Ao fazer regularmente o auto-exame aumenta significativamente as suas possibilidades de poder curar um temido cancro da mama, pois este é detetado a tempo de tomar as medidas necessárias para a sua cura.
A prevenção é, por isso, um meio eficaz de o combater, não podendo ser descurada em caso algum, sobretudo se existirem indícios de factores de risco.
O auto-exame deve ser feito sempre na mesma altura do mês, de preferência logo após o período menstrual ou, se tiver atingido a menopausa, no primeiro dia de cada mês.
Como fazer o auto-exame da mama
- Coloque-se em frente a um espelho, com os braços caídos ao longo do corpo (imagem 1), e observe os seios. Verifique as dimensões e configuração de cada um dos seios. Se lhe parecer que o peito está diferente ou tem alguma anomalia, consulte imediatamente um médico.
- Coloque as mãos sobre a cabeça. De seguida, examine os mamilos, tendo em atenção se algum se encontra demasiado saliente ou voltado para cima. Analise se tem sinais de hemorragia.
- Levante os braços no ar (imagem 2). Verifique se ambos os seios sobem de igual forma e se um não está mais descaído que o outro. Repare também se existem veias invulgarmente salientes ou erupção cutânea.
- Coloque as mãos nas ancas e comprima-as. Examine os seios enquanto faz força para ver se encontra alguma anomalia.
- Deitada, com a cabeça pousada sobre uma almofada, estenda um dos braços ao longo do corpo e palpe com a mão do outro a área junto ao mamilo. Passe os dedos sobre o seio num movimento em espiral. Pressione o mamilo e verifique se existem secreções anómalas.
- Palpe a região inferior do seio, assim como a zona lateral do mesmo.
- De seguida, coloque o outro braço acima da cabeça e repita o exame a todo o seio (imagem 3). Tenha o cuidado de não se esquecer de palpar também cuidadosamente a parte do seio que se estende em direção à axila (imagem 4).
- Na zona da axila, passe a mão em movimentos circulares com os dedos esticados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Evite usar palavras obcenas, obigado