quinta-feira, 14 de março de 2013

Como fazer o auto-exame da mama

O auto-exame da mama é importante para se conseguir detetar precocemente eventuais sintomas de cancro.
Ao fazer regularmente o auto-exame aumenta significativamente as suas possibilidades de poder curar um temido cancro da mama, pois este é detetado a tempo de tomar as medidas necessárias para a sua cura.
A prevenção é, por isso, um meio eficaz de o combater, não podendo ser descurada em caso algum, sobretudo se existirem indícios de factores de risco.
O auto-exame deve ser feito sempre na mesma altura do mês, de preferência logo após o período menstrual ou, se tiver atingido a menopausa, no primeiro dia de cada mês.

Como fazer o auto-exame da mama

  1. Coloque-se em frente a um espelho, com os braços caídos ao longo do corpo (imagem 1), e observe os seios. Verifique as dimensões e configuração de cada um dos seios. Se lhe parecer que o peito está diferente ou tem alguma anomalia, consulte imediatamente um médico.
  2. Coloque as mãos sobre a cabeça. De seguida, examine os mamilos, tendo em atenção se algum se encontra demasiado saliente ou voltado para cima. Analise se tem sinais de hemorragia.
  3. Levante os braços no ar (imagem 2). Verifique se ambos os seios sobem de igual forma e se um não está mais descaído que o outro. Repare também se existem veias invulgarmente salientes ou erupção cutânea.
  4. Coloque as mãos nas ancas e comprima-as. Examine os seios enquanto faz força para ver se encontra alguma anomalia.
  5. Deitada, com a cabeça pousada sobre uma almofada, estenda um dos braços ao longo do corpo e palpe com a mão do outro a área junto ao mamilo. Passe os dedos sobre o seio num movimento em espiral. Pressione o mamilo e verifique se existem secreções anómalas.
  6. Palpe a região inferior do seio, assim como a zona lateral do mesmo.
  7. De seguida, coloque o outro braço acima da cabeça e repita o exame a todo o seio (imagem 3). Tenha o cuidado de não se esquecer de palpar também cuidadosamente a parte do seio que se estende em direção à axila (imagem 4).
  8. Na zona da axila, passe a mão em movimentos circulares com os dedos esticados.
Embora não seja possível evitar a formação de um nódulo no seio, a verdade é que a deteção precoce , numa fase inicial, pode fazer toda a diferença no sucesso do tratamento. Por isso, não se esqueça de todos os meses proceder a este simples auto-exame da mama, que apenas lhe irá exigir alguns minutos do seu tempo, mas que lhe pode acabar por salvar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite usar palavras obcenas, obigado