Os
piores líderes foram aqueles descritos como arrogantes. Aliás, a
arrogância não torna apenas os chefes insuportáveis, qualquer pessoa que
tenha esse defeito torna-se repugnante. Outras qualidades que levam à
antipatia de um funcionário pelo seu supervisor são:,
Ser manipulador, emocionalmente instável, pouco gerenciador, passivo-agressivo, desconfiado.
Os
bons chefes, pelo contrário, foram referidos como confiáveis,
responsáveis, inspiradores, sensíveis e capazes de se manterem calmos
sob pressão. Uma das informações do estudo foi reveladora, ou seja, o
trabalhador médio não trabalharia outra vez com muito mais da metade dos
seus antigos patrões, o que quer dizer que não existem muitos bons
chefes no mercado. Pesquisas anteriores mostraram que a maioria dos
líderes falha em sua função. Por este motivo, Natalie Tracy, diretora de
marketing da Hogan Assessment Systems, disse que é muito importante entender o que faz os funcionários gostarem dos seus gerentes ou desprezarem-nos.
“Má liderança provoca engajamento reduzido e até mesmo problemas de saúde entre os funcionários”, disse Natalie. “Com
uma melhor compreensão do que separa os bons líderes dos ruins, as
organizações e empresas podem avaliar e decidir quem fica no comando”.
No entanto, independentemente de quem está no comando, a pesquisa
apontou que os funcionários consideram importante gostar do chefe e
acham essencial que o chefe também goste deles. Ou seja, está na hora de
mudar a imagem de “vilão autoritário” dos chefes para outra mais
moderna inteligente.
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