segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

OITO ORGÃOS DO CORPO HUMANO, QUE VOCÊ PODE VIVER SEM ELE.

1- Apêndice
Apendice-600x291
O apêndice não é o mais vital dos órgãos, mas o que acontece é que apesar de não ter nenhuma função aparente, o apêndice serve para algo muito desvantajoso que é a tal da apendicite,que só nos EUA mata 250.000 pessoas por ano. Então não é tão incomum você conhecer uma pessoa ou outra que já retirou o órgão.


2- Amígdalas

Amigdalas-600x348
As amígdalas são famosas por serem removidas assim que dão inflamam, isso porque apesar delas protegerem a vias respiratórias elas não possuem uma função assumida depois que a pessoa passa dos 3 anos de idade. Então a partir desse momento, quando a pessoa começa a ter vários casos de inflamação é indicado remove-las.

3- Órgãos Reprodutores

destaque-348990-penis21-600x346
Acredite é completamente possível viver sem seus órgãos sexuais, como testículos, ovários, útero e tudo mais, isso porque a função desses órgãos é meramente reprodutivo e sexual, pois a falta deles não impede o indivíduo de urinar por exemplo.

4- Bexiga

orgaos
Pode parecer estranho mas desde 2006 engenheiros de tecidos foram capazes de produzir uma bexiga artificial a partir de células do órgão original do paciente. Várias pessoas já receberam as bexigas artificiais, e em fase beta nem todos os corpos de fato tiveram 100% de aceitação, mas atualmente é completamente possível fazer o transplante.

5 - Estômago

estomago_2
Atualmente em casos sérios como quando se tem câncer de estômago, o órgão já pode ser completamente removido, isso porque o esôfago que é o tubo que liga as rotas de alimento da boca ao estômago é redirecionado para se conectar diretamente ao intestino.
Uma parte do intestino delgado é alargado criando assim um estômago falso. Não é um processo simples e nem muito saudável mas é completamente viável caso preciso.

6- Rins

sistema-urinario-rins-1391453551471_956x500
Não é muita novidade que é possível se viver sem um dos rins, já até ouvimos casos de irmãos que doaram o órgão ou até mesmo casos menos nobres onde algumas pessoas de classe muita baixa acabam vendendo o órgão.
Pessoas que sofrem com problemas no rins seja ele qual for, devem passar semanalmente pelo processo chamado hemodiálise, onde o sangue é completamente filtrado artificialmente, o procedimento é longo e desconfortável, mas atualmente já existe um aparelho que faz o mesmo processo porém é do tamanho de um cinto e te permite continuar em casa.

7- Fígado

Os-melhores-alimentos-para-desintoxicar-o-fígado
Não é incomum os transplantes de fígado, até porque como muita gente sabe o órgão tem a incrível habilidade de se regenerar, os médicos podem retirar parte do fígado de um doador e utiliza-lo para substituir o fígado doente de um paciente. Mas não abuse, o fígado não é imortal, há casos onde não é possível recuperar o órgão.

8- Cérebro
Pode parecer mentira, mas sim, é possível viver sem uma parte do cérebro, mas estamos falando aqui sobre operações radicais, ou seja, cirurgias onde é preciso remover um dos hemisférios ou não haverá chance do paciente sobreviver.
É possível portanto surpreendentemente viver bem com metade do órgão,no entanto existe consequências reais a longo prazo, como a perda dos movimentos e da visão do olhos que se encontra no lado oposto do hemisfério que foi removido. Em outras palavras se o lado esquerdo do seu cérebro é retirado, você poderá perder seus movimentos do lado direito do corpo assim como a visão.

Fonte: Ultra Curioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite usar palavras obcenas, obigado