quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PIADA!!

O mineiro ganhou um SMARTPHONE num sorteio.
Perguntado sobre o que faria com o prêmio ele respondeu:

- O fone vai ficar pra mim e o smart vou dar pra minha muié passar naszunha!!!

Frases criadas...

1 em cada 4 pessoas tem alguma deficiência mental. Fique de olho em três dos seus amigos. Se eles parecerem normais, o retardado é você! 

Quem sabe, sabe. Quem não sabe é chefe!  

Coma merda! Um milhão de moscas não podem estar erradas. 

Eu acredito que todos nós deveríamos pagar nossos impostos sorrindo. Eu tentei, mas eles queriam em dinheiro. 

O álcool não é a resposta, ele apenas faz você esquecer a pergunta. 

- Mãe, me disseram na escola que eu sou muito distraído. - Menino, presta atenção, eu não sou sua mãe. Sua casa é a do lado! 

Eu digo não para a bebida, mas ela não me escuta! 

Tamanho não é documento e dinheiro não traz felicidade. 
Autor: Um pobre com pinto pequeno. 

Se for bebê não dirija! Espere até completar 18 anos. 

       

Quantas Palavras os Cachorros Entendem?

Quando as crianças aprendem a linguagem, elas começam associando sons a objetos ou a idéias. Por exemplo, se uma criança ouve a palavra “garrafa” toda vez que lhe dão uma garrafa, ela vai acabar aprendendo a conectar o som da palavra ao objeto. Dessa forma, as crianças entendem as palavras antes de aprender a expressá-las. Alguém poderia dizer que o mesmo acontece com os cães. Os cães só não chegam ao próximo passo: falar. Porém, comparar ou não a “compreensão” que um cão tem de uma palavra à compreensão de uma criança é outra história. A maneira como o bebê aprende a palavra “garrafa” é semelhante, em alguns aspectos, à forma de um cão aprender as palavras. Quando uma criança aprende uma palavra como “lápis” ela associa a palavra ao conceito de um instrumento de escrita em uma variedade de maneiras (chegando a cometer o engano de chamar uma caneta de “lápis” depois de ver alguém usando uma para escrever). Por outro lado, os cães provavelmente aprendem a palavra “caneta” como um som que desencadeia uma resposta: “traga-me a caneta e eu te darei um petisco”, por exemplo.
Como os cães muito provavelmente não compreendem conceitos abstratos, eles não podem entender as palavras que se referem a tais conceitos. Por exemplo, humanos entendem idéias como “amor”, “ódio”, “crenças” e “descuido”.
Essas idéias não são necessariamente relacionadas a um objeto ou a uma ação específica. Idéias que se referem a coisas específicas são chamadas de conceitos concretos. Então, quando dizemos aos cães que os amamos, isso provavelmente não signifique tanto para eles quanto a palavra “petisco”. Algumas pessoas podem dizer que até encontrarmos uma maneira de interpretar a mente de um cão, não poderemos dizer em definitivo se os cães entendem ou não conceitos abstratos. Até onde sabemos, os cães só compreendem palavras que se referem a coisas concretas.
Podemos dizer que os cães entendem a linguagem? Isso depende da definição de linguagem, que é discutível. Se a linguagem indica o processo de comunicar um estímulo particular (uma palavra) para produzir uma determinada reação, então os cães definitivamente compreendem a linguagem. Porém, para muitos lingüistas – pessoas que estudam a linguagem – a definição apropriada de linguagem deve ser aprofundada.
Alguns lingüistas acreditam que a linguagem precisa de sentenças com sintaxe. A sintaxe se refere à forma com que as palavras se relacionam entre si em uma frase, baseadas em um sistema de regras estruturadas, como a ordem das palavras. Por exemplo, para falantes de inglês, a frase “o cão morde o homem” significa algo diferente de “o homem morde o cão”, apesar de ambas as frases possuírem as mesmas palavras. Seguindo essa definição mais rígida de linguagem, os cães não compreendem linguagem porque não há motivos para acreditar que eles compreendam as frases dessa forma.
Mesmo os bebês podem diferenciar as partes do discurso, como verbos e substantivos, o que um cão provavelmente não consegue. Alguém pode dizer que, se os cães não podem usar a sintaxe como as crianças, então eles não podem realmente entender uma palavra porque eles não entendem como ela se relaciona a outras palavras.
Mas se os cães realmente não podem compreender a linguagem como os humanos, por que eles parecem nos entender tão profundamente? Certos estudos mostram que os cachorros reconhecem os gestos humanos como pistas melhor que outros animais, como os macacos de grande porte. Assim, quando os cães parecem compreender nossas palavras, eles na verdade devem apenas estar lendo a nossa linguagem corporal ou nosso tom de voz.
Fonte: UOL

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Fotos engraçadas.....

Alguem avisa ao Chay que o microfone está ao contrário!!

Alguem avisa ao Chay que o microfone está ao contrário!!

O amor cego

O amor cego


Anti-Roubo

Anti-Roubo



Inveja

Inveja




Pense bem

Pense bem

Ventinho Amigo

Ventinho Amigo

















Acordar um Sonâmbulo Pode Matá-lo?

Os sonâmbulos fazem as coisas mais estranhas. Há histórias daqueles que saem de casa só com a roupa de baixo, ou que se levantam para cozinhar e depois voltam para a cama sem nem mesmo provar a comida.
Um aviso sério muitas vezes acompanha esses relatos: acordar um sonâmbulo pode matá-lo! No entanto, as chances de se matar alguém com esse problema com o choque do despertar repentino são tão grandes quanto a de alguém morrer ao sonhar com a morte.
Embora seja verdade que acordar um sonâmbulo, especialmente à força, pode estressá-lo, pensar que alguém poderia morrer por causa de um choque como esse é uma crença totalmente falsa, diz Michael Salemi do Centro Califórnia para Distúrbios do Sono.
“Você pode assustar um sonâmbulo, e ele pode ficar muito desorientado e ter reações violentas ou confusas, mas nunca ouvi falar de nenhum caso documentado de alguém que tenha morrido ao ser despertado”. O perigo do sonambulismo está mais ligado àquilo que o sonâmbulo pode encontrar ao sair por aí em seus devaneios noturnos.
O sonambulismo faz parte de uma categoria maior de distúrbios relacionados ao sono, conhecidos como parassonias, incluindo terrores noturnos, distúrbio de comportamento do sono paradoxal, síndrome das pernas inquietas e sonambulismo.
Para a maioria das pessoas, o sonambulismo consiste de atividades corriqueiras como sentar-se na cama, andar a passos lentos pela casa e vestir-se ou tirar a roupa. Uma minoria manifesta comportamentos mais complexos, como preparar refeições, fazer sexo, pular janelas e dirigir – enquanto na verdade ainda estão dormindo. Esses episódios podem durar alguns segundos ou se estender por 30 minutos ou até mais.
“O sonâmbulo está meio dormindo e meio acordado”, afirma Carlos Schenck da University of Minnesota, “O cérebro produz ondas delta e teta, o que demonstra realmente que a pessoa está em um estado de atividade noturna”.
Normalmente o sonambulismo ocorre durante o terceiro e o quarto estágio do sono não-REM, os estágios mais profundos, caracterizados por um sono de ondas baixas, ou delta, e pouco sonhos ou nenhum.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Gafanhoto gigante é o maior inseto do mundo

O Wetapunga é um tipo de gafanhoto, pode crescer até 10 centímetros de comprimento e obter uma largura de 20 centímetros entre uma perna e outra. É atualmente o maior e mais pesado inseto vivo no mundo.

Este inseto esteve presente em toda Oceania e acabou sendo exterminado com a chegada de ratos vindos acidentalmente nos navios da época. O estranho bichinho da foto abaixo vive em uma das pequenas ilhas da nova Zelândia e pode assustar alguns turistas.
A criatura é noturna e conhecida como Wetapunga ou "deus das coisas feias" e pesa o mesmo que um pequeno pássaro. O pesquisador Dr. Thomas Buckley diz que o inseto da foto é uma fêmea de tamanho médio e que embora a espécie esteja ameaçada, eles são encontrados com facilidade na ilha. O maior gafanhoto já registrado pesava 71 gramas, peso superior ao de um pardal médio.


Fonte: Thesun

Perguntas Frequentes sobre Exercícios Físicos

Suar emagrece?
 
O suor é liberado na tentativa do organismo em diminuir a temperatura interna do corpo.
Este mecanismo de termoregulação é individual, com maior ou menor perda de água e eletrólitos variando de pessoa para pessoa. Se você sua mais ou menos do que um amigo(a), isso não quer dizer que este seu “mecanismo” termo-regulador seja melhor ou pior do que o dele(a). O principal fator de emagrecimento é o desequilíbrio calórico “gasto” maior que “ingestão”.

Pode-se beber água durante o exercício?

A água que você perde durante o exercício tem de ser reposta depois ou até mesmo durante o esforço. Se esta água não for reposta, você pode ficar desidratado, podendo ocorrer conseqüências desagradáveis e perda de desempenho. Vale ainda lembrar que a água não tem caloria.

Quando a gente para com a musculação “cai tudo”?

Você perde seu condicionamento quase tão rápido quanto você o adquire. A musculação, por ser altamente individualizada, atinge os seus objetivos mais rapidamente do que outras atividades, mas por um outro lado você a perde mais rápido também… Se você pára o seu programa de exercícios, seja ele qual for, haverá uma regressão natural do seu condicionamento. Portanto, esta diminuição de condicionamento acontece em TODAS as atividades, mas na musculação você a percebe melhor por ser mais rápida. A recíproca também é verdadeira: nas atividades e programas de exercícios em que você adquire seu condicionamento um mais devagar, você o perde um pouco mais devagar também. Logo, o ideal é você adquirir o seu condicionamento aos poucos para perde-lo mais lentamente. Procure, dentro dos seus objetivos, variar os tipos de aula que você faz e torne a atividade física um hábito, assim como você troca de roupa ou toma banho.

Abdominal” faz perder “barriga”?

Os exercícios de flexão abdominal ajudam, pois eles vão fortalecer a musculatura, mas é interessante você juntar as “abdominais” um exercício aeróbio, com pelo menos 30min e um melhor hábito alimentar. O exercício aeróbio você vai perder calorias e gorduras, esta diminuição de gordura ira ajuda-lo a “definir” a musculatura. E um bom hábito alimentar ira ajuda-lo a evitar uma dilatação maior do abdome, ou mesmo ajuda-lo a diminuir o volume. O ideal é fazer as 3 dicas de uma vez…

O adolescente pode fazer musculação?

Desde que orientado por um bom profissional, não haverá nenhuma problema pois o adolescente realizará exercícios adequados para a sua faixa etária, condicionamento, objetivo, sexo, etc. Porém, competição e cargas máximas são preconizadas somente apartir dos 16 anos. Lesões graves são raras (tanto no adolescente quanto no adulto) e ocorrem no treinamento sem orientação adequada.

A musculação aumenta as varizes?

Causadas, na maioria esmagadora dos casos, pela herança genética, as varizes são formadas a partir da perda de elasticidade das veias dos membros inferiores, dificultando o sangue retornar para o tronco, e mais especificamente, para o coração. Portanto, é recomendado, a realização de exercícios aeróbios para melhorar a circulação sangüínea, e assim, tentar evitar o aumento do número e tamanho das veias varicosas. Este trabalho pode ser realizado na musculação, com um exercício adequado na bicicleta ergométrica. É TOTALMENTE desaconselhável o trabalho de hipertrofia muscular (FORÇA), seja ele realizado na musculação, ginástica, ou com qualquer outro tipo de atividade.

Qual a diferença entre aminoácidos e esteróides anabolizantes?

Os aminoácidos irão formar as proteínas que são importantíssimos na “reconstrução muscular” após os exercícios. Apesar dos seus controversos e duvidosos benefícios, os aminoácidos não podem ser tomados indiscriminadamente, pois podem, entre outros efeitos, causar problemas renais. Por sua vez, os esteróides são hormônios masculinos, que entre seus inúmeros malefícios podem causar atrofia dos testículos, aumento do número de pêlos, câncer no fígado, câncer nos rins, engrossamento da voz, perda da quantidade e qualidade dos espermatozóides, aumento do tamanho do clítoris, etc. Os esteróides por apresentar um numero muito maior de malefícios, só devem ser prescritos por médicos, sendo primordial um controle a risca, pois o corpo humano funciona a base de quantidades ínfimas de hormônios. Já o aminoácido, apesar de algum malefício se ingerido em excesso, pode ser visto como um complemento alimentar, por isso é aconselhável que sua ingestão seja controlada por um nutricionista.

Correr emagrece mais que a bicicleta?

A princípio sim, mas o gasto calórico tambem depende da sua freqüência cardíaca, do tempo de exercício, da velocidade e da carga utilizada.

A musculação é chata?

A musculação com suas repetições e séries sem tempo definido para troca, realmente pode se tornar monótona. Cabe ao aluno, e ao Professor ajuda-lo, se conscientizar de que a musculação é um meio de se atingir algum objetivo. Uma troca de programa, de 8 a 10 semanas, também ajuda.

O alongamento atrapalha no desenvolvimento muscular?

O alongamento serve para melhorar a amplitude/mobilidade articular, relaxar e alongar os músculos, tornando assim, os movimentos mais amplos e eficientes. As duas valências físicas envolvidas, força e flexibilidade, podem perfeitamente ser desenvolvidas no mesmo indivíduo, sem que uma atrapalhe a outra, observe os atletas de ginástica aeróbia e artística.

É preciso aquecer antes de começar a série?

Há um grande aumento dos seus batimentos cardíacos quando você sai da “inércia” para a atividade física. O aquecimento serve, e é quase indispensável, para “avisar” o seu corpo que você vai sair dessa “inércia” e vai começar a fazer uma atividade física mais intensa. Assim diminui-se a probabilidade de contusões. Este aquecimento pode ser com a bicicleta ou com a corrida e uns 3 a 5min já são suficiente. Você ainda pode aquecer no próprio aparelho, executando a primeira série com pouco peso e umas 20 repeticoes. Por outro lado, existe também o “volta a calma”, que é um tipo de aquecimento “ao contrário”, isto é, serve para reduzir os seus batimentos cardíacos mais devagar. O alongamento também é um tipo de “volta calma”.

Todas as séries são iguais? Posso fazer a do meu colega?

As séries são individualizadas e, por mais que possam parecer, são diferentes no número de repetições e/ou na quilagem utilizada. Possuem ainda uma seqüência lógica, que deve ser seguida pelo aluno. Por que fazer a do seu colega se você tem um programa feito especialmente para você?

Posso acrescentar exercícios a minha série?

Como um determinado exercício pode ser prejudicial ao seu caso específico, situação esta que um leigo pode não identificar, SOMENTE o seu professor pode acrescentar exercícios a sua série. Por um outro lado, um exercício que pode estar ajudando o aluno a melhorar de um determinado problema, pode ser retirado da série sem que o aluno perceba a importância dele. Portanto, para qualquer tipo de mudança, consulte seu Professor.

Em quanto tempo devo trocar meu programa de exercicios?

Se você é daqueles alunos que não faltam e se exercitam pelo menos 3 vezes por semana, faça uma reavaliação da seu programa a cada 8 ou 10 semanas.

Se minha série é para emagrecer, por que estou ganhando peso?

Pelo fato, que você pode estar diminuindo seu percentual de gordura e aumentando o seu peso magro (músculos). Como os músculos são mais densos que a gordura, para um mesmo volume corporal, você poderá ter peso maior. Uma segunda hipótese é que você, sentindo mais fome, aumentou sua ingestão calórica, aumentando assim seu peso (em gordura e/ou músculos). Daí a importância do acompanhamento do nutricionista para quem tem um objetivo mais específico de ganhar ou perder peso.

Os olhos são como gravadores de imagens

Todo mundo já percebeu que ao olhar por alguns segundos para uma lâmpada acesa, ficamos com a ‘luz’ gravada nos olhos quando olhamos para outras coisas não é?
Nossos olhos são como câmeras e captam todas as imagens através de células que enviam a informação ao nosso cérebro.

Por isso que quando ficamos muito tempo olhando fixamente para uma cor ou luz, deixamos essas células embaçadas e consequentemente nossos olhos tendem a enxergar a cor oposta. Essa ‘ilusão de ótica’ é mais fácil de ser percebida quando olhamos uma imagem em negativo. Depois de algum tempo observando algo com as cores invertidas, automaticamente nossos olhos farão a conversão e enxergaremos com as cores corretas.
Veja nas imagens abaixo e faça o teste: olhe por 15 segundos no ponto vermelho e depois olhe para uma parede branca.
Gisele Bündchen

Bandeira do Brasil








Curiosidades no Você Sabia


Mostrar detalhes
Anúncios – Qual o motivo destes anúncios?
Notebook Dell™ com HD500
Inspiron 14R c/ 4GB e Intel® Core™ Por 10x s/Juros de R$ 169,90. Veja!
TV 40" LED - 3D - Full HD
12X de R$91,66 ou R$1044,91 a Vista A Loja Mais Barata do Brasil
Venda de Usados Online
Compre e Venda Produtos Online. Encontre Compradores na sua Região!
Comprar ou Adotar Cavalos
Compre ou adote um cavalo, égua ou outros animais na OLX!
Atualização Windows 8 PRO
Baixe Aqui Por Apenas R$69,00 Preço especial por tempo Limitado.
Camisetas de Musculação
Compre Já Camisetas de Musculação com Ótimos Preços em 3X Sem Juros!
Estrado Plastico em PEAD
Dentro das normas da Anvisa. Os melhores preços do mercado!
TV 43" Samsung R$1.299
Corra. O Menor Preço Está no Zoom! Garanta Já sua TV Nova. Aproveita

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O Primeiro Vírus de Computador

O primeiro vírus que atacou uma máquina IBM Série 360 (e reconhecido como tal), foi chamado Creeper, criado em 1972 por Robert Thomas Morris. Este programa emitia periodicamente na tela a mensagem: “I’m a creeper… catch me if you can!” (Sou uma trepadeira, agarrem-me se puderem). Para eliminar este problema foi criado o primeiro programa antivirus denominado Reaper. No entanto, o termo vírus não seria adotado até 1984, mas estes já existiam bem dantes. O início de tudo deu-se nos laboratórios da Bell Computers. Quatro programadores (H. Douglas Mellory, Robert Morris, Victor Vysottsky e Ken Thompson) desenvolveram um jogo chamado Core Wars, que consistia em ocupar toda a memória RAM da equipe contrária no menor tempo possível.
Após 1984, os vírus tiveram uma grande expansão, desde os que atacam os setores de boot dos disquetes até os que se anexam num e-mail.
  • 1986 – O começo da grande epidemia
Nesse ano foram difundidos os vírus Brain, Bouncing Ball e Maconha e que foram as primeiras espécies representativas de difusão em massa. Estas 3 espécies virais tão só infectavam o setor de boot dos disquetes. Posteriormente apareceram os vírus que infectavam os arquivos com extensão EXE e COM.
  • Casino 1991 – Um símbolo da história dos vírus
Um dos vírus mais referentes da história. O vírus ativava-se nos dias 15 de janeiro, 15 de abril e 15 de agosto, mostrando a seguinte mensagem na tela:
O vírus apagava a FAT, estrutura básica de qualquer disco DOS que permite encontrar os dados. No entanto, segundo indicava na mensagem, tinha guardado uma cópia de segurança na memória que o usuário podia recuperar se ganhasse a partida. E então iniciava um joguinho do tipo “Slot Machine”. Se conseguíssemos tirar três “L”, podíamos respirar tranqüilos. O vírus restaurava os dados e despedia-se com a seguinte mensagem:
Bastard! you’re lucky this time, but for your own sake, switch off your computer now and dont turn it on until tomorrow!
[Bastardo! Você teve sorte desta vez, mas para seu próprio bem, desligue seu computador e não volte a ligá-lo até amanhã!]
E se não conseguíssemos os três “L”… bem… digamos que essa era a última partida que jogávamos naquele computador.
Fonte: tecnoonlinee.blogspot.com

sábado, 26 de janeiro de 2013

A História do Afro-Americano Barack Obama

Barack Hussein Obama II (Honolulu, 4 de agosto de 1961) é um político dos Estados Unidos da América, foi eleito como 44º presidente de seu país, pelo Partido Democrata. Sua candidatura foi formalizada pela Convenção do Partido Democrata em 28 de agosto de 2008. É também senador pelo estado de Illinois. Obama é o primeiro afro-americano a ser nomeado candidato a presidente por um dos principais partidos políticos americanos. É também o único senador afro-americano na atual legislatura. Graduou-se em Ciências Políticas pela Universidade Columbia em Nova Iorque, para depois cursar Direito na Universidade de Harvard, graduando-se em 1991. Foi o primeiro afro-americano a ser presidente da Harvard Law Review.
Obama atuou como líder comunitário e como advogado na defesa de direitos civis até que, em 1996, foi eleito ao Senado de Illinois (Orgão integrante da Assembléia Geral de Illinois, que constitui o poder legislativo local), mandato para o qual foi reeleito em 2000.
Entre 1992 e 2004, ensinou direito constitucional na escola de direito da Universidade de Chicago.
Tendo tentado, em 2000, eleger-se, sem sucesso, ao Congresso Americano, anunciou, em janeiro de 2003, sua candidatura ao Senado dos Estados Unidos. Após vitória na eleições primárias, foi escolhido como orador de honra para a Convênção Nacional do Partido Democrata em julho de 2004. Em novembro, foi eleito Senador dos Estados Unidos pelo estado de Illinois com 70% dos votos. Em 4 de janeiro de 2005 assumiu o atual mandato, o qual tem duração até 2011.
Como membro da minoria democrata no período entre 2005 e 2007, ajudou a criar leis para controlar o uso de armas de fogo e para promover maior controle público sobre o uso de recursos federais. Neste período, fez viagens oficiais para o leste europeu, o oriente médio e África. Na atual legislatura, contribuiu para a adoção de leis que tratam de fraude eleitoral, da atuação de lobistas, mudança climática, terrorismo nuclear e assitência para militares americanos após o período de serviço.

Infância, formação e início da carreira

Barack Hussein Obama II nasceu em 4 de agosto de 1961 em Honolulu, no estado americano do Havaí, filho de Barack Obama, Sr., um economista queniano, nascido em Nyang’oma Kogelo, distrito de Siaya, Quénia e de Ann Dunham, antropóloga americana, nascida em Wichita, no estado do Kansas, EUA. Seus pais conheceram-se enquanto frequentavam a Universidade do Havaí em Manoa, onde seu pai era um estudante estrangeiro.
Eles separam-se quando Obama tinha dois anos de idade, divorciando-se em seguida.Seu pai retornou ao Quênia, encontrando-se com o filho apenas mais uma vez antes de falecer em um acidente de automóvel em 1982, quando seu filho Obama tinha 21 anos.
Após o seu divórcio, Ann Duham casou-se com o indonésio Lolo Soetoro. A família mudou-se para o país natal de Soetoro em 1967, tendo Obama frequentado escolas em Jakarta até os dez anos de idade. Ele então retornou para Honolulu para morar com seus avós maternos. Em Honolulu, frequentou a escola Punahou, desde a quinta série do ensino elementar americano, em 1971, até a graduação no ensino secundário, em 1979, com 18 anos.
A mãe de Obama retornou ao Havaí em 1972, quando o filho tinha 11 anos, lá permanencendo por muitos anos. Voltou à indonésia por alguns períodos para o desenvolvimento de trabalho de campo. Ela defendeu tese de doutoramento em antropologia pela Universidade do Havaí em 1992. Faleceu de cêncer nos ovários em 1995, quando Obama tinha 24 anos.
Já adulto, Obama admitiu ter usado cocaína, maconha e álcool durante o ensino secundário, tendo classificado, em evento na atual campanha eleitoral como seu maior erro do ponto de vista moral.
Após concluir o ensino secundário, com 18 anos, Barack Obama mudou-se para Los Angeles, onde estudou no Occidental College por dois anos. Ele então transferiu-se para a Universidade de Columbia, em Nova Iorque, onde graduou-se em ciência política com especialização em relações internacionais.Obama obteve o título de bacharel de artes em 1983, com 22 anos, quando foi trabalhar por um ano na empresa Business International Corporation, hoje parte do grupo que publica a revista The Economist e em seguida para a organização sem fins lucrativos New York Public Interest Research Group.
Após quatro anos na cidade de Nova Iorque, Obama mudou-se para Chicago com 24 anos, para trabalhar como agente comunitário entre junho de 1985 a maio de 1988 como diretor da Developing Communities Project (DCP), uma associação comunitária religiosa originalmente composta por oito paróquias católicas, na região da grande Roseland (Roseland, West Pullman, e Riverdale) ao sul de Chicago. Nos seus três anos como diretor da DCP, sua equipe passou de 1 para 13 pessoas e seu orçamento anual cresceu de 70 mil dólares para 400 mil dólares, tendo conseguido, entre outros resultados, auxiliar :
  • a criação de um programa de educação para o trabalho,
  • a criação de um programa de mentoria para a preparação para o estudo universitário, e
  • o estabelecimento de uma organização de defesa dos direitos de inquilinos na região de Altgeld Gardens, em Chicago.
Obama também trabalhou como um consultor e instrutor para a fundação Gamaliel, um instituto que dá consultoria e treinamento para associações comunitárias. Em meados de 1988, com 27 anos, ele viajou pela primeira vez para a Europa, onde permaneceu por três semanas, indo em seguida ao Quênia, onde permaneceu por cinco semanas, lá encontrando-se pela primeira vez com alguns de seus parentes.
Obama ingressou na escola de direito de Harvard no final do mesmo ano de 1988. Ao final do seu primeiro ano na escola, foi escolhido como editor da revista Harvard Law Review, em função das suas notas e de uma competição de redação. Em seu segundo ano na escola, foi escolhido presidente da revista, uma posição voluntária de tempo-integral, assumindo as responsabilidades de editor-chefe e supervisionando a equipe de 80 editores. A eleição de Obama como primeiro presidente afro-americano da revista teve ampla cobertura jornalística, sendo objeto de longas reportagem sobre ele. Ele obteve o título de doutor em direito por Harvard em 1991, com 30 anos, graduando-se com louvor. Retornou então para Chicago onde já havia trabalhado, inclusive nos períodos de férias de verão de 1989 e 1990, para os escritórios de direito Sidley & Austin e Hopkins & Sutter, respectivamente.
Em 1992, casa-se com Michelle Obama.
A publicidade associada à sua eleição como primeiro afro-americano presidente da Harvard Law Review resultou em um contrato e adiantamento para que ele escrevesse um livro sobre questões relacionadas à raça. Em um esforço para contratar Obama para o seu corpo docente, a escola de direito da Universidade de Chicago ofereceu a ele uma posição em pesquisa e um escritório onde poderia trabalhar no seu livro.
Ele planejara terminar o livro em um ano, no entanto a tarefa consumiu muito mais tempo à medida que evoluiu para uma livro de memórias. A fim de trabalhar sem interrupções, Obama e sua esposa, viajaram para Bali, onde passou meses escrevendo. O manuscrito foi finalmente publicado como Dreams from My Father em meados de 1995, quando Obama estava com 34 anos.
Obama dirigiu a iniciativa Project Vote em Illinois entre abril e outubro de 1992. O projeto, voltado para o registro de eleitores, contava com 10 funcionários e 700 voluntários. Ele atingiu seu objetivo de registrar 150 mil dos 400 mil afro-americanos não registrados do Estado, motivando a revista Crain’s Chicago Business a incluir, em 1993, Obama na sua lista de líderes promissores com menos de 40 anos.
Obama ensinou direito constitucional na escola de direito da Universidade de Chicago por doze anos.
Em 1993, Obama juntou-se à firma Davis, Miner, Barnhill & Galland, um escritório de direito composto por 12 advogados especializado em casos de direitos individuais e desenvolvimento econômico de vizinhanças, atuando como advogado associado por três anos, entre 1993 e 1996. Entre 1996 a 2004 possuiu o título de Counsel, posição de maior independência, não tendo porém atuado entre 2002 e 2004.
em 1992, Obama foi membro fundador da mesa diretora da organização sem fins lucrativos Public Allies, renunciando ao cargo antes de sua esposa tornar-se a primeira diretora executiva da Public Allies, Chicago, no início de 1993. Entre 1993 e 2002, foi membro da mesa diretora da fundação filantrópica Woods Fund of Chicago, que, em 1985, foi a primeira fundação a financiar o trabalho de Obama no DCP. Participou da mesa diretora da fundação Joyce entre 1994 e 2002. Entre 1995 e 2002 atuou na mesa diretora do Chicago Annenberg Challenge, tendo sido fundador e presidente. Participou também da mesa diretora das seguintes organizações: Chicago Lawyers’ Committee for Civil Rights Under Law, Center for Neighborhood Technology, e Lugenia Burns Hope Center.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A cor e o seu humor

Já está mais do que provado que a cor dos ambientes nos afeta diretamente influenciando nosso humor (para bom ou para mal…). Testes realizados nos EUA concluíram que algumas cores, por exemplo, auxiliam na memória e na criatividade, como é o caso do vermelho e do azul respectivamente.
Aliás, os americanos levam isso tão a sério que celas de algumas penitenciárias são pintadas de rosa por ser uma cor que acalma o indivíduo.

No estudo das cores, o amarelo é uma das cores calmante. Suas tonalidades lembram o sol e por isso o otimismo está relacionado ao ambiente onde há predominância desses tons.
O branco simboliza paz, limpeza e organização. Porém, ambientes predominantemente brancos tendem a ser monótonos e entediantes.
Já o azul representa harmonia e tranquilidade. Essa é outra cor com efeitos relaxantes e calmantes e por isso, muitas vezes apreciadas em hospitais e centros cirúrgicos quando empregadas em tons claros da cor.

Geralmente relacionado à natureza o verde representa saúde em abundância e fica muito bem quando usados em ambientes de convivência como salas e quartos.
Com certeza as cores mais energéticas são o vermelho e o laranja. O Vermelho é indicado para escritórios, pois aumentam a capacidade de foco e memória das pessoas. São cores vibrantes como o laranja ficam excelentes em áreas de lazer e cozinhas, pois trazem sensação de energia imediata ao usuário da casa.
Já o roxo que é a cor ligada à sabedoria nos remete a espiritualidade. Utilizado em tons suaves são gostosos até no quarto de dormir.
O preto é uma cor (ou ausência dela) que sempre fica elegante e nos traz a sensação de glamour quando usado com moderação. Combina bem com brancos e marrons tornando o ambiente requintado passando a sensação de requinte.
E você? Já sabe qual a cor que mais te agrada dentro de casa?

Como Surgiram as Bicicletas?

Primeiros Passos O primeiro passo no processo de evolução da bicicleta ocorreu em 1816. Nesse ano, o barão alemão Karl Friederich von Drais adaptou uma direção ao Celerífero. Junto com o primeiro guidão, apareceu a “Draisiana”, bicicleta que von Drais usou para percorrer o trajeto entre Beaun e Dijon, na França, à velocidade média de 15 km/h, o primeiro “recorde ciclístico”. Os modelos de Drais se caracterizavam por uma série de acessórios.
Mas foi em 1820 que deu-se o grande passo da história ciclística: o escocês Kikpatrick McMillan adapta ao eixo traseiro duas bielas, ligadas por barras de ferro. Estas duas barras tinham a função de um pistão, eram acionadas pelos pés, o que provoca a avanço da roda traseira. O primeiro pedal, no entanto, surgiu em 1855, inventado pelo francês Ernest Michaux, que o instalou num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira; os pedais eram ligados à roda dianteira e o invento ficou conhecido como “Velocípede”.

Progresso

Com o crescimento do número de entusiastas, as autoridades, de Paris principalmente, por volta de 1862, são obrigadas a criar caminhos especiais para os velocípedes nos parques, para que se não se misturassem com charretes e carroças. Surgiram, assim, as primeiras ciclovias, no mesmo ano em que é divulgada a primeira estatística: Ernest Michaux consegue fabricar 142 unidades em 12 meses.

História

Estas são as principais datas da história da bicicleta:
1790 – O conde francês Mede de Sivrac idealiza o celerífero, derivado das palavras latinas celer (rápido) e fero (transporte).
1816 – O barão alemão Karl Friedrick Christian Ludwing van Sauerbroun Drais, nascido em Baden, instala o guidão no “celerífero” e cria a “draisiana”.
1818 – A 5 de abril, o barão Drais apresenta seu invento no Parque de Luxemburgo, em Paris, e meses mais tarde faz o trajeto Beaum-Dijon na velocidade média de 15 km/h.
1820 Draisiana Infantil (primeira infantil do Mundo)
1840 – O escocês Kirkpatrick McMillan adapta duas bielas ao eixo da roda traseira, que serviam como pedias. No entanto, havia desconforto na pedalada e dificuldade de equilíbrio.
1855 – O francês Ernest Michaux e seu filho, de apenas 14 anos de idade, adaptam pedais à roda dianteira do velocípede, veículo que tinha como grande problema o elevado peso de 45 quilos.
1868 1ª Prova masculina com biciclos, vencida pelo inglês James Moore, Parque Saint’ Cloud Paris. 1ª Prova Feminina, ocorrida no parque Bordelais, em Paris, no dia 1º de novembro.
1875 – Nasce a primeira fábrica de bicicletas do mundo, a Companhia Michaux, com 200 operários, que fabricavam cerca de 140 bicicletas por ano. Cada uma era vendida, na época por um exorbitante: 450 francos.
1877 – Rouseau apresenta um dispositivo que por meio de duas correntes multiplicava o giro da roda dianteira.
1880 – Vicent, parisiense, controi a primeira bicicleta com transmissão aplicada ao cubo da roda traseira.

1884
– Ano cheio de acontecimentos. Na Inglaterra, Thomas Humbert inventa o quadro de quatro tubos, utilizando caixas de centro com esferas. Na Itália, o plano esportivo vai se desenvolvendo. Veloce Club de Firenze organiza a primeira corrida de bicicletas, no dia 2 de fevereiro, num circuito de 33 quilômetros. Um jovem de apenas 16 anos, van Heste Rynner, é o vencedor.
1885 – Giusepe Pasta vence a I Volta dos Bastiones, realizada em Milão, cobrindo os 11 quilómetros em 37 minutos. Nessa época, os intelectuais comentavam ser a bicicleta “mais sedutora que uma mulher”.

1887
- Invenção do pneu, James Boyd Dunlop, Irlanda.

1891
- O francês Michelin lança o pneu desmontável.
1895 – No dia 9 de outubro toda a cidade de Milão aplaude a chegada de Raffaelle Gatti, que retorna do “Tour do Círculo Polar Ártico”.
A partir daí, sucessivas modificações técnicas foram introduzidas na bicicleta, tais como câmbio, roda livre e tubular.
A roda livre foi criada para oferecer maior conforto ao ciclista em ação, permitindo interromper a pedalada especialmente em descidas, em trajetos com vento a favor e em alguns momentos de calma na corrida.
O tubular é constituído por um invólucro de borracha e tela de Nylon ou seda, em forma de tripa, com uma câmara de ar em seu interior e uma válvula. Esse conjunto é costurado na parte interna e protegido por uma faixa de Tecido de Algodão.
O câmbio velocidade, permite o aproveitamento de várias engrenagens e com isso imprimir maiores velocidades. É a última que aperfeiçoou tecnicamente a bicicleta e o fator mais importante desse progresso técnico.
Dessa forma, até os nossos dias, a bicicleta vem sendo aperfeiçoada, em relação aos materiais empregados, aos vários tipos relacionados com as modalidades, etc.
Unidos pela bike – Nasceu assim, o que imediatamente foi chamado: Ciclismo: “A máquina, que unida à maravilhosa natureza do homem ganha tempo e espaço”.
Foi a Inglaterra, o primeiro país que promoveu uma regulamentação ciclística, criando o “Bicicle Union”. Na Itália, a legislação sobre o ciclismo surgiu 5 anos mais tarde, com a criação da União Velocipedista Italiana.
Em 1892 na Europa foi constituída a Internacional Cyclist Association e teve sua sede em Londres, agrupando as Federações Nacionais, dos Estados Unidos, Bélgica, França, Canadá, Alemanha, Holanda, Inglaterra e Itália. Um dos primeiros atos da ICA, foi a criação dos primeiros campeonatos do Mundo, substituindo as provas até então promovidas por entidades particulares.
Porém, somente em 1886, graças a alguns ingleses, foram organizados os primeiros campeonatos mundiais, com boa consistência e organização mais séria, na cidade de Leicester. Em 1893 devido a uma polêmica com os órgãos italianos, se fez nascer a atual UCI, União Ciclística Internacional.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

IMPORTANTE!!! 3 passos simples para reciclar o seu telefone antigo


Passo1-reciclagem
Dispense o seu telefone
Passo2-reciclagem
Faça backup das suas memórias
Step3_point-recycling
Encontre o ponto de reciclagem mais próximo
Sempre devolva os seus produtos eletrônicos, baterias e materiais de embalagem usados aos pontos de coleta especializados. Dessa maneira, você ajuda a evitar a eliminação descontrolada de resíduos e a promover a reciclagem de materiais.
  1. Dispense seu aparelho antigo
    Talvez seja difícil dizer adeus ao seu telefone antigo, mas vale a pena. Se cada usuário de celular reciclasse apenas um telefone, juntos economizaríamos cerca de 240.000 toneladas de matéria-prima.
  2. Faça backup das suas memórias
    Reciclar o seu telefone antigo com a Nokia é completamente seguro. Nenhum dos dados no telefone será usado ou armazenado. Antes de dizer adeus, recomendamos salvar as suas mensagens de texto, fotos, músicas e vídeos.

  3. Dê o destino certo para o seu telefone antigo, recicle-o!
    Basta remover o chip antigo e levar o seu telefone ao ponto de reciclagem mais próximo. É simples assim! Podemos até mesmo reciclar carregadores, baterias e acessórios antigos.
Encontre o ponto de reciclagem mais próximo.
Se você não identificar nenhum ponto de reciclagem próximo, utilize os pontos de reciclagem de produtos eletrônicos indicados pelas autoridades locais.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

10 curiosidades que você provavelmente não imagina

Que tal começar bem o dia lendo as 10 curiosidades que você não sabia.
 
Um cubo mágico tem 4.325.003.274.489.856.000 posições diferentes.

Não dá para se matar segurando a respiração.

Segundo pesquisas mais ou menos 100 pessoas morrem engasgadas com tampas de caneta no mundo.

O fuzil “AK-47″ é o mais fabricado de todos os tempos. Estima-se que o número de exemplares produzidos chegue a 90 milhões.

3 Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não lembram onde as esconderam.

Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelha. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que os cães.

O sal é mais eficiente que a água na eliminação do ardor ao ingerirmos pimenta.

O rugido de um leão adulto pode ser ouvido a cerca de oito quilômetros de distância.

A alface é constituída por 94% de água.

Uma pessoa passa em média 20 anos de sua vida dormindo.


Fonte: Malandragy

Você sabe o que é Gordura Trans?

Gordura trans é o nome popular de um tipo de gordura não saturada. Ela pode se apresentar tanto na forma monosaturada como na forma polinsaturada.
Informações sobre a gordura trans
Uma classe específica deste tipo de gordura está presente, em pequena quantidade, nas carnes e em diversos outros produtos de origem animal, consumidos freqüentemente por grande parte das pessoas.
Quimicamente as moléculas da gordura trans se apresentam de forma semelhante as das gorduras não trans; contudo, ambas possuem características diferentes.
Nas moléculas de gordura trans, os átomos de hidrogênio são pareados e se ligam duplamente aos átomos de carbono, característica também comum as gorduras não saturadas, contudo, o ponto de fusão da trans é bem mais alto.
Ao contrário de outros tipos de gordura, a trans, além de não ser necessária ao nosso organismo, é extremamente prejudicial à saúde. Sabe-se que seu consumo aumenta muito o risco de doenças do coração.
As gorduras trans que não são de origem animal, são consideradas bem mais prejudiciais à saúde do que aquelas que já se apresentam naturalmente nos alimentos, como por exemplo, as que estão presentes em alimentos como a carne.
Diante dos malefícios que ela traz a saúde, órgãos de controle da saúde em todo o mundo recomendam a redução de seu consumo. Este tipo de gordura está, na maioria das vezes, relacionada à obesidade.
Muitos países adotaram um controle rígido de seu consumo, como por exemplo, a obrigatoriedade de se revelar sua quantidade ou presença no rótulo das embalagens. Diante disso, empresas alimentícias já estão removendo voluntariamente a gordura trans de seus produtos.
Curiosidade: os alimentos que mais possuem gordura trans são: biscoitos recheados industrializados, salgadinhos de pacote, pipoca de micro-ondas, molhos de salada, maioneses, hamburgueres, margarinas, sorvetes, chocolates, etc.
Dica: antes de comprar um produto industrializado, olhe no rótulo da embalagem a tabela com informações. Dê preferência para os alimentos sem gordura trans. Muitas empresas já estão fabricando produtos, como os acima citados, sem este tipo de gordura.
Fonte: www.todabiologia.com

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Logos com seus signos e significados

Confira a genialidade dos profissionais de publicidade. O que se leva muito em conta é a característica da empresa e sua política.
Muitos falarão que esses logotipos são mensagens subliminares, mas não, são ilusão de ótica
  • FedEx
Olhe fixamente para a letra E e X…. Existe uma seta. Este logo foi desenhado por Lindon Leader, em 1994. E depois de muitas tentativas e combinações o logo ganhou mais de 40 prêmios de design.
  • Sony VAIO
As duas primeiras letras representam um sinal analógico e as duas últimas são os números 1 e 0, em referência ao sistema binário.
  • Toblerone
Repare na montanha, há uma silhueta de um urso, isso porque a companhia dos chocolates Torblerone que fica na cidade de Berna, que por sua vez é conhecida como a “cidade dos ursos” os homenageou.
  • Eight
Eigth significa ‘oitavo’ na língua inglês, logo esse logotipo não poderia ser diferente. A palavra usa os cantos do número para se forma.
.
  • Snooty Peacock
Trata-se de uma loja de jóias que traduzindo o o nome de “Pavão Esnobe”, olhando bem verá o tal pavão e ao mesmo tempo uma mulher usando um lindo colar.
  • Amazon
Engana-se quem apenas vê um sorriso no logotipo da marca Amazon. A seta indica que você pode comprar/achar tudo. Ou seja, de “A” a “Z”.
  • Carrefour
Certamente acha que o logotipo do Carrefour seria uma seta proposital para indicação do supermercado!? Enganou-se!!! Repare bem!!! Há uma letra “C” entre a ‘seta’ vermelha e a ‘seta’ azul.
  • Unilever
A letra “U” representando as diversas categorias que a marca atua.
  • Hope for African Children Initiative
É uma organização de apoio às crianças do continente e…. Você reparou nos dois perfis de pessoas se olhando?
  • Fórmula 1
O número 1 está oculto entre a letra “F” e as linhas indicando rapidez.

Fonte: Editora Abril

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Ódios da humanidade


Curiosidades Intrigantes


  
http://www.vocesabia.net/wp-content/uploads/2012/02/ft17.jpg

Por que Bocejamos?


O bocejo é um movimento muscular que se produz tanto em animais como em pessoas. Diz-se que normalmente o bocejo corresponde ao sono. Estudos científicos recentes apontam que o bocejo está sim relacionado ao sono, no entanto, conforme apontam as pesquisas, o bocejo é uma forma de o organismo driblar o sono. Ao bocejar a pessoa estimula a circulação sanguínea e diminui a temperatura corporal, o que colabora para aumentar o estado de atenção. O estudo citado anteriormente corrobora com as afirmações comuns de que o ato de bocejar está relacionado a momentos de baixo metabolismo do corpo. O bocejo é muito encontrado nas artes em geral, como no desenho animado A Bela Adormecida, de Walt Disney. Na literatura também se encontra uma grande quantidade de alusões ao dito fenômeno.
Ainda há o aspecto sobrenatural do bocejo. Determinadas crenças acreditam que o bocejo é a conexão das almas de cada pessoa. Quando uma pessoa boceja, o reflexo humano é de, em circunstâncias complexas, sem nenhuma percepção aparente, bocejar em resposta. A sobrenaturalidade pode ser observada quando em proximidades espaciais, mas sem nenhum contato direto, esse efeito ocorre. A seguir, algumas teorias sobre o bocejo:
Teoria física - nossos corpos induzem o bocejo para obter mais oxigênio e retirar um acúmulo de dióxido de carbono. Esta teoria ajuda a explicar o motivo de bocejarmos quando estamos em grupos. Grupos grandes de pessoas produzem mais dióxido de carbono, o que significa que nossos corpos criam o bocejo para conseguir mais oxigênio e se livrar do excesso de dióxido de carbono. No entanto, se nossos corpos nos fazem bocejar para obter o oxigênio de que precisamos, por que não bocejamos durante os exercícios? Robert Provine, um psicólogo da Universidade de Maryland, no Condado de Baltimore (em inglês), e um dos maiores especialistas em bocejo, testou esta teoria. Dar oxigênio a pessoas e diminuir a quantidade de dióxido de carbono no ambiente onde elas estavam não diminuiu a quantidade ou impediu que os bocejos acontecessem.
Teoria da evolução - há quem ache que o bocejo começou com nossos ancestrais, que costumavam bocejar para mostrar seus dentes e intimidar os outros. Um desdobramento dessa teoria é a idéia de que o ato de bocejar se desenvolveu nos primeiros homens como um sinal para que mudassem o que estavam fazendo.
Teoria do tédio - o dicionário diz que o bocejo é causado por tédio, fadiga ou sonolência. Embora tenhamos a tendência de bocejar quando estamos entediados ou cansados, esta teoria não explica o motivo pelo qual os atletas bocejam antes de uma competição. Não parece provável que eles fiquem entediados com o mundo inteiro os assistindo. Um recente estudo realizado por Ivan Norscia e Elisabetta Palagi, da Universidade de Pisa, demonstra que o contágio do bocejo é dirigido primariamente pela proximidade emocional entre indivíduos e não por outras variáveis, tais como a nacionalidade. Segundo o estudo um bocejo recíproco é mais provável de acontecer entre membros de uma família, amigos e conhecidos. O fenômeno é menos comum em estranhos. Também, estranhos mostram maior demora na resposta ao bocejo (período de latência), em comparação com amigos e parentes. (Wikipédia)

http://www.vocesabia.net/wp-content/uploads/2012/02/ft27.jpg
 Por que as baratas morrem de costas?
Você já viu uma barata morta na posição normal? Talvez não. Sempre que vemos um desses insetos mortos, ele está virado de costas, com as patas para cima. Uma das explicações para este fato é simples: as baratas andam por paredes e superfícies verticais e, quando entram em contato com o veneno, caem de costas e permanecem nesta posição até morrerem. Sim, mas, e se elas estiverem no chão? Aí entra a outra explicação: como os órgãos respiratórios dos insetos se encontram nas suas costas, quando a barata entra em contato como o veneno, o inseto se vira de costas justamente para poder respirar melhor e sobreviver ao efeito da substância venenosa.

http://www.vocesabia.net/wp-content/uploads/2012/02/ft37.jpg
 Por que cortar cebola nos faz chorar?
Cortar cebola não é nada agradável. Em alguns casos, a irritação dos olhos é tão intensa que fica impossível continuar. Isso acontece porque, quando cortamos a cebola, rompemos suas células, o que faz com que determinados sulfuretos e enzimas se combinem, originando o ácido sulfénico. Este ácido é o responsável  pelo nosso “choro”, porque ele evapora e entra em contato com nossos olhos, os quais reagem produzindo lágrimas, na tentativa de limpar a irritação.

http://www.vocesabia.net/wp-content/uploads/2012/02/ft47.jpg
 Dor de cotovelo: qual a origem da expressão?
A expressão se originou na visão de pessoas sentadas em bares, com os cotovelos apoiados no balcão, bebendo e chorando a dor de um amor perdido. De tanto ficarem naquela posição, as pessoas acabam ficando com dores nos cotovelos. É comum usar essa expressão para designar a frustração provocada pelo ciúme ou pela tristeza causada por uma decepção amorosa.

http://www.vocesabia.net/wp-content/uploads/2012/02/ft56.jpg
 Bolo de aniversário e velas: qual a origem?
Festejar a data em que uma pessoa completa mais um ano de vida não é um costume existente em todo o mundo. No Vietnã, por exemplo, essa comemoração não acontece na data do nascimento, mas no Ano Novo, de maneira coletiva. As festas de aniversário surgiram no Ocidente. Os romanos antigos já comemoravam o dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como “dies sollemnis natalis”. Os bolos de aniversário apareceram na Grécia, quando os adoradores de Artemis, deusa da fertilidade, passaram a oferecer no seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua (daí também a expressão “lua de mel”). As velas colocadas em cima do bolo também surgiram na época dos deuses antigos, pois as pessoas acreditavam que a fumaça das velas levava as preces dos fiéis até o céu, além de proteger o aniversariante de espíritos maus e garantir sua proteção para o próximo ano.