É evidente que transpiramos por inteiro – nossas mãos possuem uma quantidade comparável de glândulas sudoríparas, por exemplo – e a maior parte do nosso corpo não tem mau cheiro (as axilas são uma notável exceção -veja Como funciona o suor para obter detalhes). Então, o que há de diferente nos nossos pés? A resposta é: nossas meias e sapatos. O suor que nossos pés expelem não consegue desaparecer com facilidade no ar, como o suor de nossas mãos – ele reúne o suor de nossa pele em nossas meias. Esse ambiente úmido é favorável às bactérias. Quando você tira os sapatos, o cheiro que sai é o da excreção das bactérias coletada de seus pés, meias e sapatos.
O principal motivo pelo qual os pés de algumas pessoas (ou mais precisamente, suas meias e sapatos) ficam com mais mau cheiro que os de outras é que simplesmente elas transpiram mais. Essa é apenas uma das muitas características fisiológicas variáveis dos seres humanos. É por esse motivo também que, às vezes, os pés ficam com mais mau cheiro em determinadas ocasiões – tem a ver com o quanto se transpira.
Então, uma vez que o odor dos pés é provocado por bactérias que digerem o suor, existem duas maneiras importantes de reduzir o mau cheiro. Você pode:
- diminuir a quantidade de bactérias de seus pés
- diminuir a quantidade de suor de seus pés e de seus sapatos
- lavar seus pés com sabonete bactericida
- usar meias limpas
- não usar as mesmas meias todos os dias – deixe os sapatos 24 horas ou mais arejando antes de calçá-los novamente
- usar sapatos bem ventilados em vez de sapatos muito apertados, como botas;
- sempre usar meias, de preferência de algodão ou outro material que absorva boa parte do suor, de modo que as bactérias não possam se alimentar dele;
- mudar de meias algumas vezes por dia;
- comprar algum produto antiodor para usar nos pés e sapatos;
- aplicar antiperspirante nos pés.
Fonte: hsw (How Stuff Works)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Evite usar palavras obcenas, obigado