quarta-feira, 30 de abril de 2014

A invenção da batata chips.

Quem não ama batata chips (Potato Chips)? E se hoje você pode se deliciar com elas a culpa é do chef George Crum.
George Crum criou o salgadinho mais famoso do mundo em 1853 em um Resort em Saratoga Springs – Nova York.
De saco cheio com um cliente que pedia e devolvia suas batatas fritas repetidas vezes, reclamando que não estavam crocantes, muito grossas e muito gordurosas; George Crum resolveu fatiar as batatas o mais fino que pudera e fritá-los em gordura quente e depois cobri-las com sal e o apelidou de “Saratoga Chips”.
O cliente finalmente aprovou a receita e rapidamente “Saratoga chips” se tornou um artigo popular  no resort e rapidamente ficou conhecido em outros lugares.
O salgadinho foi produzido em escala para o consumo doméstico, porém a forma de armazenamento deixou o produto não viável. Eles eram armazenados em barris ou em latas.
A história começou a mudar no ano de 1920, quando Laura Scudder inventou o saco vedado que conseguiu manter assim os chips frescos por mais tempo.
Hoje em dia os salgadinhos são empacotados em sacos de plástico ou alumínio e possuem uma variedade enorme de sabores e é sucesso em todo o mundo.

Casca de banana poderá ser usada para descontaminação de água.

Recentemente uma  pesquisa foi realizada no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP, em Piracicaba, na qual identificou a potencialidade da casca de banana na descontaminação de águas poluídas
pelos agrotóxicos atrazina e ametrina, utilizados em plantações de cana-de-açúcar e milho.
Em amostras coletadas nos rios Piracicaba e Capivari e na estação de tratamento de água de Piracicaba, as águas contaminadas ficaram livres dos princípios ativos após o tratamento, para o qual as cascas de banana são trituradas e peneiradas após serem secas em forno a 60ºC.
Os pesquisadores defendem que o uso da casca de banana apresenta vantagem sobre outros métodos que não demonstram a mesma eficiência na remoção de resíduos de agrotóxicos a ponto de tornar a água potável para consumo humano.
A casca da banana apresenta grande capacidade de absorção de metais pesados e compostos orgânicos principalmente devido à presença de grupos hidroxila e carboxila da pectina em sua composição. Esse tipo de remediação poderá ser utilizada, principalmente, para tratamento de água de abastecimento público provenientes de regiões com intensa prática agrícola, como Ribeirão Preto e Piracicaba.
Fonte: Agência USP e Revista Superinteressante

Tomar café encolhe os seios, segundo pesquisas

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Lund (Suécia), descobriu-se que mulheres com um genótipo específico que tomam café tem seios menores e menos chance de desenvolver câncer de mama.
A pesquisa foi realizada com mulheres que não estavam na menopausa ou tomavam qualquer tipo de hormônio e que bebiam mais de três xícaras de café por dia.
Seios menores foram encontrados nas mulheres que possuíam o alelo C do gene e que também eram protegidas do câncer ao beber café o que significa:



  • SEIOS MENORES.
“As mulheres com uma das variantes C do gene e que bebiam ao menos de três xícaras de café por dia, desenvolviam câncer de mama consideravelmente menos do que as mulheres com a variante A/A e com o mesmo consumo de café. Seu risco de câncer era apenas dois terços do que o de outras mulheres”, disse Helena Jernström, a pesquisadora principal do estudo.
E comunica que ainda é muito cedo para fazer qualquer recomendação em termos dietas em relação ao consumo de café.
Fonte: Scientific Blogging

10 Hackers que entraram para a história.

Na era da informação, é comum a ocorrência de hackers. Alguns se tornaram lendas vivas, invadindo sites governamentais e sistemas de grandes empresas. Às vezes, o mais curioso são os motivos que eles alegam para as suas extravagantes atividades. Um exemplo: descobrir se um determinado governo estava escondendo informações sobre extraterrestres.  
Em informática, hacker é um indivíduo que se dedica a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores. São programadores habilidosos, mas nunca honestos. Muitos são jovens estudantes, desde o nível médio até a pós-graduação. Suas motivações são variadas, incluindo a simples curiosidade, necessidade profissional, vaidade, espírito competitivo, patriotismo, ativismo, ou mesmo crime. Hackers que usam seu conhecimento para fins imorais, ilegais ou prejudiciais são chamados crackers. Muitos hackers compartilham informações e colaboram em projetos comuns, incluindo congressos, ativismo e criação de softwares livres, constituindo uma comunidade com cultura, ideologia e motivações específicas. Outros trabalham para empresas, agências governamentais ou por conta própria. Os hackers foram responsáveis por muitas importantes inovações na computação. Também revelaram muitas fragilidades em sistemas de criptografia e segurança. Hacker (pronunciado “ráquer”) é uma palavra da língua inglesa e tem sido traduzida por “decifrador”. Confira, a seguir, uma lista de 10 hackers que entraram para a história da informática internacional:

KEVIN POULSEN, O “HANNIBAL DO CIBERCRIME”
Kevin Poulsen ganhou fama depois de invadir as linhas de telefone da rádio KIIS-FM, de Los Angeles, Califórnia (EUA), e por ser a 102ª pessoa que ligou para a emissora, razão pela qual ganhou um Porsche 994, entre outras recompensas menores. O FBI apelidou Poulsen de Hannibal do Crime Cibernético (*) e ele virou um fugitivo, sendo caçado por todo o país. Foi preso em 1991 e confessou sua participação em diversas fraudes, como lavagens de dinheiro e obstrução da justiça, entre outras acusações. Foi condenado a 4 anos e 3 meses de prisão. Desde então, começou a trabalhar como jornalista e hoje é editor sênior da revista Wired News, utilizando seus conhecimentos para redigir artigos espetaculares, como o que identificou e divulgou os nomes e as fotos de 744 pessoas que cometeram crimes sexuais.
(*) Hannibal é um filme norte-americano de suspense. O Dr. Hannibal Lecter, um canibal que há dez anos fugiu da prisão, vive sossegado e anda livremente pelas ruas. Mas uma agente do FBI, Clarice Starling, nunca se esqueceu da conversa que teve com Lecter antes que esse fugisse, tendo ficado aterrorizada por sua voz fria. 

ALBERT GONZALEZ, ESPECIALISTA EM CARTÕES
 

Gonzalez foi acusado de estar por trás do maior roubo de cartões de crédito da história. De 2005 a 2007, ele e seu grupo venderam mais de 170 milhões de números de cartões. Quando foi preso, as autoridades encontraram 1,6 milhões de dólares em dinheiro (aproximadamente 3 milhões de reais) em sacos plásticos enterrados no quintal da casa dos seus pais. Em 2010, Gonzalez foi sentenciado a 20 anos de prisão.


 

VLADIMIR LEVIN, O RUSSO
 

Do seu apartamento em São Petersburgo, na Rússia, Vladimir Levin conseguiu transferir 10 milhões de dólares (cerca de 19 milhões de reais) de clientes do Citibank para contas suas ao redor do mundo. Isso aconteceu em 1994. Durante seu julgamento nos Estados Unidos, em 1997, ele afirmou que essa foi sua primeira e única invasão bancária.




 ROBERT TAPPAN MORRIS REGENEROU-SE
Em 1988, Morris jogou um worm na Internet que infectou um décimo do sistema global, destruindo 6.000 sistemas. Não demorou muito para a polícia rastreá-lo. Os danos foram estimados em 15 milhões de dólares (aproximadamente 28 milhões de reais). Ele foi um dos primeiros a ser julgado e condenado por fraude cibernética nos Estados Unidos. Suas penas foram prestar serviços comunitários e pagar uma multa. Hoje, Robert trabalha no Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e é um dos funcionários mais capacitados e eficientes.

MICHAEL CALCE, CONHECIDO COMO “GAROTO MÁFIA”
 

Em 2000, Michael Calce lançou ataques contra empresas como Yahoo, Amazon, Dell, eBay e CNN. Ele raqueou o site do Yahoo quando ele ainda era a principal ferramenta de busca, fazendo com que a ferramenta ficasse fora de funcionamento por uma hora. Ele e seu grupo formavam o grupo ‘TNT’ e a corte juvenil de Montreal, Canadá, o sentenciou a oito meses sob custódia e ao uso restrito da Internet, entre outras medidas.  

 DAVID SMITH, O PAI DE MELISSA
 
David Smith foi o criador do e-mail vírus Melissa. Ele afirma que a intenção não era causar danos, mas apenas fazê-lo propagar-se, pois cada computador infectado enviava múltiplos e-mails infectados. O vírus estava escondido em um arquivo que continha senhas para 80 sites conhecidos de pornografia. O nome Melissa foi inspirado em uma dançarina que Smith conheceu durante uma viagem pela Flórida. Hoje existem mais de 60 mil desses vírus e-mail, mas Smith é o único que foi preso.


 ADRIAN LAMO, “O HACKER SEM TETO”
Adrian Lamo utilizou confeitarias, bibliotecas e cafés como locais de onde raqueava. Daí vem seu apelido, “Sem Teto”. Invadiu portais bastante conhecidos como o The New York Times, Microsoft, Yahoo e MCI World Com. Em 2002, adicionou seu nome à base de dados interna de fontes de especialistas e conduziu pesquisas sobre assuntos de sigilo máximo do jornal The New York Times. Depois de dias se escondendo dos agentes federais, ele se rendeu. Recebeu uma multa de 65 mil dólares (aproximadamente 123 mil reais) e foi sentenciado à prisão domiciliar por seis meses. Em junho de 2010, Lamo expôs o nome de Bradley Manning às autoridades das forças armadas dos EUA, como responsável pelo vazamento do vídeo de um ataque aéreo em Bagdá. Hoje, ele trabalha honestamente como analista e doa parte seu tempo para algumas ONGs.

GEORGE HOTZ CONTRA A SONY
 
O nome de George Hotz está associado à invasão do PlayStation 3, da Sony. Enquanto lutava nos tribunais contra a Sony, o grupo “Anônimos” atacou a empresa como retaliação, o que se transformou na quebra de segurança mais cara de todos os tempos. Os hackers roubaram informações de 77 milhões de usuários, aproximadamente.



JONATHAN JAMES TERMINOU SUICIDANDO-SE
Esse garoto de 16 anos tornou-se o primeiro adolescente a ser preso por cibercrimes nos Estados Unidos. Ele ganhou notoriedade ao invadir vários sistemas, como os da NASA e do Pentágono. Coletou várias senhas de vários usuários, roubou um software no valor de 1,7 milhões de dólares (3,2 milhões de reais) e interceptou mais de 3 mil mensagens sigilosas. Em 2008, James suicidou-se e deixou uma carta onde afirmava estar se transformando em bode expiatório. “Eu não tenho fé no sistema judiciário. Talvez minhas ações e essa carta representem uma mensagem convincente ao público. De qualquer maneira, perdi o controle sobre a situação e essa é a única maneira de recuperá-lo”, escreveu.

GARY MCKINNON. O CAÇADOR DE E.Ts.
 Em 2002, quem trabalhava na administração do exército americano viu a seguinte mensagem na tela dos computadores: “Seu sistema de segurança é uma porcaria. Eu sou Solo. Vou continuar a invadir os níveis mais altos”. Solo – descobriu-se mais tarde – era um escocês que sofria da Síndrome de Asperger, a forma mais branda de autismo. A síndrome produz pessoas extremamente inteligentes, com uma compreensão excepcional de sistemas complexos. Gary foi acusado da maior invasão aos sistemas governamentais norteamericanos – Exército, Força Aérea, Marinha e NASA. Os motivos de Gary são interessantes. Ele disse que invadiu os sistemas porque estava em busca de informações sobre extraterrestres e OVNIs. Ele acreditava que o governo norte-americano estava escondendo informações em seus computadores.

Mães e Signos, quem é quem no zodíaco.

Mães Arianas
A mãe de Áries nasceu entre os dias 21 de Março a 20 de Abril e é considerada uma mãe geniosa, cheia de energia, independente e que gosta de ensinar sua independência aos filhos. Essas mães são também bastante corajosas e protetoras, são divertidas e carinhosas, mas também são boas de dar bronca.

Mães Taurinas
Nascidas entre os dias 21 de Abril e 20 de Maio, as mães taurinas são bem pacientes e carinhosas. Elas são práticas, mas também são cuidadoras. Mães taurinas tiram um imenso prazer em cozinhar para os filhos e são bem pegajosas. Elas são sensatas e teimosas, por isso acabam sendo o tipo de mãe que não desiste do filho nunca, nem da lição que querem passar pra eles.

Mães Geminianas
Dos dias entre 21 de Maio e 20 de Junho, as mães geminianas são alegres e brincalhonas. Inteligentes, versáteis, curiosas e nem um pouco tradicionais, são as mais propensas a virar “mãe amiga” e a ser aquela mãe que parece irmã dos filhos quando eles crescem. Elas falam muito e não têm problema em passar sua mensagem. São mais permissíveis e liberais.

Mães Cancerianas
Nascidas entre os dias 21 de Junho e 22 de Julho, as mães de câncer são as “mãezonas”. Protetoras e nutridoras, elas fazem dos filhos o centro de suas vidas com a maior felicidade. Ela é dedicada e muito empenhada em conhecer seus filhos e saber o que lhes faz feliz, por isso é muito difícil para elas se separar dos rebentos.

Mães Leoninas
Fortes, decididas, líderes e mandonas, essas mães nascidas entre os dias 23 de Julho e 22 de Agosto são generosas, protetoras, sociáveis, de personalidade fortíssima e vaidosa. São orgulhosas de tudo o que o filho faz e valorizam muito a disciplina e os valores mais básicos como a generosidade e o respeito.

Mães Virginianas
Detalhistas, organizadas e ordeiras; as mães nascidas entre os dias 23 de Agosto e 22 de Setembro são perfeccionistas e provavelmente têm os filhos e as casas mais impecáveis da cidade. Elas gostam de disciplina e economia, e valorizam muito laços familiares e hierarquias.

Mães Librianas
Nascidas entre os dias 23 de Setembro e o dia 22 de Outubro, as mães librianas são gentis, educadas, sociáveis, carinhosas, divertidas e joviais. As mães de libra são imparciais, multitarefas, se expressam bem e valorizam demais a gentileza e a educação. Não costumam ser autoritárias e usam da diplomacia para resolver qualquer problema.

Mães Escorpianas
Nascidas entre os dias 23 de Outubro e 21 de Novembro, essas mães são firmes e exigentes, afetuosas e espirituosas, protetoras e autoritárias. A mãe escorpiana gosta de disciplina e costumam ser inflexíveis. Elas encaram os filhos como iguais e são boas conselheiras porque possuem um dom para entender as pessoas.
Mães e Signos, quem é quem no zodíaco   usuario
Mães Sagitarianas
Liberal, alegre e otimista, as mães sagitarianas nasceram entre os dias 22 de Novembro e 21 de Dezembro. Elas são outro tipo de mãe amiga, que parece nunca envelhecer. Elas são exageradas, expansivas, francas e confiantes. Valorizam o desenvolvimento intelectual dos filhos e são mães companheiras.


Mães Capricornianas
Nascidas entre os dias 22 de Dezembro e 20 de Janeiro, as mães de capricórnio são disciplinadoras, responsáveis, sérias, controladoras e muito sensatas. É o tipo de mãe que está sempre certa e não admite desobediências. Suas regras são claras e elas são rígidas, mas também sabem ser bem ternas e protetoras.

Mães Aquarianas
Outra do clã mãe amiga, as aquarianas (21 de Janeiro a 19 de Fevereiro) são joviais, originais, independentes, divertidas, imprevisíveis e de personalidade forte. Ensinam desde cedo aos seus filhos valores humanitários e trata os filhos como se fossem iguais e costumam tirar mais proveito da relação com os filhos quando eles já conseguem se virar sozinhos.

Mães Piscianas
Nascidas entre 20 de Fevereiro e 20 de Março, essas mães são carinhosas, curiosas, irreverentes e sonhadoras. Elas adoram passar tempo com os filhos e pode desistir de tudo na vida para cuidar dos rebentos. Gosta de artes e quer formar crianças talentosas e criativas. Excessivamente suave e permissiva, sua casa pode ser um caos criativo e indisciplinado.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Jejuar faz bem ao nosso organismo?

De acordo com uma pesquisa, jejuar um ou dois dias evita doenças como Parkinson e Alzheimer. No entanto, existem argumentos contrários. Leia este artigo e tire as suas próprias conclusões.
Fazer jejum um ou dois dias por semana resguarda o cérebro contra doenças degenerativas como o Mal de Parkinson e de Alzheimer. A conclusão foi de uma pesquisa realizada pelo National Institute on Ageing (NIA), em Baltimore, EUA. O melhor é alternar períodos de jejum, em que se ingere praticamente nada, com períodos em que se come normalmente. É suficiente reduzir o consumo diário para 500 calorias (o que equivale a alguns legumes e chá), duas vezes por semana, para sentir os benefícios.

Jejum e coração
Intrigados com as baixas taxas de doenças cardiovasculares entre os mórmons, pesquisadores estudaram os exames médicos de 4.629 indivíduos entre 1994 e 2002. Pensava-se que a menor incidência de doenças cardíacas entre esses religiosos devia-se ao fato deles não fumarem, o que realmente ajuda a saúde. Mas, mesmo depois de ajustar os dados com a variável tabagismo, observou-se que, mesmo assim, os mórmons tinham uma saúde cardiovascular bem melhor do que a média das pessoas. Na segunda parte da pesquisa, 515 pacientes, com idade média de 64 anos, completaram um questionário que fazia perguntas sobre inclinação religiosa, tabagismo, jejuns, consumo de chás, café ou álcool, tempo para descanso e atividades relacionadas à caridade. Nesse grupo, os indivíduos que declararam jejuar tiveram uma quantidade menor de infartos. Mesmo dentre os indivíduos sem religião, mas que jejuavam, o efeito protetor foi observado. Apesar da pesquisa não provar de forma definitiva que o jejum melhora a saúde das artérias, ela indica que esta é uma hipótese a ser seriamente considerada. Acontece que a abstenção de alimentos ou bebidas por 24 horas reduz a exposição constante do corpo à glicose. Um dos problemas da síndrome metabólica e do diabetes é que as células beta, produtoras de insulina, ficam insensibilizadas e o jejum permite a sensibilização das mesmas. Outros estudos são ainda necessários a fim de comprovar a tese dos pesquisadores e por isto não se sugerem jejuns a todos. Há casos até em que o jejum não deve ser praticado. Tudo deve ser feito mediante orientação médica. Mas, mais uma vez, fica evidente que comer demais nunca é recomendável.
Jejum: a forma ideal de desintoxicação, diz médico
Embora mais associada aos rituais religiosos ou a protestos – como as greves de fome – o jejum é o meio mais eficiente de desintoxicação, de acordo com Paulo Eiró Gonsalves, médico, autor de “O que é Bom Saber”, um guia sobre alimentos, exercícios e terapias alternativas. O jejum como meio de desintoxicar o organismo pode parecer absurdo para a maioria das pessoas, além de ser considerado uma porta para distúrbios alimentares por alguns nutricionistas. No entanto, jejuar não significa parar de comer. “Requer seguir técnicas recomendadas por um médico que vão resultar em um bem-estar físico, já que estamos sempre nos intoxicando. É uma prática salutar que pode ir de 1 a 12 dias, mas sempre acompanhada dos períodos de pré e pós-jejum“, diz Gonsalves. Ele diz que o jejum de curta duração pode ser feito sem acompanhamento médico, mas não dispensa a fase pré-desintoxicação. No primeiro período, é importante eliminar a ingestão de produtos animais, como carnes, peixes, ovos e derivados. No momento seguinte, a dieta deve excluir cafés, álcool, chocolate, sal e produtos químicos – todas substâncias excitantes, além de óleos e gorduras aquecidas. Na terceira etapa, óleos crus e gorduras cruas encontradas em nozes, avelãs, amendoins e castanhas-do-pará. Em seguida, retiram-se frutas e legumes cozidos. E, na última fase, são eliminados do cardápio frutas e legumes crus. Durante o jejum pode se tomar água à vontade, além de chás e sucos. O período pós-jejum deve ser feito igual à fase pré-desintoxicação, no sentido inverso. “Essas etapas são de acordo com o período do jejum. Se jejuar durante um dia, as fases preparatória e pós-abstinência se referem a uma refeição, sendo dois dias de pré-jejum, o jejum e dois dias de pós-jejum“, ensina Gonsalves.
Argumentos contrários
Segundo o Dr. Adriano Segal, coordenador do ambulatório de obesidade do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas de São Paulo, o erro está em transformar uma manifestação simbólica em um processo para a melhora de saúde. Ele afirma: “Isto não procede: o jejum não purifica o organismo. Para algumas pessoas (por exemplo, diabéticas, idosas, com alguma debilitação física importante, que usam medicação com horários fixos), chega-se a contra-indicar estas práticas, mesmo no contexto religioso, devido aos riscos que acarretam para a saúde”. Para o Dr. Segal, quando há necessidade de jejum, a orientação é feita de uma maneira individualizada e de acordo com a situação específica. “O jejum não traz vantagens para o organismo e sua realização de rotina deve ser evitada, a não ser em casos específicos (realização de cirurgia que necessite de certos tipos de anestesia, coleta de exames, rituais religiosos e outros)”, ele completa.
Conclusão
         Aí estão, portanto, argumentos favoráveis e contrários à prática do jejum. Como saber quem está certo? Como quase tudo na vida, tem gente que afirma e gente que nega. Cabe a cada um de nós investigar, pesquisar, perguntar e chegar à nossa própria conclusão. De qualquer forma, fica a recomendação: não faça nada de que você não esteja absolutamente seguro.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Por que os padres não podem se casar?

A princípio, padres não se casavam por opção, para dedicar 100% do tempo e das energias à oração e à pregação – da mesma forma que Jesus Cristo. Em 1139, ao final do Concílio de Latrão, contudo, o matrimônio foi proibido oficialmente a membros da Igreja.
Embora a decisão tenha se apoiado em passagens bíblicas – como “É bom para o homem abster-se da mulher” (presente na primeira carta aos Coríntios) -, uma das razões mais fortes para a transformação do celibato (como é conhecida a proibição do casamento) em regra foi o que, já naquela época, ditava as regras da humanidade. Fé? Nada disso. Grana! Na Idade Média (do século 5 ao 15), a Igreja Católica alcançou o auge do seu poder, acumulando muitas riquezas, principalmente em terras.
Para não correr o risco de perder bens para os herdeiros dos membros do clero, o melhor mesmo era impedir que esses herdeiros existissem. Isso não fez muita diferença para os monges, que, por opção, já viviam isolados em mosteiros, mas em algumas paróquias a proibição gerou discórdia.
A maior delas ocorreu no começo do século 16 e foi uma das razões pelas quais o cristianismo passou pelo seu maior racha: Martinho Lutero rompeu com o papa e criou a Igreja Luterana, que permitia o casamento dos seus pastores – e permite até hoje (veja o quadro abaixo).
Depois da Reforma Protestante, a Igreja Católica reafirmou o celibato, definindo no Concílio de Trento, em 1563, que quem o rompesse seria expulso do clero. A regra se manteve até 1965, quando o papa Paulo VI permitiu que padres se casassem e continuassem frequentando a Igreja (sem a função de padres, claro). Para conseguir essa liberação, o padre noivo precisa enviar um pedido ao Vaticano e esperar a autorização, que pode demorar até dez anos. “João Paulo II tornou o processo mais demorado, mas Bento XVI está limpando a mesa”, diz o teólogo Afonso Soares, professor da PUC-SP.
Além de promover a tal limpeza, o novo papa surpreendeu, em agosto do ano passado, ao aceitar que o ex-pastor anglicano David Gliwitzki, casado e pai de duas filhas, e tornasse padre.
Mulher do padre Veja como outras religiões tratam a vida amorosa de seus sacerdotes Judaísmo Rabinos podem ter relacionamentos e se casar. A única recomendação é que a esposa seja judia
Budismo
Não reconhece nenhum ser superior capaz de dar ordens de conduta, mas monges e monjas veem a abstinência sexual como algo que eles devem se esforçar a aprender
Cristianismo protestante
Pastores (batistas, metodistas, da Assembleia de Deus ou de qualquer outra corrente) podem se casar. Entre os luteranos, há grupos de monges que, por opção, adotam o celibato
Cristianismo Ortodoxo
Homens casados podem virar padres, mas dificilmente serão promovidos a bispos. A regra é a mesma em correntes católicas orientais, como a maronita e a ucraniana
Islamismo
Qualquer homem (no islamismo, não há sacerdotes como no catolicismo) não só pode como deve ter quatro esposas, se puder sustentá-las, é claro. As mulheres, por outro lado, só podem ter um marido
Fonte: mundoestranho.abril.com.br/

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Quem veio primeiro: a Mostarda ou Ketchup?

Ketchup O ketchup tem como sua possível origem a China que utilizava um molho de peixe chamado ‘ke-tsiap’. Mas foi só através dos viajantes do século XVII que esse molho foi levado à Europa e descoberto pelas civilizações ocidentais.

Mesmo sendo utilizado na Europa o famoso molho só chegou na América cem anos depois onde foi modificado pelos americanos que acharam que acrescentando tomates à receita original, ficaria bem melhor.
Porém, apenas em meados do século XIX é que realmente chegaram a consistência que conhecemos hoje: um molho de tomates condimentado e adocicado ideal para lanches e outros acompanhamentos.

  • Mostarda
A sementinha da mostarda é tão antiga que há mais de dois mil anos já são utilizadas pelos povos da Índia.
Exploradores do século XV faziam questão de levá-las em suas viagens ao redor do mundo, difundindo a mostarda que os franceses usavam como fina especiaria desde o ano 800 d.C.

Muitas passagens históricas citam a semente no Alcorão e em textos judaicos, este último comparando o mundo ao tamanho de uma semente de mostarda, mostrando o quão insignificante é tudo isso, nos ensinando o valor da humildade.
Sendo assim, podemos concluir que a mostarda já existia bem antes da invenção do ketchup… pelo menos a semente!

Dicas e curiosidades sobre o beijo

O contato com cada parte do corpo humano pode ter um significado especial. O ato de tocar os lábios em alguém ou em outra coisa dá-se o nome de beijo. Observando de uma maneira fria, esquecemo-nos que o beijo pode representar um simples cumprimento ou expressar uma ardente paixão, uma forma de agradecimento ou simbolizar uma conquista; como um sinal de recompensa para o mocinho, que lutou contra o vilão para chegar vivo ao final do filme e beijar a mocinha. Assim, também faz o atleta que beija medalha da conquista.
Em todos estes casos, o beijo serve como termômetro para medir o grau de afeto entre duas pessoas. Isso pode ser verificado em casais que, depois de muito anos de relacionamento, perdem o interesse um pelo outro e acabam deixando o beijo de lado. Se pensarmos que pessoas que não se conhecem e as prostitutas não se deixam beijar, podemos dizer que a intimidade entre as pessoas também pode ser medida pelo beijo.
Verdade é que o beijo, além de termômetro, pode ser considerado um exercício de alto esforço, que chega a queimar 12 calorias por minuto, movimenta, só na face, 29 músculos e pode dobrar o batimento do cardíaco, mexendo com os cinco sentidos: paladar, audição, visão, tato e olfato. Para completar a excitação de tantos sentidos, a região da boca só perde em sensibilidade para a glande e o clitóris.
Alguns tipos de beijo:
- Beijo de tia: aquele em que só as bochechas se encostam e a boca beija o nada.
- Beijo francês: o famoso beijo de língua.
- Beijo chinês: cola-se os lábios e o nariz na bochecha do parceiro, aspira-se o seu perfume e em seguida estala-se a boca num beijo sonoro.
- Beijo japonês: dado pelo homem na nuca da gueixa.
- Beijo esquimó: só encosta o nariz.
- Beijo borboleta: os cílios encostam-se e os olhos piscam.

O Mel.

As abelhas elaboram o mel a partir do néctar das flores. É depositado na colmeia (casa das abelhas) dentro de pequenas células hexagonais que, em conjunto, chamam-se favo. Não são todas as flores que produzem néctar suficiente ou “gostoso” para que as abelhas produzam mel. Daí que sempre encontra-se no mercado os méis mais característicos, conforme as flores que foram visitadas pelas abelhas, que denominam-se florada.
Essas floradas diferem em cor, podendo se apresentar mais claras (laranjeira, cipó-uva) ou escuras (eucalipto, silvestre). Apresentam também diferenças na viscosidade, ou seja, o mel pode variar bastante de forma e cor de acordo com a flor que as abelhas buscaram o néctar.
Alguns Tipos de Mel
· Mel de Eucalipto: ajuda a combater a bronquite, a tosse e asma.
· Mel de Laranja: regulador do intestino, tranquilizante natural.
· Mel de Assa-peixe: tônico e depurativo do sangue, calmante.
· Cipó-Uva: tranquilizante natural.
· Mel Silvestre: recomendado para o sistema nervoso, vias respiratórias e pele; é também calmante, laxante, desintoxicante.
O mel , o adoçante universal, melhora o rendimento físico e aumenta a resistência, são excelentes alimentos energéticos, substitui o açúcar, por ser de fácil digestão, são adoçantes naturais e trazem ainda toda a harmonia de um produto natural.
É constituído por vitaminas: B, B1, B2, B5, B6, etc. Sais minerais: fósforo, potássio, magnésio, ferro, etc.
Para se ter uma ideia do valor nutritivo do Mel, 01 colher de sopa corresponde às seguintes quantidades, individuais de cada um, destes alimentos: 2 bananas; 2 laranjas; ½ maçã;150g de uva; 2 ½ ovos; 200ml de leite; 40g de queijo; 100g de nozes; 50g de pão; 100g de carne; 150g de peixe; 45g de cenoura; 300g de ervilha.
Tabela Nutricional do Mel:
Proteína …………………………………………………………………………..0,87 g
Carboidratos ……………………………………………………………………80,
35 g
Colesterol ………………………………………………………………………1,
87 mg
Cálcio ………………………………………………………………………….15,29 mg
Ferro…………………………………………………………………………….1,42 mg
Sódio …………………………………………………………………………..14,16 mg
Energia …………………………………………………………………….324,88 Kcal
(Análise realizada pelo CEPAQ – Centro Tecnológico de Pesquisas e Análises da Qualidade Ltda. SAC: 0800-300733)

Todos os méis com o passar do tempo cristalizam-se. Dependendo da origem floral o mel varia na sua cor, paladar, consistência e característica de cristalização. Há mel que cristaliza mais rapidamente do que outros. Vale lembrar que o mel cristalizado mudou apenas sua forma Física e mantém todo seu valor nutricional.
É um alimento completo e nutritivo. Por isso deve ser consumido no dia-a-dia puro ou em Sucos, Vitaminas, Iogurtes, Salada-de-frutas, etc.
Para descristalizar o mel, aqueça-o, sem tampa, em banho-maria com o fogo brando (uns 45º C aproximadamente) ele voltará ao normal.
Uma das grandes vantagens do mel é que ele se auto-conserva sem a necessidade de conservantes, acidulantes, etc.
Mas tem seus segredos: manter o frasco bem fechado, em local fresco e seco. Após aberto não é necessário colocá-lo na geladeira. Nos frascos de boca larga, nunca introduzir colher ou faca suja, úmida.
Os grandes inimigos do mel são: temperatura elevada e umidade.
Quando o mel estraga, geralmente ele fermenta (culpa do aumento de umidade, por deixar o frasco aberto), isto é, azeda.
Como sei que o mel está fermentando?
O produto fica com um cheiro azedo, semelhante ao de cerveja, muito ácido e ocorre a formação superficial de espuma.
Como determinar se o mel é puro?
Nenhum método caseiro é válido. Somente análises químicas feita em laboratórios, pode determinar a pureza do Mel.

Desde a antiguidade o Mel é notícia em: Desenhos de cavernas, em ofertas aos deuses, em conservação de múmias, em papiros egípcios com receitas para diversas curas, em longevidade, em conservação de frutas, carnes, etc.
A maioria das grandes civilizações primitivas considerava o mel e a abelha sagrados, milagrosos até.

Sr. Dinheiro: Bolha Imobiliária estoura após a Copa do Mundo.

Em entrevista a Revista InfoMoney,  Sr. Dinheiro, acha melhor não investir em imóveis neste momento. Depois de afirmar em dezembro de 2013 que a bolha imobiliária ia estourar no primeiro semestre deste ano, ele alertou os investidores e também aqueles que querem comprar o primeiro imóvel, que a bolha está em formação e seu ápice irá ocorrer depois da Copa do Mundo, em julho. “A bolha imobiliária é como um câncer. Ela vai aumentando e corroendo aos poucos. Até que vem a metástase, que espalha e mata”.

Segundo ele, após a Copa, o cenário irá mudar e deve haver uma queda brutal nos preços dos imóveis que foram lançados. Enquanto isso, aquelas pessoas que já compraram vão ficar esperando e quem precisar de dinheiro vai ter que baixar o preço “Isso é uma bolha”, disse. “Com a Selic a 11% ao ano, se o imóvel ficar com preço parado, o dono vai perder este percentual anualmente, vivendo de IPTU e condomínio. Sem falar que a taxa de juros ainda vai subir mais”, completou.
O ciclo de aperto monetário, que prejudicou o setor imobiliário, começou no ano passado e, em um ano, levou a Selic de 7,25% ao ano, menor taxa histórica, para os atuais 11%.

“Os mais espertos vão se dar bem”

Luis Carlos disse ainda que quem souber aproveitar esta oportunidade pode se dar bem. Segundo ele, algumas construtoras, como a Even (EVEN3), já estão lançando imóveis com preços muito mais baixos, já prevendo o que vai ocorrer. “Os mais espertos vão se dar bem”, disse. “A Even, por exemplo, colocou 40% de desconto em todos os seus lançamentos. Tem que saber aproveitar”, completou.
Ewald lembrou também que um dos principais estudiosos do mundo sobre preços de ativos e bolhas, Robert Shiller, Nobel de Economia, já alertou sobre isso. “Ele previu bolhas da Nasdaq e a do subprime. Vocês vão ouvir quem? Tem que dar ouvidos aos mais experientes. E Shiller disse que não nada justifica a magnitude da recente alta dos preços dos imóveis no Brasil”, finalizou.

Brasileiro aposta em valorização

Por outro lado, a Pesquisa Global de Opinião dos Investidores 2014, da Franklin Templeton, mostrou que 23% dos investidores brasileiros acham que os imóveis serão a melhor aplicação dos próximos 10 anos, o que prova que, de modo geral as pessoas não estão esperando uma bolha imobiliária.
Ainda na pesquisa, em relação às expectativas para 2014, os brasileiros também apostam no investimento em imóveis. Segundo o levantamento, 26% acham que esta classe de ativos trará melhores retornos do que as outras neste ano.
A pesquisa ouviu, no Brasil, 509 investidores com mais de R$ 50 mil em recursos disponíveis para realizar aplicações financeiras, e foi realizada entre os dias 2 e 15 de janeiro.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

As motos mais inusitadas do mundo

Acha que já viu todos os tipos de motos? 
Fizemos um seleção com as motos mais inusitadas.
Será que os motoboys vão gostar?