A figura do anti-herói, não raro, encanta as pessoas e as fazem admirar quem, na verdade, deveria pagar pelos atos desonestos e malfeitorias. Acontece que fenômenos como esses são comuns e se repetiram ao longo da história, especialmente com ladrões e assassinos que se destacaram, durante muito tempo, na imprensa. Pessoas que saíam armadas nos jornais eram "febre" e faziam com que edições inteiras dos periódicos se esgotassem em poucas horas.
Isso, de uma forma diferente, ainda acontece nos dias de hoje. Vira e mexe lá estamos nós, torcendo para que alguém, que teoricamente está do lado do "mal", vença alguma disputa ou escape da cadeia (vide o caso de alguns políticos, que até conseguiram doações para o pagamento de suas fianças, recentemente). O caso é controverso, mas como muitos foram os exemplos que ocorreram ao longo dos anos, vale a pena documentar. É por isso que o Fatos Desconhecidos trouxe essa lista hoje. Confira:
1. Dick Turpin (1705-1739)
Antes de se tornar um fora da lei, ele tentou ser um homem de bem, na Inglaterra. Dick Turpin, inicialmente, seguiu os passos do pai e trabalhou como açougueiro por alguns anos. Mas, no início da década de 1730, Dick se juntou a uma gangue que roubava cervos. Depois "evoluiu" para assaltante, assassino e, principalmente, ladrão de cavalos.
O último crime, aliás, era sua especialidade, mas acabou custando seu pescoço, em 1739. Sua execução o tornou uma lenda do crime e foi tema de baladas e de peças populares durante os séculos 18 e 19.
4. Billy the Kid (1859-1881)
Seu nome de nascimento era William Henry McCarty e só foi descoberto em um obituário, publicado na semana de sua morte, aos 21 anos. O fato é que a fama desse assassino se estendeu muito além das fronteiras do Velho Oeste e as pessoas conheciam (e temiam) seu maior feito: um assassinato para cada ano de vida.
Mas, a verdade é que tudo isso era invenção das pessoas. Billy teria matado menos de dez vítimas ao longo de sua curta vida. Sua fama, no entanto, teve início quando o pistoleiro começou a roubar, ainda na adolescência. Foi nessa época que o crime se tornou seu meio de vida, especialmente quanto ao roubo de cavalos e de gado. Billy chegou a ser condenado à forca pela morte de um xerife, mas conseguiu fugir da prisão. Entretanto, sua esperteza não o levou muito longe: em 1881 foi morto por um tiro do xerife Pat Garrett.
5 e 6. Butch Cassidy (1866-1908) e Sundance Kid (1867-1908)
Butch Cassidy, fora do crime, era Robert LeRoy Parker e trabalhou em ranchos e açougues. Chegou a ser preso em 1894, por acusações de roubo de cavalos. Mas foi só depois de cumprir dois anos na prisão que Cassidy que passou a se dedicar à vida criminosa, que lhe garantiu notoriedade. Ele, inclusive, foi um planejador exímio de assaltos a bancos e trens, com a gangue Wild Bunch, onde conheceu seu parceiro Sundance Kid.
Sundance, que também havia nascido com outro nome (Harry Alonzo Longabaugh),
cruzou com Butch depois que o ex-açougueiro saiu da prisão. A gangue que formaram era conhecida por usar pouca violência e pela eficiência de seus assaltos. Em 1901, com a polícia americana toda à sua procura, a dupla fugiu para a Argentina e, depois, para a Bolívia. Dizem que os bandidos foram executados em um tiroteio, em 1908, mas os detalhes da morte dos criminosos nunca vieram à tona.7. John Dillinger (1903-1934)
Foi a partir daí que o FBI, liderado por J. Edgar Hoover, promoveu uma caçada criminoso. John, então, acabou sendo morto a tiros, em 1934.
8 e 9. Bonnie (1910-1934) e Clyde (1909-1934)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Evite usar palavras obcenas, obigado