Saiba mais sobre a origem dos nomes em determinados produtos:
Creme Nivea
Foi
criado em dezembro de 1911 pela farmácia de manipulação do doutor Oskar
Troplowitz, que descobriu como unir água e óleo para hidratar a pele. O
Eucerit, retirado da lanolina e combinado com óleos, água, compostos de
glicerina, ácido cítrico e essências de rosas e lírios, formava o
creme. “Branco como a neve”, foi batizado de Nívea e era comercializado
numa latinha amarela. A embalagem ganhou a cor azul com letras brancas
em 1925. Depois da Segunda Guerra Mundial, a marca Nívea foi
expropriada. A partir de 1952, a empresa Beiersdorf iniciou uma longa
jornada pelos países para readquirir os direitos sobre a marca.
Cotonetes
A
idéia de uma haste com a ponta de algodão foi lançada nos Estados
Unidos pela Johnson & Johnson em 1921. No começo, o Wooden
Applicator, uma haste de madeira com algodão em apenas uma das pontas,
tinha o seu uso restrito a hospitais, na aplicação de remédios. Em 1947,
o sucesso do produto fez a Johnson & Johnson lançar o Johnson’s
Cotton Tipped Applicator, disponível para venda direta ao consumidor e
indicado para o público infantil. Em 1963, as hastes foram mudadas de
madeira para plástico.
Channel Nº5
A
partir do seu primeiro emprego, numa loja de chapéus, a francesa Coco
Chanel abriu as suas próprias lojas, tornando-se numa das mais
importantes estilistas do mundo. O Chanel nº 5 é elaborado com uma
mistura de 60 fragrâncias. O 5 era o seu número da sorte, tanto que Coco
apresentou o produto no dia 5 de maio de 1921. Mas foi Marilyn Monroe
quem tornou o perfume um sucesso. Ao ser entrevistada, perguntaram o que
vestia para dormir. Marilyn respondeu: “Apenas algumas gotas de Chanel
nº 5″.
Canivete Suíço
Sabendo
que o exército do seu país importava canivetes alemães, Karl Elsener
abriu a sua fábrica em 1884. Os seus primeiros canivetes Victorinox
foram entregues aos soldados suíços em outubro de 1891. Colocou o brasão
do país para diferenciá-los dos alemães e batizou o produto
homenageando os seus pais, Victor e Victoria. Para ampliar o negócio e
atrair utilizadores mais refinados, Elsener aperfeiçoou o canivete e,
assim, surgiram os modelos com ferramentas: abre latas, chave de fendas,
punção e saca-rolhas, serrote, alicate, abre garrafas, palito de
dentes, pinça, gancho de pesca, lente de aumento e até uma pequena
bússola. O produto popularizou-se depois da Segunda Guerra Mundial, com
as unidades militares americanas. Hoje, a linha para oficiais tem 100
diferentes combinações.
Caneta Bic
Marcel
Bich, depois de trabalhar numa empresa de tintas durante a Segunda
Guerra Mundial, em 1949, comprou uma pequena fábrica de canetas
esferográficas. As canetas vazavam tinta e sujavam os dedos, mas faziam
sucesso, e Bich decidiu investir no produto. Procurou o seu inventor,
Ladislao “Laszlo” Biro, comprou a patente e iniciou a fabricação da
caneta Bic, cujo modelo é praticamente o mesmo até hoje. Atualmente, são
vendidas 10 milhões de canetas por dia.
Barbie
A
boneca mais famosa do mundo, lançada em 1958, foi inspirada em Barbie
Handler, filha da americana Ruth Handler, fabricante de brinquedos. Ruth
achava as caras das bonecas da época infantis demais e desenhou a
Barbie com um ar mais adulto. Ao lado do marido Elliot, que fabricava
casas de bonecas, em 1945 ela fundou a fábrica de brinquedos Mattel.
Desde o seu lançamento, a boneca já vendeu mais de um bilhão de
unidades. Se todas elas fossem colocadas em pé, umas sobre as outras,
dariam mais de sete voltas ao redor da Terra. A cada dez segundos, uma
boneca Barbie é vendida no mundo. Ken, o namorado de Barbie, de 1961,
também foi inspirado no filho do casal.
Kellogg’s
Em
1860, os Adventistas do Sétimo Dia que foram para Battle Creek,
Michigan, formaram uma comunidade que ficou famosa pelo seu estilo de
vida e alimentação saudável. O adventista John Harvey Kellogg, depois de
estudar medicina, voltou a Battle Creek e tornou-se diretor do centro
de saúde. Percebeu, então, que as refeições vegetarianas eram muitos
leves e os pacientes partiam após curta estadia. Kellogg e o seu irmão,
Will Keith, começaram a criar novas e saborosas formas de alimentos.
Preparavam no vapor e na pressão vários tipos de grãos e, assim, criaram
uma variado menu vegetariano. No entanto, ainda faltava um pão de grãos
integrais com pouco amido. Após muitas experiências, chegaram
acidentalmente aos flocos de trigo. Depois surgiram os flocos de arroz e
os de milho (corn flakes). O tigre Tony, símbolo dos Kellogg’s, foi
criado em 1952 pela agência de publicidade americana Leo Burnett.
Jacuzzi
A
Jacuzzi foi fundada no início do século XX por 7 irmãos, imigrantes
italianos que se instalaram nos Estados Unidos. A empresa era
bem-sucedida fabricando hélices de avião e bombas de irrigação para
agricultura. Em 1956, uma pessoa da família precisou de um tratamento de
hidroterapia. Os engenheiros da Jacuzzi adaptaram uma dessas bombas
para ser usada numa banheira. E Roy Jacuzzi viu aí um bom negócio e
colocou as banheiras de hidromassagem no mercado em 1968.
Harley-Davidson
Foi
de um barracão na cidade de Milwaukee, Estados Unidos, em 1903, que
saiu a primeira moto batizada com o sobrenome dos seus criadores: o
desenhista William Harley e o engenheiro Arthur Davidson. E era preciso
pedalar para pegar. Para a Primeira Guerra Mundial, a empresa recebeu do
exército americano a encomenda de 20 mil unidades, algumas com
metralhadoras. Na Segunda Guerra Mundial, voltou à luta: 90 mil
motocicletas de 750 cilindradas serviram as forças americanas.
Gillette
King
Camp Gillette, em 1895, percebeu que para se barbear, apenas era
necessária a ponta da lâmina da navalha. Pensou então em fabricar uma
lâmina de aço pequena e descartável. Os industriais não acreditavam ser
possível fazer uma lâmina pequena, de bom corte e barata a ponto de ser
deitada fora depois. Com a ajuda do mecânico William Nickerson,
resolveram os problemas técnicos. Assim surgiu a Gillette Safety
Company, em 28 de setembro de 1901. A produção começou em 1903 e no
primeiro ano foram vendidos 51 aparelhos e 168 lâminas. Os negócios
dispararam em 1905. Durante a Primeira Guerra Mundial, o governo
americano encomendou 3,5 milhões de aparelhos e 36 milhões de lâminas
para os seus soldados. Nessa época, a empresa já vendia 1 milhão de
aparelhos e 120 milhões de lâminas por ano. A Gillette lançou o conceito
de 2 lâminas paralelas em 1971 e o Sensor, em 1990.
Farinha Láctea Nestlé
Em
1867, Henri Nestlé, um químico alemão que morava em Vevey, na Suíça,
descobriu um mercado emergente: o dos alimentos infantis. Começou a
fabricar uma farinha nutritiva para crianças, à base de cereais e leite:
a Farinha Láctea Nestlé. O nome Nestlé, em alemão, significa “pequeno
ninho”. E foi justamente esse o símbolo da empresa, porque traduz o
carinho da mãe com os filhos. A Nestlé, é a maior indústria alimentícia
do mundo.
Fanta
Em
1941, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a fábrica alemã da
Coca-Cola deixou de receber o xarope usado no preparo do refrigerante,
os donos da fábrica tiveram de ir à procura de novos ingredientes e
inventaram a Fanta. O nome, escolhido pelos empregados da empresa, foi
tirado da palavra fantástica, que é parecida em muitas línguas. Entre
1945 e 1955, a marca Fanta foi usada apenas para não perder o registro.
Só foi ressuscitada de verdade para o lançamento de um refrigerante de
laranja criado pela Coca-Cola italiana em abril de 1955. Fez sucesso e
foi conquistando o mundo, chegando aos Estados Unidos em 1959.
Donuts
Em
1946, os donuts do americano William Rosenberg faziam tanto sucesso que
o horário do lanche das indústrias da região da Nova Inglaterra passou a
ser ajustado ao seu itinerário. Para facilitar o consumo, o donut vinha
envolto no açúcar e o café simples, sem açúcar, era servido numa
caneca. Todos os clientes mergulhavam o doce no café antes de
saboreá-lo. Os clientes satisfeitos insistiram para que ele abrisse uma
loja. E assim formou-se a grande rede. As rosquinhas foram criadas no
século XVI por padeiros holandeses, mas ainda não tinham o tradicional
furo no meio. Isso só apareceu em 1847, criado pelo marinheiro americano
Hanson Gregory. Essa criação valeu-lhe uma placa de bronze na sua
cidade natal, Rockport.
Danone
Em
1919, o espanhol Isaac Carasso começou a fabricar iogurte com leite
fresco num pequeno galpão depois de ouvir falar dos benefícios do
alimento. Batizou-o de Danone, as primeiras letras do nome do filho,
Daniel, unidas à palavra inglesa one, pois o menino era o primogénito. O
negócio prosperou por Espanha e, em 1932, Daniel Carasso montou uma
fábrica em França. Daniel era judeu, e, quando estourou a Segunda Guerra
Mundial, foi obrigado a exilar-se nos Estados Unidos. Lá fundou a
Dannon Companny. Nesse período, as fábricas francesa e espanhola tinham
ficado com pessoas de confiança e, quando Daniel voltou à Europa, em
1952, reassumiu o controle.
Playboy
Em
1953, aos 27 anos, o americano Hugh Hefner era diretor de circulação da
revista Children’s Activities. Ele acreditava que havia mercado para
uma revista de jovens adultos, mas as publicações masculinas eram sobre
caçadas, armas, carros, etc., e ignoravam os assunto que mais preocupava
os homens: mulheres. Por 500 dólares, comprou os direitos de fotos que
Marilyn Monroe tirou para um calendário no início de carreira, emprestou
dinheiro com amigos e parentes e criou uma revista. O nome seria Stag
Party (em português, farra) e o símbolo, um veado a fumar e à espera de
uma companhia feminina. Na véspera do lançamento, porém, Hefner
descobriu que havia uma publicação com esse nome. Pensou em vários
outros – Top Hat, Bachelor, Gentlemen – até que um amigo sugeriu
Playboy, nome de uma fábrica de carros falida. E Hefner encomendou ao
desenhista Arthur Paul uma nova mascote. O coelho foi adoptado e hoje é
uma marca mundialmente conhecida. Em outubro de 1953, dos 69.500
exemplares do primeiro número, 54.175 foram vendidos.
Ovomaltine
O
químico suíço Georges Wander pesquisava de um complemento alimentar
nutritivo e forte e interessou-se pelo extrato de malte, obtido da
cevada. A sua morte fez com que o seu filho, Alberto, continuasse as
pesquisas. Em 1904, Alberto Wander criou a fórmula do Ovomaltine, com
extrato de malte de cevada, ovos, leite integral, cacau, vitaminas e
sais minerais. Dois anos depois, começou a produzi-lo na cidade de
Berna.
Nescafé
Nos
anos 30, houve uma superprodução de café e os preços do produto no
mercado internacional desceram bastante. O Brasil, o maior produtor da
época, entrou numa crise séria. Entre 1931 e 1938, foram destruídas 65
milhões de sacas de café. Então as autoridades brasileiras sugeriram que
a Nestlé, que já fabricava leite em pó, desenvolvesse um café solúvel.
As pesquisas de Hans Morgenthales levaram 7 anos e o seu grande mérito
foi descobrir que se deveria acrescentar hidratos de carbono à
matéria-prima para manter o aroma do café. A produção de Nescafé foi
iniciada em 1939.
McDonald’s
Ray
Kroc vendia multimixers, máquinas que batiam 6 milk-shakes de uma só
vez. Em 1954, ele foi conhecer um pequeno drive-in de hambúrgueres que
precisava de 8 dos seus multimixers de uma só vez. Era o estabelecimento
dos irmãos Dick e Maurice McDonald, onde as pessoas faziam fila para
comprar um hambúrguer por 15 centavos ou uma porção de batatas fritas
por 10 centavos. Krok imaginou que se os McDonald abrissem mais 10
estabelecimentos, ele poderia vender 80 multimixers. Os irmãos já tinham
vendido franquias, mas muitas não mantinham os padrões e prejudicavam a
imagem do estabelecimento. Mesmo assim, Kroc convenceu-os a abrir novas
lojas. Partiu para Chicago com uma planta do restaurante, uma receita
para as batatas fritas e um contrato que lhe dava permissão para
encontrar novos locais para as filiais. Uma das únicas exigências era a
de que todos os restaurantes deveriam ter a aparência exacta daquele de
San Bernardino. A primeira loja, aberta em abril de 1955, em Des
Plaines, Illinois, foi um grande sucesso. Em 1957, eram 37
estabelecimentos. A dedicação de Kroc aos estabelecimentos era total, e
logo se cansou da letargia dos irmãos McDonald. Comprou a companhia com
2,7 milhões de dólares vindos de um investidor.
Na
década de 60, os estabelecimentos ganharam lugares para se sentar. O
sistema drive thru apareceu no início dos anos 70. Ronald McDonald,
símbolo da rede, foi criado em 1963.
Levi’s
Levi
Strauss chegou aos Estados Unidos em junho de 1847. Foi trabalhar para
os seus irmãos mais velhos, vendendo tecidos e objectos domésticos em
Kentucky. Dois anos depois, partiu para a Corrida do Ouro, na
Califórnia. Vendeu todos os seus pertences, mas não conseguiu
desfazer-se de uns rolos de lona. Quis vendê-los como material para
tendas ou para cobrir carroças, mas as pessoas queriam calças
resistentes. Em 1850, contratou um alfaiate e transformou a sua lona em
macacões, que foram vendidos rapidamente. Logo abriu uma pequena
confecção de calças em San Francisco. E quando Levi trocou a lona pelo
serge de Nimes (tecido de Nimes), mais resistente e durável, tingiu-o
com índigo. Os americanos, que chamavam o tecido de denim, passaram a
chamar a calça de Levi’s blue denim ou blue jeans. Na década de 1860, o
alfaiate Jacob Davis colocou rebites para reforçar os bolsos que se
rasgavam. Levou a bem-sucedida ideia para Levi e tornaram-se sócios. O
número 501 marcava o lote de tecido das primeiras calças jeans de que o
mundo teve notícia. Por isso, o modelo foi chamado de Levi’s 501.
Lego
O
carpinteiro dinamarquês Ole Kirk Christiansen começou a fabricar, em
1932, carrinhos de madeira artesanais para o seu filho, Godtfred. Depois
passou a fazer brinquedos desmontáveis até criar, em 1942, as primeiras
pecinhas de plástico para encaixar. A palavra Lego vem da expressão leg
godt, que significa “bem jogado”.
Lacoste
Em
1927, o tenista francês René Lacoste foi o principal responsável pela
primeira vitória francesa na Taça Davis e coleccionou títulos nos
famosos torneios de Roland Garros, Wimbledon e Forrest Hills. Ele usou a
figura de um crocodilo como brasão num blazer azul-marinho e numa
camisa de mangas curtas, com gola e botões que iam até ao pescoço,
desenhados por ele mesmo. O uniforme inusitado apareceu pela primeira
vez no Torneio Aberto dos Estados Unidos. Dois anos depois, ele
abandonou os courts por causa de uma tuberculose e dedicou-se totalmente
aos negócios da sua marca.
Kodak
O
americano George Eastman, inventor do filme em rolo, revolucionou o
mercado em 1888 criando uma máquina fotográfica simples, leve e barata.
Ela foi baptizada de kodak, nome curto e fácil de ser pronunciado em
qualquer língua. Ao terminar o filme, o cliente deveria levar a máquina
até ao local em que a havia comprado para que ele fosse retirado. As
fotos eram reveladas e entregues em 10 dias. Com o slogan “Aperte o
botão que nós fazemos o resto”, 90 mil máquinas kodak foram vendidas no
primeiro ano.
Kleenex
Quando
houve falta de algodão no mercado, em 1914, a Kimberly-Clark,
fabricante de papel, criou um substituto macio e absorvente: o
cellucotton. Durante a Primeira Guerra Mundial, foi bastante usado como
filtro para máscaras de gás e em hospitais e pronto-socorros dos Estados
Unidos e da Europa. Com o fim da guerra e da escassez do algodão, a
Kimberly-Clark procurou novas maneiras de vender a sua criação. Em 1929,
lançaram os lenços de papel Kleenex com a caixa pop up (ao puxar uma
folha, parte da próxima sai da caixa). Uma pesquisa indicou que, em vez
de usarem os lenços para remover cremes e maquilhagem, as pessoas
usavam-nos como lenço de nariz. A publicidade do Kleenex foi mudada e o
seu slogan dizia: “Não ponha um resfriado no seu bolso”.
Relógios Swatch
Os
engenheiros Elmar Mock e Jacques Muller procuraram Ernst Thomke,
director-gerente da companhia de relógios ETA, na Suíça, para apresentar
o primeiro protótipo de um relógio de plástico. Era 1 de julho de 1980.
Naquela época, a indústria de relógios suíça atravessava uma séria
crise por causa dos fabricantes asiáticos, que ofereciam relógios a
preços baixos. Em 1 de março de 1983, o Swatch (abreviatura de Swiss
watch, relógio suíço) foi lançado. Era um relógio de alta precisão e
qualidade, à prova de água e choque, por um preço bastante acessível.
Ray-Ban
Conta-se
que os óculos escuros foram inventados pelos chineses no século XIII. A
Bausch & Lomb, primeira empresa óptica americana, foi fundada em
1850 por dois amigos, J.J. Bausch e H. Lomb. Em 1920, a Força Aérea dos
Estados Unidos fez uma encomenda: produzir uma protecção ocular para os
seus pilotos de caça, que enfrentavam sérios problemas de visibilidade.
Depois de dez anos de pesquisa, apresentaram óculos com lentes verdes,
que reflectiam os raios solares. Somente em 1936 a novidade foi
baptizada de Ray-Ban e começou a ser vendida ao grande público
Rolls-Royce
Rolls-Royce,
o carro mais cobiçado do mundo, surgiu da união entre o mecânico Henry
Royce e o aristocrata Charles Stewart Roll, vendedor de automóveis.
Henry projetou um carro revolucionário e convenceu Charles a conhecê-lo.
Era maio de 1904. Na oficina de Henry, Charles não gostou do motor de 2
cilindros até perceber que o carro era silencioso. Depois de um
passeio, Charles fez a proposta: criaram a Rolls-Royce, assegurando o
direito de exclusividade na venda de toda a produção. A parceria durou 6
anos. Charles morreu num acidente de avião em 1910. Depois da morte de
Henry, em 1933, a plaqueta com as letras RR que identifica a marca
passou a ter fundo preto, em vez do vermelho original. A estatueta A
Dama Voadora, que fica na frente do carro, foi criada em 1910 pelo
escultor inglês Charles Sykes
Post-It
Em
1968, Spencer Silver, cientista da 3M, pesquisava um adesivo muito
aderente, quando alguma coisa deu errada. O resultado foi um adesivo
fraco, que aderia levemente à superfície em que era colocado. Silver
espalhou a notícia na esperança de encontrar alguém que pudesse utilizar
o seu invento. Enquanto isso, Art Fry, outro químico da 3M e membro de
um coro de igreja, não conseguia manter presas as tiras de papel que
utilizava para marcar as páginas das músicas. Lembrou-se então do
adesivo descoberto pelo colega. Os dois perceberam que haviam descoberto
um conceito totalmente novo em blocos de recados. Enquanto o adesivo
era aperfeiçoado, Art Fry enviava amostras às secretárias e executivos
da 3M. Todos solicitavam mais. Em 1980, os blocos de recados Post-it
chegaram ao mercado.
Polaroid
O
físico americano Edwin Land estava a tirar fotos à filha de 5 anos,
quando ela perguntou: “Porque é que não podemos ver estas fotos agora?”
Ele percebeu que aquele era o mesmo desejo de muitos fotógrafos
amadores. Desse modo, em 1948, ele criou a máquina Polaroid, capaz de
produzir fotos instantâneas sem o negativo sair do aparelho. O negativo é
revelado com produtos químicos libertados logo que a foto é tirada.
Eles transportam sais de prata para uma folha de papel 10 segundos
depois do clic.
Playmobil
Hans
Beck, chefe de criação da Geobra-Brandstatter, da Alemanha, recebeu em
1970 a missão de criar um brinquedo totalmente inovador. Depois de 4
anos de investigação, apresentou os pequenos personagens da família
Playmobil, produzidos num plástico bastante resistente, que
transformaram a empresa no maior fabricante de brinquedos do país.
Pizza Hutt
A
cadeia americana foi criada pelos irmãos Dan e Frank Carney, no Kansas,
em 1958. A primeira loja parecia uma cabana – ou, em bom inglês, hut.
Grande parte dos restaurantes segue o padrão do telhado vermelho, o
símbolo da empresa que faz lembrar a cabana dos velhos tempos. A Pepsi
comprou o negócio em 1978.
Pepsi
O
americano Caleb Bradham, farmacêutico de New Bern, na Carolina do
Norte, em 1898, criou um refrigerante chamado Brad’s Drink. Segundo o
inventor, a bebida era revigorante, rejuvenescedora e ajudava na
digestão. O novo nome, Pepsi-Cola, veio dos seus principais ingredientes
(pepsina e nozes de cola). Foi usado pela primeira vez em 28 de agosto,
mas Bradham só registrou a marca em 1902.
Parmalat
O
italiano Calisto Tanzi tinha 21 anos quando o seu pai morreu e ele foi
obrigado a cuidar da fábrica de presunto da família, em Collechio. Até
que resolveu inovar e investir no leite. Criou a marca Parmalat em 1962:
juntou o nome de sua cidade natal (Parma) com a palavra leite (latte,
em italiano).
Parker
George
Parker, jovem professor de telegrafia de Wisconsin, EUA, criou um novo
modelo de caneta em 1888. A revolucionária Parker 51, com a pena
embutida, que fazia a tinta secar no instante em que tocava o papel.
Durante 1940, a Parker americana decidiu testá-la no mercado brasileiro
antes de soltá-la para o resto do mundo. Cinco anos depois, seria com
uma delas que o general Eisenhower assinaria a aceitação da rendição
alemã na Segunda Guerra Mundial.
Singer
O
americano Isaac Merritt Singer entrou para a história em Boston no ano
de 1852: foi o primeiro a produzir e comercializar uma máquina de
costura de uso doméstico. Ao observar algumas máquinas em ação, Singer
propôs substituir a agulha curva por uma reta e fazer a laçadeira
mover-se em vai-e-vem (e não em círculos). A grande vantagem da máquina
de Singer era permitir costuras em qualquer sentido, não só em linha
reta.
Rolex
Em
1905, depois de estágios em relojoarias da Suíça, o alemão Hans
Wilsdorf fundou com seu cunhado a Wilsdorf & Davis. Sediada em
Londres, a empresa montava e distribuía relógios com mecanismos suíços.
Menos de um ano depois, a Wilsdorf & Davis passou a produzir
relógios de pulso. Em 1908, Wilsdorf baptizou os seus relógios de Rolex,
nome facilmente pronunciável em todas as línguas europeias. Somente em
1925, depois de uma grande campanha publicitária, ele lançou a
“coroinha”, logotipo do Rolex. O Rolex Datejust, de 1945, foi o primeiro
relógio de pulso a exibir datas no mostrador.
Sadia
A
marca foi criada por seu fundador Attilio Fontana. O primeiro
frigorífico se situava na região de Concórdia, no Estado de Santa
Catarina. O nome foi composto a partir das iniciais SA de “Sociedade
Anônima” e das três últimas letras da palavra “Concórdia”, DIA, a partir
daí SADIA se tornou marca registrada em 1947.
Teflon
O
teflon, foi descoberto quando se abriu um caminhão que transportava
tetrafluoretileno, uma substância gasosa refrigerante, e se percebeu que
não havia mais gás algum escapando de dentro do tanque. Um químico da
indústria americana Du Pont, depois de determinar que não houvera falha
na válvula do tanque, resolveu por curiosidade serrar o tanque e
investigar seu interior. Descobriu então que se formara um pó branco
ceroso, resultado da combinação das moléculas do tetrafluoretileno, num
processo de polimerização. Através de análises posteriores, descobriu-se
que este novo polímero tinha propriedades notáveis. Era inerte a
ácidos, álcalis e calor e extremamente escorregadio. Por estas
propriedades, o produto foi aprimorado e passou ser empregado em
diversos segmentos da indústria.
Sutiã
Foi
uma nova-iorquina quem criou o moderno sutiã em 1913. Cansada de
corpetes de ossos de baleias e dos espartilhos, Mary Phelps Jacob, com a
ajuda de sua empregada francesa, montou sua invenção usando dois lenços
e fitas cor-de-rosa. Criou uma peça macia e que sustentava os seios com
firmeza, o protótipo do sutiã moderno.
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