Ayrton começou a usar as cores do Brasil no seu capacete em 1978, quando foi disputar o Campeonato Mundial de Kart, na Europa. As regras da competição exigiam que os capacetes tivessem as cores do país de origem do participante.
Em 1983, Senna correu uma prova inteira de Fórmula 3 na Inglaterra com o carro sem freios. Os mecânicos, a princípio, não acreditaram, mas ao verificar as pastilhas viram que elas estavam geladas.
Na sua estreia na Fórmula 1, no ano de 1984, pilotando a Toleman, Senna ficou em segundo lugar no GP de Mônaco, atrás do francês Alain Prost, da McLaren. Chegou a ultrapassar Prost, mas o diretor da prova Jacky Ickx alegou que a havia interrompido antes por causa das fortes chuvas.
Um susto em 5 de novembro de 1984, Senna, recém-contratado pela Lotus, acordou com o lado direito do rosto totalmente paralisado. Estava na Inglaterra. A primeira sensação foi a de um derrame. Mas tudo não passou de uma paralisia facial. Senna fez massagens e usou uma medicação à base de cortisona. Teve uma recaída ao dormir num hotel carioca com o ar condicionado ligado. O piloto só se recuperou totalmente em fevereiro de 1985.
Senna
estava na pole-position e precisava do primeiro lugar no GP do Japão
para conquistar o título de 1988. Mas, logo na largada, ele confundiu as
marchas e caiu para 16º lugar. Começou, então, a maior
atuação do piloto na F1. Debaixo de chuva e num ritmo alucinante, Senna
foi ultrapassando seus adversários. Até deixar o principal concorrente,
Alain Prost, para trás. Era a vitória, o título e a consagração de um
novo mito.
Senna quase correu na Fórmula Indy.
No final de 1992, sem renovar com a McLaren e sem acertar com a
Williams, o piloto viajou em Emerson Fittipaldi até Phoenix, no Arizona.
Andou num circuito misto, com um Penske. Depois, no entanto, assinou
com a McLaren e continuou na Fórmula 1.
Ayrton Senna dizia que falava com Deus quando fazia a curva Eau Rouge, no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Em março de 1995, o capacete que Ayrton Senna usou ao conquistar seu primeiro título de Fórmula 1 (1988) foi a leilão. O lance vencedor foi de 45 mil dólares e o capacete tinha os autógrafos de Senna e Xuxa.
No momento de choque durante o acidente que tirou a vida de Senna, os comissários de prova do circuito de Ímola descobriram uma bandeira da Áustria no interior do carro destruído do piloto brasileiro. Era uma homenagem a Roland Ratzenberger, que morreu um dia antes, nos treinos para o GP de San Marino.
Com problemas de câmbio e só com a sexta marcha
nas últimas sete voltas, Ayrton Senna conseguiu sua primeira vitória em
um GP do Brasil em Interlagos em 1991. Após a chegada, o choro do
tricampeão era um misto de alegria e muita dor, pelo esforço de guiar o
carro com apenas uma marcha.
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