sábado, 1 de fevereiro de 2014

Birits, a cerveja do Mussum.

Quem não se lembra do eterno trapalhão, o politicamente incorreto Mussum?
Antonio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, foi músico, ator e humorista. Integrou o grupo de samba “Os Sete Modernos”, que depois passou a se chamar “Os Originais do Samba”, mas ganhou o coração dos brasileiros ao entrar para o elenco de Os Trapalhões.
Em sua homenagem, seu filho Sandro Gomes, lançou no mês passado a cerveja Birits pela novíssima Bassaria Ampolis (produzida sob encomenda pela Cervejaria Dortmund), cervejaria que abriu com mais dois amigos Diogo Mello e Leonardo Costa.

Viena Lager

A Birits é uma Viena Lager, estilo europeu de Amber Lager. Os grãos passam por um processo um pouco diferente de maltagem, que foi desenvolvido em 1840 na Áustria, em Viena (por isso o nome).
O resultado é uma cerveja de corpo médio, um pouco menos intensa do que as Märzen. Muito bem balanceada, a presença elegante do malte se contrapõe ao amargo do lúpulo. Sua coloração vai do vermelho claro ao cobre, de carbonatação moderada e espuma persistente.
Mas agora, como diria o querido Mussum: “Para de frescuris! Eu quero é dar uma beiçadis!

Birits

birits-mucho-macho 
Belgian Golden Strong Ale
Cervejaria: Brassaria Ampolis
Origem: Rio de Janeiro
Teor alcoólico: 4,8%
Temperatura de serviço: 5-7ºC
Coloração: cobre avermelhado
Preço médio: R$22,00
Copos: lager, shaker, americano, tumbler


Avaliação

rank_cerveja_4
Aroma: 3,5
Sabor: 4
A Birits não é uma cerveja muito complexa. Se fosse, acredito até que fugiria da proposta pois o próprio Mussum era uma pessoa simples e sua cerveja favorita certamente era “a que estivesse gelada”. Mesmo assim, a Birits tem um suave floral em seu aroma, corpo médio e sabor levemente sofisticado graças ao Malte Viena. De coloração acobreada, possui uma espuma persistente e branca. O aftertaste é seco e amargo, o que agradou bastante o meu paladar.
E para aqueles que sentem saudades do grande Mussum, um brinde com a Birits, uma bela homenagem a este eterno Trapalhão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite usar palavras obcenas, obigado