.

Desviar o olhar, falar com muitas justificativas, mexer mãos e pés de forma frenética, mudar o tom de voz, entre outros sintomas, são indicativos de um mentiroso. O psiquiatra e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada, Jairo Mancilha, explica que o corpo sempre é mais fiel à verdade do que a fala. “A fala é criada pelo consciente, mas os sinais do corpo são provocados pelo inconsciente e a pessoa não consegue controlar”, disse ele.
“O cérebro não aceita a negação. É como: ‘não pense em vermelho’ e logo a pessoa pensa na cor vermelha. A mentira é uma negação à verdade que manifesta diversas alterações fisiológicas”, acrescentou o perito em identificar mentirosos. O psiquiatra Mancilha reforça que não existe regra, mas alguns sinais são um alerta de que o indivíduo está mentindo; confira 14 indícios abaixo.

Desviar o olhar - Quando a pessoa mente, geralmente, tem dificuldade em manter o contato ocular com naturalidade, de acordo com o psiquiatra e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada, Jairo Mancilha.
Olhar muito fixamente - Indivíduos que têm conhecimento de que o desvio do olhar é visto como sinal de mentira, podem fixar de forma exagerada os “olhos nos olhos” da outra pessoa. “Pessoas verdadeiras tentam transmitir a verdade, as mentirosas precisam convencer o outro a acreditar na história criada”, afirmou o perito em detectar mentiras e professor do Behavior Analysis Training Institute, Wanderson Castilho.
Piscar - “Mentirosos tendem a dar piscadas mais longa”, disse Castilho. Como efeito inconsciente, o cérebro em uma atitude de recusa ao que a pessoa está dizendo, provoca estas piscadas em que os olhos permanecem fechados por mais tempo do que o habitual, explicou o perito.
Voz - “O tom da voz perde a congruência, a voz não fica tão firme, pode ficar trêmula, cortada e sem fluidez”, disse Mancilha. De acordo com Castilho, o tom de voz também pode ficar baixo e a fala ser projetada para dentro.
Mãos - Quando o organismo entra em estado de alerta, por nervoso ou ansiedade, a temperatura periférica tende a cair. Por isso, quando uma pessoa está mentindo pode ficar com as mãos e pés gelados, segundo Mancilha. Além disso, mãos trêmulas e agitadas também são indicadores da mentira, adicionou Castilho.
Pele - O nervosismo causado pelo ato de mentir pode alterar a cor e aparência da pele. “A pessoa pode ficar mais vermelha ou mais pálida”, afirmou Mancilha. A sudorese repentina é outra característica da situação, segundo Castilho.
Fala - “Quem está mentindo dá mais rodeios, muitas justificativas, fala demais”, caracterizou Mancilha. Quando alguém, que não tem o costume de ser prolixo, começa a demorar demais para chegar ao objetivo da conversa, existe chance de a história ser uma grande mentira.
Pausas - “A conversa está fluindo, de repente, um assunto faz a pessoa que está falando iniciar uma série de pausas na fala”, exemplificou Castilho. De acordo com o perito, os intervalos podem indicar que o cérebro está criando as próximas informações.
Mãos nos bolsos - As mãos nos bolsos é um sinal de que a pessoa está escondendo algo, de que está fechada a dar ou receber informações, disse Castilho. As palmas das mãos abertas e viradas para a pessoa com quem se fala já indicam um sentimento muito mais tranquilo e confortável em relação ao assunto da conversa.
Olhar para o lado esquerdo - Para pessoas destras, o lado esquerdo é o da criação, portanto, quando uma pessoa é indagada e move os olhos para a esquerda, pode estar com a intenção de criar uma resposta, ou seja, uma mentira, explicou Castilho.
Olhar para o lado direito - Já olhar para o lado direito não é indício de mentira. De acordo com Castilho, o lado direito é o da memória, por isso, quando uma pessoa olha para a direita antes de falar, significa que está buscando informações na memória.
Saliva - Quando o corpo entra em alerta, por uma situação de estresse – que se aplica durante um relato mentiroso – o corpo para de produzir saliva e a pessoa começa a “engolir seco”, disse Castilho. Isso varia de acordo com o nervosismo e tensão do mentiroso durante a fala, mas é comum que a boca fique seca, segundo o perito.
Coceiras - Outro sintoma da mentira é a coceira. O cérebro recusa a história falada e provoca estímulos que podem levar a mão à boca, ouvidos e cabeça. “É como se o cérebro transmitisse ‘eu não quero falar isso’, então a mão vai à boca; ‘eu não quero ouvir isso’, a mão passa pela orelha; ou ‘eu não concordo com isso’, e a pessoa coça a cabeça”, explicou Castilho.
Face - De acordo com Castilho, a estratégia de análise da face é bastante usada para identificar mentirosos. Segundo ele, fala e feição devem estar congruentes, quando isso não ocorre, existe algo errado. “Uma pessoa que conta um evento como ‘muito legal’ não pode estar com uma face de desprezo ou tristeza. Se estiver, significa que o que ela está falando talvez não seja verdade”, explicou.

Contatos que fazem bem a saúde.

Manter o contato seja ele físico ou emocional faz bem a saúde, veja alguns deles:
  • Massagem

Massagens ajudam a relaxar. Os músculos massageados relaxam, a frequência cardíaca diminui, a pressão arterial elevada cai, e os níveis de cortisol, o hormônio do estresse praticamente caem. Recentemente, pesquisadores mediram a função imunológica em adultos saudáveis que receberam uma massagem de 45 minutos. Os massageados tinham mais glóbulos brancos, incluindo as células que “matam” invasores, e ajudam o corpo a combater vírus e bactérias, e menos tipos de citoquinas inflamatórias associadas a doenças autoimunes.
  • Abrace
Abraçando você inunda seu corpo com ocitocina, o “hormônio do amor”. Este hormônio faz com que as pessoas se sintam mais seguras e confiarem nos outros, além de reduzir os níveis de cortisol e o estresse. Mulheres que recebem mais abraços de seus parceiros têm níveis mais altos de ocitocina e pressão arterial e frequência cardíaca baixas. E nem precisa ser de um parceiro: um abraço de qualquer pessoa que você goste funciona.
  • Andar de mãos dadas
Pesquisadores descobriram que andar de mãos dadas com quem se ama é extremamente calmante. Foi o resultado de uma pesquisa onde administraram ressonância magnética funcional em 16 mulheres casadas. Eles “mentiram”, dizendo que elas poderiam sentir um leve choque. A ansiedade resultante fez com que a atividade cerebral das mulheres “enlouquecesse”, mas quando as mulheres deram as mãos a um dos pesquisadores, essa resposta de estresse diminuiu, e quando elas seguraram as mãos de seus maridos, realmente se acalmaram. Quando você está em um relacionamento feliz, apertar as mãos do parceiro reduz a atividade relacionada ao estresse em uma área do cérebro chamada hipotálamo, o que reduz os níveis de cortisol no sistema, assim como na parte do cérebro que registra a dor, realmente diminuindo-a.
  • Namore

Durante o ato de namorar que envolve total contato corporal, nós “exalamos” ocitocina e endorfinas, hormônios que nos fazem sentir bem, especialmente emocionalmente. As pessoas que têm relações sexuais uma ou duas vezes por semana têm 30% mais imunoglobulina A na saliva, que combate infecções.
  • Cuide de seu animal de estimação
Se você é proprietário de um animal de estimação, com certeza fica menos tenso quando o faz  um carinho. De fato, pesquisas mostram que a pressão arterial das pessoas cai quando eles cuidam de seus cães. Acariciá-los também melhora a função imunológica e alivia a dor, ou pelo menos a percepção da dor. Portanto, não resista quando seu cãozinho lhe rondar querendo atenção: no mínimo, vai fazer muito bem para você.

Fonte: CNN

Sites Inúteis Para Trolar 1ª Edição

Em plena segunda feira, você está de saco cheio e tentando animar seu dia???

Que tal “trollar” um colega de trabalho ou, quem sabe, até passar um tempo rindo à toa!?

Divirta-se!!!

Walama
Walama

Heeeeeeeey!!! Hooooooooo!!!


Bury Me With My Money


Koalas To The Max Dot Com


OMFGDOGS

VOCÊ SABENDO - A velhice começa aos 27 anos.

Cientistas afirmas que a velhice começa aos 27 anos, quando nossas capacidades mentais começam a definhar. O ponto mais alto de nossa habilidade mental é aos 22 anos, aí então ela se mantém estável por cinco anos até começar a decair.
Para o professor responsável pela pesquisa Timothy Salthouse, os resultados indicam que os tratamentos desenvolvidos para controlar o envelhecimento mental devem ser iniciados bem antes que “o normal”.
2 mil voluntários ajudaram com o estudo, entre homens e mulheres e durante sete anos. Os voluntários tinham entre 18 e 60 anos e deviam resolver quebra-cabeças, lembrar de histórias e de palavras e reconhecer padrões em números e em letras.
A pesquisa que aconteceu na Universidade de Virginia (EUA), mostrou que nove a cada doze testes indicavam que o ápice da capacidade mental fora alcançada aos 22 anos.
A primeira idade, o marco, em que os pontos começavam a baixar significativamente foi aos 27 anos.
Coincidência ou não, aos 27 anos muitos famosos morreram: Jimi Hendrix, Jim Morrison, Brian Jones, Janis Joplin e Kurt Cobain.

Fonte: Telegraph

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

EMPREGOS - Os erros mais bizarros cometidos nas entrevistas de emprego.

Atender o celular ou parecer desinteressado são, evidentemente, atitudes extremamente inconvenientes quando se deseja causar boa impressão numa entrevista de emprego. No entanto, uma pesquisa demonstrou que essas coisas são apenas pequenos detalhes, quando o assunto é entrevista para emprego.
Além dos comportamentos radicalmente errados (mas comuns) como enviar mensagens de texto durante a entrevista, vestir-se de maneira inadequada, mascar chicletes e falar mal de antigos chefes, a pesquisa listou alguns casos reais que chegam a ser bizarros, mas que aconteceram nesse tipo de situação. Veja só:
  • Um candidato levou um livro intitulado “Como Se Comportar Numa Entrevista De Emprego” junto com ele.
  • Outro candidato perguntou, “Que empresa é essa mesmo?”.
  • Durante uma entrevista por telefone, uma candidata pediu para o entrevistador esperar, enquanto ela atendia outra ligação. Quando voltou para a linha, ela disse que tinha marcado um encontro amoroso para o fim de semana.
  • Um candidato foi para a entrevista vestindo um uniforme de escoteiro e não explicou por quê.
  • Um candidato disse que pontualidade era um dos seus pontos fortes, mas tinha chegado 10 minutos atrasado para a entrevista
  • No caminho para a entrevista, um candidato ultrapassou um carro e mostrou o dedo do meio para o motorista, que, por coincidência, era uma das pessoas que iam entrevistá-lo;
  • Outro tirou os sapatos durante a entrevista;
  • Um candidato pediu um café ao entrevistador;
  • Quando um candidato não passou na entrevista, voltou e pichou o muro da empresa com palavrões;
  • Um candidato foi preso pela polícia durante a entrevista, porque uma checagem de antecedentes, feita pelos entrevistadores, mostrou que ele era um foragido da lei;
  • Uma candidata comentou que não tinha certeza se o trabalho valia “a gasolina para o carro”.
Parece absurdo que candidatos atendam o celular durante uma entrevista, ou usem bermudas, mas escutamos essas histórias fantásticas a toda hora“, diz Rosemary Haefner, vice-presidente de recursos humanos da Career Builder, responsável pelo estudo.
Orientações
Haefner comenta que ser diferente da massa (de uma maneira correta) é certamente um ponto positivo para as empresas. Ela afirma que uma boa entrevista é o resultado de uma combinação da personalidade do candidato, sua experiência profissional e as necessidades da empresa. São recomendadas as seguintes dicas:
  • Faça uma pesquisa sobre a empresa na Internet, antes da entrevista, veja as novidades que ela apresenta, estude a seção “sobre nós”, que contém informações sobre a companhia e a lista de produtos e serviços que ela oferece.
  • Mantenha uma apresentação discreta durante a entrevista, seja positivo e jamais fale mal de antigos empregadores.
  • Prepare exemplos e ideias: traga um resumo da sua vida, das situações em que você conseguiu se sair bem e vencer desafios. Exponha ideias que você pode usar no emprego desejado.

OBS: Essa pesquisa foi baseada em conversas com mais de 3 mil profissionais de recursos humanos (RH).

OLHA O ENEM AI GENTE - Dicas de português para você não pagar mico.

O Português é uma língua românica (latina, original de Roma) originada do galego-português falado no Reino da Galiza e no Norte de Portugal. É uma das línguas oficiais da União Europeia, do MERCOSUL, da União de Nações Sul-Americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. Com cerca de 272,9 milhões de falantes, o Português é a quinta língua mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no Hemisfério Sul do planeta.
Brasil e Portugal são os dois únicos países cuja língua principal é o Português. Entretanto, o idioma é também largamente utilizado como língua franca nas antigas colônias portuguesas de Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, todas na África. Além disso, falantes do Português são encontrados também em Macau, no Timor-Leste e em Goa.

O Português é conhecido como “a língua de Camões”, em homenagem ao poeta lusitano Luís Vaz de Camões (ilustração), autor do épico Os Lusíadas.




É também referida como “a última flor do Lácio”, expressão usada no soneto Língua Portuguesa, do poeta brasileiro Olavo Bilac (ilustração). Na ilustração que abre este artigo, veem-se as bandeiras dos 8 países nos quais o Português é falado.





Para ajudar você a não passar vergonha, aqui estão algumas dicas fáceis e rápidas, para falar e escrever corretamente o nosso belo (e difícil) idioma. Convém memorizar.

Nunca diga:
- Menas: (o correto é sempre “menos”, que não tem feminino).
- Iorgute: o certo é “iogurte”.
- Mortandela: o certo é “mortadela”.
- Mendingo: corrija para “mendigo”.
- Trabisseiro: o correto é “travesseiro”.
- Trezentas gramas: o substantivo “grama” é masculino. Portanto, diga “trezentos” gramas.
- Ele (ou ela) é “de maior” ou “de menor”: diga apenas “Ele (ou ela) é maior de idade” ou “menor de idade”.
- Cardaço: corrija para “cadarço”.
- Asterístico: o certo é “asterisco”.
- Estou “meia” cansada: o correto é “meio” cansada.
- Pode ser que “seje”: o certo é sempre “Pode ser que “seja”.

Não se usa a crase antes de palavras masculinas. Portanto:
- Vendas “a prazo”: e não “à prazo”
- Comida “a quilo”: e não “à quilo”.
- Andei “a cavalo”: e não “à cavalo”.
- Dei o dinheiro “a ele’: e não “à ele”.


O acento grave e as horas:
- Ele saiu “às” 10 horas
- Estarei no escritório das 8 “às” 12.
- O filme está programado para “as” 2 horas da tarde.
- A reunião será das 2 “às” 4 da tarde.
- Ela está aqui desde “as” 16 horas.
- Após “as” 8 horas, as portas serão fechadas.
- Ele ficará aqui até “as” 19 horas.
- A próxima reunião será “à” 1 hora da tarde.

Nunca diga:
- Vamos “se ver” amanhã? : o correto é Vamos “nos” ver amanhã? Da mesma forma, você não deve dizer: Eu “se” cuido, mas sim: Eu “me” cuido.

“Mas” e “Mais”:
- “Mas”: conjunção coordenativa adversativa. É o mesmo que “porém”.
- “Mais”: advérbio de intensidade. É o oposto de “menos”.
Exemplos: 1 – Esforcei-me bastante, “mas” não consegui o resultado necessário. 2 – Ela escolheu o sapato “mais” caro da loja.

“Onde” e “Aonde”:
- “Onde”: é usado com verbos que expressam ideia de estado ou permanência. Exemplos: “Onde” mesmo você mora? “Onde” seu marido trabalha?
- “Aonde”: é usado com verbos que expressam ideia de movimento. Exemplos: ”Aonde” você vai, com tanta pressa? “Aonde” ele quer chegar?


Quais são os plurais corretos?
- “Chapéus” ou “chapeis”?
- “Degrais” ou “degraus”?
- “Cidadãos” ou “cidadões”?
- “Limãos” ou “limões”?
RESPOSTAS: chapéus – degraus – cidadãos – limões.

O verbo colorir
- “Eu coloro”: está errado, o verbo colorir é defectivo, não possui a primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Verbos defectivos são os que possuem conjugação incompleta, ou seja, não se conjugam em todos os modos, tempos e pessoas. Exemplos: adequar, abolir, banir, doer, explodir, demolir etc.

A cedilha:
- “Cedilha”: é aquele “rabinho” que a gente coloca embaixo da letra “c”. ATENÇÃO: Não se usa cedilha antes da vogal “i” nem “e”.




“Comeram” e “comerão”:
- “Comeram” é passado: “As crianças comeram muito ontem.”
- “Comerão” é futuro; “Amanhã, elas comerão peixe.”

“Viagem” ou “Viajem”?
- “Viagem”: é substantivo: “Desejo que você faça uma boa viagem.”
- “Viajem”: é verbo. “Quero que vocês viajem em paz.”


“Mau” e “mal”:
- “Mau” é um adjetivo:Menino mau.” É o oposto de “bom”.
- “Mal” é um advérbio de modo ou substantivo, dependendo do caso: Ele cantou muito mal (advérbio). O bem sempre vence o mal (substantivo). É o oposto de “bem”.

“Sessão”, “seção” e “cessão”:
- Sessão: espaço de tempo durante o qual acontece uma reunião, realiza-se um trabalho ou dura um filme no cinema. Exemplo: O problema é que os horários das “sessões” sempre interferem com o meu horário de almoço.
- Seção: divisão, corte, parte de um todo, departamento, compartimento. Exemplos: A senhora deve dirigir-se à “seção” de trocas de mercadorias. Gosto de ler a “seção” de classificados do jornal.
- Cessão: ato de desistir, renunciar, abrir mão, conformar-se, ceder. Exemplo: Neste caso, é preciso haver a “cessão” dos direitos autorais.

Pleonasmo (tautologia ou redundância):
Pleonasmo é uma figura de linguagem. O pleonasmo é uma redundância (proposital ou não) numa expressão, enfatizando-a.



Pleonasmo literário
Também denominado “pleonasmo de reforço, estilístico ou semântico”. Trata-se do uso do pleonasmo como figura de linguagem, para enfatizar algo num texto. Grandes autores usam muito este recurso. Nos seus textos, os pleonasmos não são considerados vícios de linguagem, mas sim pleonasmos literários.

Exemplos:
“Morrerás morte vil na mão de um forte.”
(Gonçalves Dias)
“Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal”
(Fernando Pessoa)
“E rir meu riso”
(Vinícius de Moraes)

Pleonasmo vicioso
É a repetição inútil e desnecessária de um termo ou ideia na frase. O pleonasmo vicioso não é uma figura de linguagem, mas sim um vício de linguagem que deve ser evitado.

Alguns exemplos:

- “Surpresa inesperada”: Toda surpresa é inesperada. Se for esperada, deixa de ser surpresa.
- “Escolha opcional”: Se é uma escolha, é evidente que é opcional.
- “Planejar antecipadamente”: qualquer planejamento só pode ser feito antecipadamente. Planejar posteriormente é um disparate.
- “Possivelmente poderá ocorrer”: são duas expressões que passam a mesma ideia de incerteza. Portanto, é desnecessário.
- “Compareceu pessoalmente”: você consegue comparecer a algum evento sem ser pessoalmente? Claro que não. Portanto, é um pleonasmo vicioso.
- “Gritar bem alto”: ninguém consegue gritar sussurando, não é mesmo?
- “É uma propriedade característica”: se é uma propriedade, é evidente que é uma característica.
- “Na minha opinião pessoal”: poderia ser “na minha opinião de outra pessoa”? Logo…
- “Elo de ligação”: não existe elo que não seja de ligação.
- “Prefeitura municipal”: não existe prefeitura estadual nem federal. Toda prefeitura é municipal.
- “Acabamento final”: qualquer acabamento é final.

Para finalizar, um pequeno exercício. Identifique e corrija os erros nas palavras a seguir. Todas elas contêm erros. Não olhe logo as soluções que estão em seguida, primeiro tente acertar:
Bandeija – cabelereiro – calvice – carangueijo – cincoenta – compania – descarrilhar – desinteria – impecilho – infarte – meretíssimo – ovos estalados – previlégio – prazeirosamente – seríssimo – tiróide.

As formas corretas são:
Bandeja – cabeleireiro – calvície – caranguejo – cinquenta – companhia – descarrilar – disenteria – empecilho – infarto – meritíssimo – ovos estrelados – privilégio – prazerosamente – seriíssimo – tireoide.

VOCÊ SABENDO - A preferência do corpo magro é masculina e não feminina.

A Universidade de Granada, na Espanha, realizou um estudo e nele concluiu que na verdade são os homens que preferem um corpo feminino magro. Ao contrário do que pensávamos, eles acham os corpos mais ‘volumosos’ desagradáveis.
Foram realizados quatro experimentos com 671 estudantes universitários. Uma das responsáveis pela pesquisa, Blanca Ortega-Roldán Oliva, explica que corpos femininos de modelos profissionais com peso normal foram avaliados por homens e mulheres, embora despertassem sensações de falta de controle, por serem vistos como de difícil obtenção.
E doutro lado ficou evidente, aos pesquisadores, que as mulheres que estão insatisfeitas com o próprio corpo, pois são afetadas negativamente pela visão de modelos com corpo normal.
Certamente que este experimento foi realizado com mulheres espanholas,  o que não coincide com o ideal de beleza “super magra” que propõe a mídia, e que se considera atualmente referência estética e social que a indústria publicitária e da moda impõe este padrão de beleza feminina.

Fonte: Universidade de Granada.