sábado, 29 de junho de 2013

PARACHOQUE DE CAMINHÃO.


Não me dê conselhos, sei errar sozinho.










POLÍTICA - AGORA O BRASIL MUDA!!




SAÚDE - A dieta mais simples (e eficaz) do mundo.


Quase toda mulher concorda que precisa emagrecer pelo menos três quilos não é mesmo? Chegar ‘lá’, no entanto, não é tarefa fácil, já que o sucesso de qualquer dieta passa não apenas pela renúncia de alimentos saborosos, mas principalmente pela alteração da rotina da pessoa que precisa emagrecer.
Há, no entanto, algumas mudanças de hábito, que podem facilitar bastante o regime e este ingrediente está disponível em qualquer torneira: água.
O consumo de água para facilitar o emagrecimento não é novidade mas foi comprovado em um estudo realizado pela professora Brenda Davy, PhD em nutrição humana e professora da Universidade Virgina Tech, nos Estados Unidos.
No estudo Davy concluiu que bastam dois copos de água antes das refeições para perder sete quilos em apenas três meses. Esta foi a média de pesos perdidos entre as pessoas que participaram da pesquisa.
Ainda de acordo com a pesquisa, a cada refeição, usando este ‘truque’ a pessoa em dieta conseguiria diminuir o consumo de 70 à 90 calorias. Por dia seriam até 300 calorias a menos, de acordo com a professora. O segredo do emagrecimento é muito simples: a água enche (e claro, engana) o estômago.
Com o estômago cheio, as pessoas sentem menos fome e com um pouco de equilíbrio, conseguem perder peso e seguir na dieta.
É importante lembrar, no entanto, que este método diminui a fome, mas não a vontade de comer. Para isso será necessário aumentar a concentração e o foco na dieta, um trabalho que dependerá de empenho, auto – estima e estímulos psicológicos internos do indivíduo.
Fonte: Veja

VOCÊ SABE - Porque a gente Sonha?


Em 1900, o austríaco Sigmund Freud causou uma revolução no estudo da mente ao publicar A Interpretação dos Sonhos. Nele, o pai da psicanálise contestava a noção bíblica de que os sonhos eram fenômenos sobrenaturais, dizendo que derivavam da psique humana. Decifrá-los, portanto, seria a chave para entender o que se passa dentro da nossa cabeça. Essas teorias foram ridicularizadas por muito tempo, mais de 100 anos depois, elas estão sendo testadas.
A primeira ideia de Freud confirmada pela ciência é a de que os sonhos seriam restos do dia. Ou seja: algo que acontece com você de dia reverbera durante os sonhos. A comprovação científica disso foi feita em 1989 por Constantine Pavlides e Jonathan Winson na Universidade Rockefeller. Ao observar cérebros de ratos, eles descobriram que os neurônios mais ativados durante o dia continuavam a ser ativados durante a noite. Do mesmo modo, os neurônios pouco ativados durante o dia tampouco eram durante a noite.
O que isso significa? “Significa, por exemplo, que, se uma pessoa teve hoje uma experiência marcante, a chance de essa experiência entrar em seu sonho é muito grande”, diz Sidarta Ribeiro, diretor de pesquisas do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN–ELS). “Se ela foi atacada por um tubarão, é provável que sonhe com tubarão. Se foi para a guerra do Iraque, nos próximos anos vai sonhar com guerra. Isso é o resto diurno levado às últimas consequências.” Mas, como em nossa vida moderna ninguém tem experiências extremas todos os dias, os sonhos acabariam sendo uma mistura simbólica de um monte de coisas, como Fruem havia previsto.
Você pode sonhar hoje com tubarão, a manhã com jacaré, depois com afogamento, simbolizando todos eles uma mesma experiência. Mas de onde viriam aqueles sonhos malucos, com cenas que você nunca viu? Para a ciência, do seu inconsciente. É lá que estão guardadas as lembranças que você adquiriu ao longo da vida. Quando você dorme e começa a sonhar, seu sono entra na fase R EM (sigla em inglês para Movimento Rápido dos Olhos). “O sono REM faz ovos mexidos com suas memórias. Ele as concatena de uma forma não comum”, diz Sidarta.
Isso acontece porque o cérebro está em altíssima atividade nessa fase, mas não tem as informações sensoriais da vigília. Não conta com cheiros, imagens, sons nem outras informações que temos quando estamos acordados. A atividade sensorial está livre e vai aonde quiser, seguindo os caminhos mais usados – que são as memórias mais fortes. Ou seja: seus sonhos com imagens aparentemente inéditas seriam apenas combinações de uma série de símbolos que você já conhece de outras experiências. Ok, mas sonhar serve para o quê?
“Tudo indica que o sonho tem a função de simular comportamentos – tanto os que levam a recompensa (os bons) como os que levam a punição (os pesadelos)”, diz Sidarta Ribeiro. “Portanto, sua função seria evitar ações que resultem em punição e procurar aquelas que levam à satisfação do desejo.” Esse processo funcionaria da seguinte forma. Imagine uma cotia. Seu pesadelo é que a jaguatirica apareça quando ela estiver bebendo água.
Assim, da próxima vez que for ao lago, essa memória voltará e ela terá mais cuidado (evitando a punição). E o sonho bom da cotia? É encontrar um campo com sementes gostosas. Portanto, se ontem ela passou num lugar que tinha sementes, seu sonho será ela voltando àquele lugar, pois talvez haja mais alimento a li amanhã (levando à recompensa). O curioso é que essa tese combina, de certa forma, com a ideia freudiana de que a função dos sonhos é a satisfação do desejo, teoria que havia se tornado motivo de chacota nas últimas décadas.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

VOCÊ SABIA? - Os bebês sabem nadar.

Uma das capas mais conhecidas do rock mundial, do álbum “Never Mind” da banda Nirvana, lançado em 1991 já intrigava os fãs por trazer um bebê dentro de uma piscina nadando atrás de uma nota de 1 dólar presa num anzol.
Mas, com exceção do bebê da capa deste álbum, as outras crianças não nascem sabendo nadar.
O que justifica que os bebês façam movimento como se soubessem que estão dentro da água? A desenvoltura é apenas aparente. Os especialistas acreditam que o tempo passado no útero da mãe, que tem água, pode influenciar a tendência dos bebês em nadar.
Os movimentos do bebê são muito mais fruto de reflexos do que resultado de uma coordenação motora suficiente para se manter e se movimentar sozinho na água.
Além disso, os bebês não nascem com força suficiente para erguer a cabeça para fora da água, nem com capacidade para controlar a respiração de forma consciente.
E os bichos?
O mesmo não acontece com um cachorro e neste caso, sim, muitos nascem sabendo nadar. A desenvoltura acontece apenas com animais adultos. Algumas espécies gostam da água e, por isso, têm mais facilidade para o nado, como a onça pintada por exemplo. Outros animais, como os macacos, passam longe da água.
Fonte: site Terra

VOCÊ SABIA? - A muralha da China é visível do espaço.

“A Grande Muralha da China é a única obra humana que pode ser vista do espaço a olho nu.” Tudo isso foi por água abaixo quando em 2004, o primeiro astronauta chinês a ficar em órbita na Terra, Yang Liwei, declarou que a Muralha da China não era visível naquelas condições.
A NASA anunciou que o que eles achavam que fosse a construção era, na verdade, o traçado de um rio entre as montanhas, tendo reconhecido publica e oficialmente que a Grande Muralha da China não é visível do espaço sem ajuda de aparelhos.

Aliás, segundo a Academia de Ciências da China (ACC), outras grandes obras, como as pirâmides do Egito ou até mesmo a hidrelétrica de Itaipu podem ser vistas do espaço de acordo com alguns fatores: as condições atmosféricas, a capacidade de interpretar as estruturas vistas da órbita terrestre e, obviamente, a localização do observador.
Fonte: www.brasilescola.com

SAÚDE - Jejuar faz bem ao nosso organismo?

De acordo com uma pesquisa, jejuar um ou dois dias evita doenças como Parkinson e Alzheimer. No entanto, existem argumentos contrários. Leia este artigo e tire as suas próprias conclusões.
Fazer jejum um ou dois dias por semana resguarda o cérebro contra doenças degenerativas como o Mal de Parkinson e de Alzheimer. A conclusão foi de uma pesquisa realizada pelo National Institute on Ageing (NIA), em Baltimore, EUA. O melhor é alternar períodos de jejum, em que se ingere praticamente nada, com períodos em que se come normalmente. É suficiente reduzir o consumo diário para 500 calorias (o que equivale a alguns legumes e chá), duas vezes por semana, para sentir os benefícios.

Jejum e coração
 
Intrigados com as baixas taxas de doenças cardiovasculares entre os mórmons, pesquisadores estudaram os exames médicos de 4.629 indivíduos entre 1994 e 2002. Pensava-se que a menor incidência de doenças cardíacas entre esses religiosos devia-se ao fato deles não fumarem, o que realmente ajuda a saúde. Mas, mesmo depois de ajustar os dados com a variável tabagismo, observou-se que, mesmo assim, os mórmons tinham uma saúde cardiovascular bem melhor do que a média das pessoas. Na segunda parte da pesquisa, 515 pacientes, com idade média de 64 anos, completaram um questionário que fazia perguntas sobre inclinação religiosa, tabagismo, jejuns, consumo de chás, café ou álcool, tempo para descanso e atividades relacionadas à caridade. Nesse grupo, os indivíduos que declararam jejuar tiveram uma quantidade menor de infartos. Mesmo dentre os indivíduos sem religião, mas que jejuavam, o efeito protetor foi observado. Apesar da pesquisa não provar de forma definitiva que o jejum melhora a saúde das artérias, ela indica que esta é uma hipótese a ser seriamente considerada. Acontece que a abstenção de alimentos ou bebidas por 24 horas reduz a exposição constante do corpo à glicose. Um dos problemas da síndrome metabólica e do diabetes é que as células beta, produtoras de insulina, ficam insensibilizadas e o jejum permite a sensibilização das mesmas. Outros estudos são ainda necessários a fim de comprovar a tese dos pesquisadores e por isto não se sugerem jejuns a todos. Há casos até em que o jejum não deve ser praticado. Tudo deve ser feito mediante orientação médica. Mas, mais uma vez, fica evidente que comer demais nunca é recomendável.

Jejum: a forma ideal de desintoxicação, diz médico
 
Embora mais associada aos rituais religiosos ou a protestos – como as greves de fome – o jejum é o meio mais eficiente de desintoxicação, de acordo com Paulo Eiró Gonsalves, médico, autor de “O que é Bom Saber”, um guia sobre alimentos, exercícios e terapias alternativas. O jejum como meio de desintoxicar o organismo pode parecer absurdo para a maioria das pessoas, além de ser considerado uma porta para distúrbios alimentares por alguns nutricionistas. No entanto, jejuar não significa parar de comer. “Requer seguir técnicas recomendadas por um médico que vão resultar em um bem-estar físico, já que estamos sempre nos intoxicando. É uma prática salutar que pode ir de 1 a 12 dias, mas sempre acompanhada dos períodos de pré e pós-jejum“, diz Gonsalves. Ele diz que o jejum de curta duração pode ser feito sem acompanhamento médico, mas não dispensa a fase pré-desintoxicação. No primeiro período, é importante eliminar a ingestão de produtos animais, como carnes, peixes, ovos e derivados. No momento seguinte, a dieta deve excluir cafés, álcool, chocolate, sal e produtos químicos – todas substâncias excitantes, além de óleos e gorduras aquecidas. Na terceira etapa, óleos crus e gorduras cruas encontradas em nozes, avelãs, amendoins e castanhas-do-pará. Em seguida, retiram-se frutas e legumes cozidos. E, na última fase, são eliminados do cardápio frutas e legumes crus. Durante o jejum pode se tomar água à vontade, além de chás e sucos. O período pós-jejum deve ser feito igual à fase pré-desintoxicação, no sentido inverso. “Essas etapas são de acordo com o período do jejum. Se jejuar durante um dia, as fases preparatória e pós-abstinência se referem a uma refeição, sendo dois dias de pré-jejum, o jejum e dois dias de pós-jejum“, ensina Gonsalves.

Argumentos contrários
 
Segundo o Dr. Adriano Segal, coordenador do ambulatório de obesidade do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas de São Paulo, o erro está em transformar uma manifestação simbólica em um processo para a melhora de saúde. Ele afirma: “Isto não procede: o jejum não purifica o organismo. Para algumas pessoas (por exemplo, diabéticas, idosas, com alguma debilitação física importante, que usam medicação com horários fixos), chega-se a contra-indicar estas práticas, mesmo no contexto religioso, devido aos riscos que acarretam para a saúde”. Para o Dr. Segal, quando há necessidade de jejum, a orientação é feita de uma maneira individualizada e de acordo com a situação específica. “O jejum não traz vantagens para o organismo e sua realização de rotina deve ser evitada, a não ser em casos específicos (realização de cirurgia que necessite de certos tipos de anestesia, coleta de exames, rituais religiosos e outros)”, ele completa.
Conclusão
         Aí estão, portanto, argumentos favoráveis e contrários à prática do jejum. Como saber quem está certo? Como quase tudo na vida, tem gente que afirma e gente que nega. Cabe a cada um de nós investigar, pesquisar, perguntar e chegar à nossa própria conclusão. De qualquer forma, fica a recomendação: não faça nada de que você não esteja absolutamente seguro.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Além de Romário, algum outro jogador está perto de chegar aos 1 000 gols?


por Marina Motomura

Não. 
O Baixinho é o único boleiro em atividade com condições de estufar a rede pela milésima vez. Até meados de fevereiro, Romário contabilizava 955 tentos. Bem atrás vem outro brasileiro, o atacante Túlio, com 572 gols. Ao lado, você confere o Top 10 dos maiores artilheiros da história. Notou que a maioria é brasileira? Os gringos estão de fora porque os números internacionais são obra da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol. Conhecida pela sigla IFFHS, a entidade é bem rigorosa: ela considera apenas os gols anotados nos campeonatos nacionais da primeira divisão - para o Brasil, a IFFHS também aceita os tentos dos campeonatos carioca e paulista. No caso de Romário, os 955 gols incluem até 71 tentos que ele marcou em times infantis e juniores. Se o baixinho chegar ao milésimo gol, entrará para um time que, de titular, só tem Pelé. À exceção do "Rei", é difícil comprovar a façanha do outro boleiro que conseguiu passar a contagem milenária, o húngaro Puskas. Ele brilhou na primeira metade do século 20, quando os jornais nem davam bola pro futebol.
A mais de mil Baixinho quer igualar Pelé e o gringo Puskas
  1. PELÉ
Número de gols - 1 282
Período em atividade - 1956-1977
Curiosidade - O cracaço do Santos, Cosmos e da seleção brasileira é o único que comprovadamente fez mais de mil gols. Mesmo descontando os 13 tentos que Pelé marcou quando servia no Exército, em campeonatos das Forças Armadas, ainda sobram 1 269

2. FERENC PUSKAS
Número de gols - 1 176
Período em atividade - 1943-1966
Curiosidade - Não há comprovação oficial para os mais de mil gols desse atacante húngaro, dono de um potente chute de perna esquerda. O que se sabe é que Puskas brilhou por duas seleções diferentes, Hungria e Espanha - ele migrou para a península Ibérica na década de 1950

3. ROMÁRIO
Número de gols - 955*
Período em atividade - desde 1985
Curiosidade - Aos 40 anos de idade, Romário continua o rei da pequena área. A boemia e a ausência nos treinos não impediram o Baixinho de 1,68 metro de se tornar artilheiro de quase todos os campeonatos que disputou, do holandês ao espanhol - e claro, o carioca. Para chegar aos mil gols, o Vasco dá uma força, transformando jogos-treinos com times fracos em amistosos oficiais

4. ZICO
Número de gols - 700
Período em atividade - 1971-1994
Curiosidade - Considerado o maior jogador da história do Flamengo, o "Galinho" marcou 508 gols em 731 jogos pelo rubro-negro, incluindo 81 tentos nas categorias de base. Zico ainda é dono do recorde de mais gols marcados no Maracanã: ao todo, foram 333 gols no estádio

5. ROBERTO DINAMITE
Número de gols - 660
Período em atividade - 1971-1992
Curiosidade - Ídolo máximo do Vasco, Dinamite explodia no clássico Vasco x Flamengo: em 27 confrontos, marcou 27 gols, um recorde. O centroavante cruzmaltino contabiliza também a melhor marca em Campeonatos Brasileiros, com um total de 190 gols

6. CLÁUDIO ADÃO
Número de gols - 591
Período em atividade - 1972-1996
Curiosidade - Jogando em mais de 20 times em sua longa carreira de 24 anos, esse centroavante foi artilheiro por onde passou: três vezes do estadual do Rio (pelo Flamengo, Fluminense e Bangu), do Campeonato Baiano (pelo Bahia) e até no Peru (pelo Sport Boys)

7. TÚLIO
Número de gols - 572*
Período em atividade - desde 1988
Curiosidade - Além de Romário, esse centroavante é o único do Top 10 em atividade. Artilheiro do Brasileirão três vezes, Túlio "Maravilha" não desiste de jogar: em 2005, foi artilheiro do estadual do Rio, com 12 gols pelo Volta Redonda, time que voltou a defender em 2006

8. ARTHUR FRIEDENREICH
Número de gols - 568
Período em atividade - 1909-1935
Curiosidade - A lenda de que esse atacante anotou 1 329 gols não passa de... lenda. "A Fifa divulgou esse número, mas afirmou que não tem como comprovar. Friendenreich fez 568 gols", diz o jornalista e historiador Alexandre da Costa, que já escreveu dois livros sobre o jogador

9. DADÁ MARAVILHA
Número de gols - 559
Período em atividade - 1967-1986
Curiosidade - Esse folclórico centroavante defendeu 16 clubes e conquistou campeonatos estaduais por todo o Brasil: Mineiro, Pernambucano, Gaúcho, Baiano e Goiano, além de dois Brasileiros e uma Copa do Mundo. Dadá foi o artilheiro do primeiro Brasileirão, em 1971, com 15 gols

10. JOSEF BICAN
Número de gols - 518
Período em atividade - 1931-1955
Ídolo sem fronteiras, Bican jogou por três países europeus: Áustria, Tchecoslováquia e Boêmia/Morávia, marcando 29 gols em jogos internacionais. Só não marcou mais porque precisou dar um tempo durante a Segunda Guerra (1939-1945)

FONTES: FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E ESTATÍSTICA DO FUTEBOL (IFFHS) E REVISTA PLACAR. CONSULTORIA: JORNALISTAS CELSO UNZELTE E MAURO CEZAR PEREIRA, DA REDE ESPN
*TOTAL DE GOLS ATÉ O DIA 14 DE FEVEREIRO

SAÚDE - Tudo sobre a unha.


A unha é uma estrutura composta por queratina presente na ponta dos dedos da maioria dos vertebrados terrestres. É produzida por glândulas em sua base que secretam grossas camadas de queratina, que se mantêm aderidas à pele até a sua extremidade.
As unhas assumem formas e funções diferentes nas várias espécies animais. Na forma de garras, servem para cavar ou agarrar um substrato ou um alimento. Na forma de cascos, atuam absorvendo o impacto dos membros durante corridas ou para absorver o peso do animal. Nos humanos e em muitos primatas, as unhas são reduzidas, arredondadas e quadradas, o que favorece a precisão na manipulação de objetos com a ponta dos dedos, além de facilitar a ação de segurar galhos ou objetos com as mãos e pés.
  • Lâmina ungueal: o que se convenciona chamar de unha; porção rígida e translúcida, composta de queratina.
  • Paroníquia: a dobra de pele nos lados da unha.
  • Lúnula: a parte branca convexa do leito da unha.
  • Eponíquio: a região entre a finalização da pele do dedo na face superior da unha e a porção proximal da unha.
As unhas são feitas de uma proteína rígida chamada queratina e são uma forma modificada dos cabelos, são compostas por:
* A margem livre é a parte da unha que se estende além do dedo. Não há terminações nervosas nessa região, logo não sentimos dor ao cortá-la.
* A matriz ungueal ou raiz da unha – é a porção proximal da unha que cresce. Está embaixo da pele.
* Eponíquio ou cutícula que é uma dobra de pele na porção proximal da unha.
* Paroníquia que é a dobra de pele nos lados da unha.
* Hiponíquio que é um fixação entre a pele do dedo e a porção distal da unha.
* Lâmina ungueal que é a parte que nós pensamos quando dizemos unha, a porção rígida e translúcida, composta de queratina.
* Leito ungual que é o tecido conjuntivo aderente que está fortemente aderido à lâmina ungueal. Possui uma grande quantidade de terminações nervosas.
* Lúnula que é a parte branca convexa do leito da unha.
* Prega ungueal uma prega da pele dura sobreposta como de base de uma unha.

FAMÍLIA - Discutir a relação 21 minutos por ano é suficiente, diz estudo.

Quem disse que discutir a relação precisa levar horas e horas e horas? Pois é. Muitos homens estavam com a razão. Pesquisadores da Universidade de Northwestern , nos Estados Unidos descobriram que apenas 21 minutos da conversa entre os casais, por ano, são o suficiente para manter um casamento saudável.
Segundo Eli Finkel, autor principal da pesquisa e professor de psicologia social da Universidade, são necessários apenas três exercícios de escrita, que demoram sete minutos cada, três vezes ao ano, para ajudar os casais a ter uma visão mais objetiva do conflito, evitando que o romance desapareça de vez da relação.
Estudo/O estudo de dois anos pediu a 120 casais que escrevessem, a cada quatro meses, sobre sua satisfação no casamento, citando amor, intimidade, confiança, paixão e compromisso. Eles também tinham de entregar um resumo dos desentendimentos que tiveram com o parceiro, relatando os pontos cruciais.
No segundo ano, o autor propôs uma interferência nos textos de metade do grupo. Após entregar o relatório, 60 casais tiveram de fazer uma segunda avaliação, ou seja, reescrever os problemas do casamento sob a perspectiva de uma pessoa neutra, que deveria sugerir uma solução que fosse boa para os dois.
Os dados mostraram que, no primeiro ano do tratamento, todas as pessoas tiveram um declínio na qualidade do casamento, mas, a partir da intervenção, o grupo da reavaliação se manteve menos angustiado com os problemas e eliminou o sentimento de insatisfação no segundo ano.
“Ter um casamento de alta qualidade é um dos mais fortes indicadores de felicidade e saúde. Dessa perspectiva, participando de um exercício de escrita de sete minutos e três vezes por ano, tem de ser um dos melhores investimentos que as pessoas casadas podem fazer”, finalizou o pesquisador.
Fonte: Uol

terça-feira, 25 de junho de 2013

SAÚDE - Eles sobreviveram sem comida.

Por quanto tempo podemos sobreviver sem comer? Não há um tempo certo. Os médicos afirmam que podemos aguentar cerca de um mês se comer nada, mas isso depende de diversos fatores, em especial de nossa reserva de gordura de cada pessoa.
Normalmente, o estômago dá sinais de insatisfação após poucas horas sem comida. Imagine, então, ficar até um mês sem comer?
A greve de fome é uma das principais estratégias de resistência pacífica utilizada por prisioneiros políticos, líderes religiosos e ativistas de todo o mundo. Um dos casos mais conhecidos é o do famoso líder político Mahatma Gandhi. Em maio de 1933, ele principiou uma greve de fome em protesto à opressão britânica contra a Índia. Assim, Gandhi permaneceu por 21 dias em total privação de comida e com apenas alguns goles de água.
Os direitos dos animais também foram defendidos dessa forma. Em 1998, o ativista Barry Horne, cumprindo pena de 18 anos por posicionar dispositivos incendiários em lojas que vendiam casacos de pele, deu início a sua terceira greve de fome. Após 49 dias sem comida, ele precisou ser levado ao hospital para ser monitorado. O protesto deixou Barry com danos nos rins e problemas de visão. Em 2001, durante sua quarta greve de fome, o ativista faleceu em decorrência de uma insuficiência hepática.
Foi justamente quando um homem tentou cortar seu suplemento de água que o ilusionista americano David Blaine pensou em desistir do desafio de se manter sem comida durante 44 dias, dentro de uma caixa erguida sobre o Rio Tâmisa, em Londres. “Volte para os Estados Unidos”, gritou o sabotador, reforçando os protestos contra a investida de Blaine. Mesmo que lhe arremessassem ovos, gritassem indecorosamente e até lhe mandassem, via helicóptero de controle remoto, um hambúrguer por cima de sua morada temporária, Blaine conseguiu suportar o tempo proposto e pôde sair da jaula no dia 19 de outubro de 2003, emocionalmente abalado, 30% mais magro e recordista mundial, segundo o livro dos recordes.
No final de 1991, o estudante de Medicina James Scott, então com 22 anos, viajou da Austrália para o Nepal para uma caminhada no Himalaia. Após uma tempestade, perdeu-se da trilha e, durante os 43 dias seguintes, sobreviveu apenas com bolas de neve derretidas e uma lagarta. Foi através de uma rotina disciplinada e pensamento positivo que sua história se tornou um dos principais feitos de sobrevivência já relatados.
O ilusionista carioca Erikson Leif, foi ainda mais longe. Para isso, passou 51 dias, 22 horas e 30 minutos sem comer, alocado em uma cabine de vidro, a 9 m do chão, em Curitiba (PR). Leif entrou na caixa com 103kg e saiu com 78,5kg. Com o feito, riscou o nome de Blaine e assumiu o recorde oficial de jejum mais prolongado.
Já o japonês Mitsutaka Uchikoshi, 35 anos, que aguentou 24 dias sem comida e sem água. O homem desapareceu ao escalar o monte Rokko, no oeste do Japão, com amigos. Conforme o relato, Uchikoshi deitou-se em uma área gramada, onde permaneceu até seu resgate, 24 dias depois. Ao ser encontrado, o estado do japonês era assustador: não tinha pulso, seus órgãos haviam parado e sua temperatura corporal chegara a 22°C. Os médicos acreditam que o sobrevivente tenha entrado em um estágio precoce de hipotermia.
Casos como esse, que desafiam a medicina, demonstram a força do instinto de sobrevivência humano. Segundo Carvalho, a ânsia pela vida e o equilíbrio emocional podem auxiliar nas adaptações metabólicas necessárias. Fonte: Portal Terra.

SAÚDE - Dietas malucas e mal sucedidas


Uma lista de dieta radical e nada saudável que você JAMAIS seguirá:
  • Só tomar Red Bull durante meses
Uma neozelandesa, engravidou e engordou, mas depois do parto resolveu emagrecer de um modo nada saudável e para isto resolveu consumir somente o energético Red Bull.
Bebia o energético sempre que sentia fome e ter energia sem precisar comer. Esta dieta pode causar derrame, mas ela acabou perdendo muito peso rapidamente. Tomar energético pode ser perigoso, especialmente para crianças e jovens.
  • Aposta laranja
Estranhamente uma garota entrou em uma discussão com seus colegas, afirmando que a ingestão de grandes quantidades de cenouras a deixaria na cor laranja. Não contente com a discussão ela resolveu provar que seu ponto estava correto e passou a comer e tomar apenas cenouras e suco de cenoura.
Esta dieta é prejudicial à saúde e de fato se adquiri a cor amarelada que depois de um tempo desaparece, você vai deixar de ingerir nutrientes importantes para seu corpo.
  • Quaresma de cerveja e água
Um rapaz chamado, Iowa  dos Estados Unidos, decidiu se “penitenciar” na quaresma: resolveu beber apenas cerveja e água no período inteiro. Ele fazia sua própria cerveja e era fascinado por um grupo de monges bávaros que tinha uma cerveja que eles chamavam de “pão líquido”.
Como eles eram proibidos de comer alimentos sólidos durante a quaresma, supostamente eles apenas bebiam a cerveja. Embora seja uma dieta um tanto quanto curiosa/perigosa a cerveja caseira que ele produzia tinha 300 calorias e 6,7% de álcool.
Ele sobreviveu aos 46 dias de jejum da Quaresma e acabou até mesmo emagrecendo.
  • Mulher morre ao beber 10 litros de Coca-Cola por dia
Realizada a autópsia, foi constatado que a morte de uma mulher foi causada principalmente pelo seu costume de beber 10 litros de Coca-Cola por dia. Segundo seus amigos, além do refrigerante a mulher fumava dois maços de cigarro por dia e não comia.
A empresa multinacional nega que seu principal produto tenha algum vínculo com a morte da mulher
Aproveitando-se da ocasião eis que a marca Pepsi lança refrigerante que “ajuda a emagrecer”.
  • Twinkies
Querendo provar que não existem calorias boas ou ruins um homem decidiu comer SOMENTE Twinkies, um pãozinho recheado (semelhante ao doce “Ana Maria”) e ás vezes um Doritos, Oreos e cereais, mantendo assim, a ingestão de calorias bem baixa. E sim ele conseguiu provar sua teoria, e chegou a perder peso.
Comendo somente “junk food”, não significa que ela não faça mal, pois para perder peso é comer menos carboidratos e se exercitar mais e não comer compulsivamente um só alimento, deixando seu corpo sem nutrientes importantes.
  • Em 15 anos comendo apenas Chicken McNuggets
Após ser internada, pois desmaiou em seu ambiente de trabalho, Stacey, uma garota britânica, constatou que ela só comia McNuggets de frango, e fez isso durante quinze anos. Constataram que ela tinha dificuldade de respirar, anemia, veias inchadas na língua e outros problemas de saúde.
Com essa dieta seus corpo está em falta de vitaminas, fibras, cálcio e outros componentes importantes para se ter saúde completa.
Mesmo com o alerta do médico de parar com essa dieta, pois acarretará problemas cardíacos, sofrer derrames e ter câncer ela continuará.
Fonte: Listverse

segunda-feira, 24 de junho de 2013

TECNOLOGIA - Já existe um semáforo para quem não enxerga cor.



As pessoas que não enxergam cores ou daltônicos foram a inspiração das estudantes Paloma Bellatrix e Bianca Ochsenhofer do curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, da Fundação Educacional Inaciana (FEI) em São Bernardo do Campo para criar um semáforo que funciona (muito bem) para quem não enxerga.
Hoje a legislação brasileira impede que pessoas com dificuldade para identificar as cores do semáforo dirijam. Mesmo assim, muitos daltônicos (os principais afetados pela regra) tiram carteiras de habilitação e dirigem todos os dias por aí.
A ideia surgiu quando um amigo das estudantes comentou que, apesar de ser daltônico precisava encarar o trânsito. No entanto o motorista tinha dificuldade para identificar os estágios do semáforo (verde, amarelo e vermelho); isso porque os equipamentos na cidade de São Caetano, onde ele dirige, são posicionados na horizontal, o que dificulta a observação do motorista daltônico.
Para responder a este tipo de necessidade as estudantes criaram o “Detector de estado de semáforo”.
O protótipo mostra para o motorista, de forma escrita, o estado do semáforo.
A criação funciona a partir de dois circuitos: o primeiro fica no próprio semáforo, de onde os estados são enviados via wireless (internet sem fio) para um segundo circuito, que é fixado no carro e serve para captar os sinais e decodificá-los. Para evitar transtornos em cruzamentos, o sensor do carro identifica a posição do veículo em relação ao norte magnético da Terra e, baseado nisso, decide de qual dos semáforos vai captar a informação.
As engenheiras pensam em melhorar o protótipo e colocá-lo no mercado, mas ainda faltam patrocinadores ou empresas que invistam na ideia.
O objetivo é adaptar o equipamento para incluí-lo em sistemas GPS com avisos sonoros, para que a pessoa escute o estado do semáforo ao invés de ler no equipamento. Desta forma o projeto poderá ajudar não só os daltônicos, mas também pessoas com visão normal, quando o motorista não consegue identificar o estado do semáforo por causa da neblina ou quando incide muita luz sobre o semáforo.
Fonte: Revista Super Interessante

SAÚDE - Cinco dicas para acelerar o emagrecimento.

Que a maneira mais fácil de perder peso é ter uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios, você já sabe. Mas alguns truques ajudam a acelerar o emagrecimento. Por isso, o site Fit Sugar listou cinco dicas que vão ajudar a afinar sua silhueta. Veja a seguir.

Coma um doce no café da manhã 

 Não dá para se privar de guloseimas o tempo todo. Antes que você ataque um chocolate ou um pastel no meio da tarde, tenha um café da manhã reforçado. Um estudo realizado com obesos mostrou que pessoas que capricham no desjejum, inclusive ingerindo doces, emagrecem mais do que as outras porque eliminam a ansiedade e compulsão no final do dia.

Corte os alimentos em pequenos pedaços 
 
Você pode até achar que não funciona, mas cortar os alimentos em pedaços bem pequenos pode funcionar e ajudar na dieta. Um estudo descobriu que a estratégia engana o cérebro e fazer com que você se sinta satisfeito rapidamente.

Faça exercícios de manhã

 Encontre tempo para se exercitar a qualquer hora do dia, mas se quiser um impulso extra para queimar calorias, faça isso pela manhã. Estudos constataram que pessoas que fazem exercícios neste período do dia têm mais fôlego e energia do que em outros horários.

Beba água morna
 
Um copo de água gelada pode ser mais refrescante, mas se você quer perder peso, talvez seja melhor aquecê-la. Pesquisas recentes descobriram que beber um copo de água morna antes da refeição ajuda você a se sentir satisfeito rapidamente.

Coma mais
 
Pode parecer contraditório, mas comer várias vezes ao dia contribui com o emagrecimento. Faça refeições frequentes – cinco a seis vezes por dia – para aumentar o metabolismo. Além disso, escolha alimentos saudáveis, como proteína magra, fibras e outros nutrientes para ter energia e eliminar calorias.
 Fonte: Terra

VAMOS RIR

Um homem estava sentado no avião, ao lado de uma menininha. O cara olhou a criança e lhe disse:
 - Vamos conversar? Tenho certeza que a viagem parecerá mais rápida.. O
 que você acha?

A menina, que acabava de abrir um livro para ler, o fechou lentamente e
respondeu com voz suave:
 - Sobre o que gostaria de conversar?
 - Bom, não sei... - disse o homem. - Que tal física nuclear?
e mostrou um grande sorriso.

-Bem,- disse a pequena - Esse parece ser um tema interessante. Mas
antes, gostaria de lhe fazer uma pergunta: o cavalo, a vaca e a ovelha
 comem a mesma coisa: capim, não é mesmo? Porém, o excremen
to da ovelha é um monte de pequenas bolinhas, o da vaca é uma pasta e o do cavalo é um monte de pelotas secas. Por que o senhor acha que isto acontece?

 O cara, visivelmente surpreso com a inteligência da menina, pensou
 durante uns momentos e respondeu:
 - Hmmm, não faço a menor ideia...
E então, a menininha disse:
 - Sinceramente, como o senhor se sente qualificado para discutir
 física nuclear, se não entende de bosta nenhuma?

DICAS - Como cuidar dos cabelos no inverno.

cabelos inverno 2013 2014 como 350x333 Como cuidar dos cabelos no inverno beleza  
Os cabelos sofrem muito com as mudanças de estação, quando chega o inverno não é diferente. Os fios podem se apresentar mais secos, queimados, oleosos e ressecados por diversos motivos, o principal deles é a água quente do chuveiro. Para que seus cabelos permaneçam sempre bonitos, observe algumas dicas de cuidados que devemos ter nesta estação.

Como cuidar dos cabelos no inverno

Com essas dicas o seus cabelos ficarão mais bonitos e saudáveis:
Lave os cabelos em água morna: A água morna evita que os fios de cabelo se queimem, se ressequem e se apresentem com aquele aspecto desidratado e arrepiado. Além disso, a água quente sobre o couro cabeludo faz com que os poros se abram e liberem uma maior quantidade de oleosidade. Essa oleosidade é a principal responsável pelo surgimento da caspa, fungos e bactérias.
Use protetor solar para cabelos: Embora a ação do sol não seja tão impactante sobre os cabelos no inverno, é sempre bom usar um filtro solar para proteger os fios e evitar o seu ressecamento.
Estimule a circulação do sangue: Para manter os fios do seu cabelo hidratados e saudáveis realize massagens capilares para estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo, e favorecer que os nutrientes sejam levados pelo sangue até o bulbo capilar. Cabelos nutridos são mais saudáveis, brilhantes e sedosos.

Hidrate os fios: Com o frio, o vento e o tempo seco, os fios de cabelo perdem água, se ressecam e se tornam opacos e quebradiços. Para evitar esse pesadelo é ideal que possa hidratar os fios com produtos específicos para a hidratação dos cabelos, água de rosas preparada em casa, vitamina E, encontrada no abacate e iogurte. Óleo de silicone, manteiga de illipê e queratina também são recomendados.
Alimente-se bem: Alimentos como ovos, carne e leite, são ricos em proteínas, elemento principal para a beleza dos cabelos e das unhas.
Beba água: A água ativa a circulação sanguínea favorecendo que os nutrientes possam ser levados pelo sangue até os fios de cabelo. Então beba até 1 litro e meio de água por dia em horários alternados para alcançar seus benefícios.
Evite o secador de cabelos: Nesta estação é melhor evitar o secador de cabelos, embora a tentação seja grande. Acontece que o secador abre as cutículas dos fios e os fragilizam a ponto de ficarem feios e ressecados. Prefira levá-los durante a tarde e permita que sequem ao natural.
Reduza as lavagens: Para evitar que o cabelo fique danificado pela ação de produtos químicos, água quente e clima seco, reduza as lavagens dos cabelos para pelo menos 3 vezes por semana. Assim você poderá controlar a oleosidade do couro cabeludo e deixá-los mais bonitos por mais tempo.
Spray de brilho: Uma tendência para a estação é o spray de brilho. Muito usado na semana da moda, ele controla o frizz, aquele arrepiado horrível, e ainda dá brilho. O spray pode ser usado por todas as mulheres e tipos de cabelo.
Aproveite todas as dicas para cuidar dos cabelos neste inverno  fique linda!

sábado, 22 de junho de 2013

TECNOLOGIA - As Roupas Inteligentes.

Nos próximos anos, estaremos enchendo os nossos armários com camisas inteligentes, que poderão ler nossa freqüência cardíaca e respiratória, e jaquetas musicais com teclados embutidos de fábrica. Monitores de diodo de baixa emissão de luz (LED) podem ainda ser integrados para mostrar texto e imagens. Roupas computadorizadas serão a próxima etapa para tornar portáteis computadores e equipamentos sem ter de prender dispositivos eletrônicos em nossos corpos ou encher os bolsos com bugigangas. Estas novas roupas digitais não são necessariamente projetadas para substituir o seu PC, mas serão capazes de executar algumas de suas funções.
Roupas computadorizadas são a última palavra em tecnológica portátil. Nesta edição, iremos estudar como estas roupas são feitas, quem as produz e que tipo de produtos poderemos usar na próxima década.
Assim como todas as roupas, o vestuário computadorizado começa com sua própria linha. Algodão, poliéster ou cetim não têm as propriedades necessárias para transportar corrente elétrica às roupas digitais. Entretanto, fios metálicos não são novidade à indústria de roupas. Vimos estes tecidos metálicos, usados para fazer manifestações de moda, durante anos. Pesquisadores estão usando organza de seda, um tecido único que foi usado para fazer roupas na Índia por pelo menos um século.

Organza de seda é ideal para roupas computadorizadas porque é feita de duas fibras que a torna condutora de eletricidade. A primeira fibra é justamente um fio de seda comum, mas na direção oposta do fio da fibra está a linha de seda que é envolvida em uma fina lâmina de cobre. É esta lâmina de cobre que dá à organza de seda a capacidade de conduzir eletricidade. Cobre é um bom condutor de eletricidade e, alguns fabricantes de microprocessador, estão começando a usar o cobre para acelerar estes equipamentos.
O fio metálico é preparado como o fio telefônico de núcleo de pano, de acordo com os pesquisadores do MIT. Se cortarmos um cabo telefônico em espiral, encontraremos um condutor que é feito de uma lâmina de cobre rodeando um núcleo de fios de náilon ou de poliéster. Pelo fato de os fios metálicos poderem resistir a altas temperaturas, eles podem ser costurados ou bordados com o uso de maquinário industrial. Esta propriedade os torna muito promissores para a produção em massa de roupas computadorizadas.
A organza de seda não é apenas um bom condutor elétrico, sendo as suas fibras espaçadas em intervalos adequados. Desse modo, elas podem ser individualmente endereçadas. Uma tira do tecido pode, basicamente, funcionar como um cabo de fita. Cabos de fita são usados em computadores para conectar drivers de disco aos controladores. Um problema em se usar organza de seda pode aparecer se os circuitos tocarem uns aos outros. Por esta razão, os cientistas usam um material isolante para encapar ou sustentar o tecido.
Uma vez que o tecido é cortado no formato desejado, outros elementos precisam ser anexados, como resistores, capacitores e bobinas. Esses componentes são costurados diretamente no tecido. Componentes adicionais, como LEDs, cristais, transformadores piezoelétricos e outros componentes montados nas bases, se necessário, são soldados diretamente nos fios metálicos. Outros equipamentos eletrônicos podem ser presos no tecido usando-se uma espécie de garra, que fura a linha para criar um contato elétrico. Estes equipamentos podem ser facilmente removidos para limpar o tecido.

Na Georgia Tech, pesquisadores desenvolveram outro tipo de linha para fazer roupas inteligentes. Esta camisa inteligente, é feita de fibras ópticas de plástico e de outras fibras especializadas, costuradas no pano. Estas fibras condutoras ópticas e elétricas vão permitir à camisa comunicar-se, sem fio, com outros equipamentos, transferindo dados dos sensores embutidos nela. Muitas companhias já estão explorando a possibilidade de nos vestir com roupas computadorizadas. Podem ser citadas a IBM, Levis, Philips, Nike e Sensatex. Na Europa, a Levis já está testando a jaqueta musical desenvolvida pelo MIT Media Lah.
Fonte: informatica.hsw.uol.com.br

A máscara símbolo dos protestos: Guy Fawkes.

A marca registrada do manifestante globalizado não podia ser menos moderna: caras brancas com sobrancelhas, bigode e cavanhaque preto bem delineados.
Embora popularizada pelo protagonista do filme “V de vingança”, de 2005, a máscara que identifica descontentes por todo o mundo tem sua origem num personagem do início do século XVII pouco conhecido fora dos países de língua inglesa: Guy Fawkes, um dos integrantes da Conspiração da Pólvora de 1605.
Antes de tomar as ruas das cidades do planeta nos dias atuais, Fawkes fazia aparições nos livros de História da Inglaterra como o homem que tramou explodir o Parlamento em Londres, com o rei Jaime I, ministros, parlamentares e toda a família real dentro, na abertura da sessão legislativa na Câmara dos Lordes em 5 de novembro de 1605.

Preso, torturado e executado, ele se tornou uma espécie de vilão popular por força da Lei do 5 de Novembro — aprovada em 1606 por aliviados parlamentares após a descoberta da conspiração. e Fawkes foi malhado como Judas a cada 5 de novembro. Daquele dia até hoje, o glamour tenebroso do caso tem chocado as pessoas e atraído a atenção delas em igual medida.
A lei caiu em 1859, mas a tradição, exportada para onde quer que tremulasse uma bandeira inglesa, continuou. Com o passar do tempo, a conotação negativa ligada ao personagem foi se perdendo, a ponto de seu nome — antes sinônimo de vilania — ser incorporado ao vocabulário cotidiano dos americanos da forma mais casual possível: guy, no inglês dos Estados Unidos, virou algo como o nosso “cara”.

TECNOLOGIA - 20 atalhos de teclado para Windows 7.

Com os atalhos de teclado é possível poupar tempo na realização de diversas tarefas no Windows 7. Confira abaixo uma lista com 20 deles. Primeiro os básicos
Estes atalhos básicos servem para fotos, músicas, documentos ou planilhas.

- Copiar um item selecionado: Ctrl+C
- Recortar um item selecionado: Ctrl+X
- Colar um item selecionado: Ctrl+V
- Desfazer uma ação: Ctrl+Z
- Refazer o que acabei de desfazer: Ctrl+Y
- Selecionar tudo: Ctrl+A
- Imprimir: Ctrl+P

Gerencie as janelas abertas
Provavelmente, você usa seu computador com Windows 7 para realizar diversas tarefas oa mesmo tempo. Os atalhos ajudam a organizar a bagunça.

- Alternar entre janelas abertas: Alt+Tab
Se várias janelas estiverem abertas e você não tiver certeza de qual precisa, pressione Alt+Tab e veja uma miniatura de todas as janelas abertas. Em seguida, enquanto mantém pressionada tecla Alt, pressione a tecla Tab várias vezes até chegar à janela que você quer.

w7_stc_7- Recolher tudo e mostrar a área de trabalho: Winkey+D
Use este atalho para minimizar as várias janelas abertas de uma vez e verificar algo na área de trabalho.

Nota: Winkey é a tecla com o logo do Windows - winkey
20 atalhos de teclado para Windows 7
- Minimizar uma janela: Wiknkey+Seta para baixo
Minimize uma janela e veja o que há sob ela. O atalho é muito rápido. Se a janela já estiver maximizada (cobrindo toda a tela), ela ficará no tamanho “normal”. E, se estiver no tamanho normal, ela será minimizada inteiramente.

- Maximizar uma janela: Winkey+Seta para cima
O procedimento para maximizar janelas usando atalhos de teclado no Windows 7 é similar ao procedimento para minimizá-las.

- Comparar janelas abertas: Winkey+Seta para a esquerda ou Seta para a direita
Este atalho pode ser usado para comparar dois documentos abertos ou para anotar algo enquanto você está de olho no navegador.

Enquanto pressiona a tecla Winkey, clique na seta para a direita ou na seta para a esquerda e seu navegador deslizará para o lado. Escolha outra janela (como um documento do Word) e use o atalho somente com a tecla oposta.
w7_stc_3
- Multitarefa com múltiplos monitores: Winkey+Shift+Seta para a direita ou Seta para a esquerda
Você usa múltiplos monitores com seu PC com Windows 7? Agora, você pode deslocar uma janela aberta para seu outro monitor em menos de um segundo.

Gerencie tarefas
Você provavelmente já deve conhecer o atalho Ctrl+Alt+Del para abrir o Gerenciador de Tarefas ou bloquear seu computador. Agora conheça mais alguns.

- Abrir o Gerenciador de Tarefas: Ctrl+Shift+Esc
Este simples atalho leva você rapidamente para o Gerenciador de Tarefas, sem etapas intermediárias.

w7_stc_4
- Bloquear o computador ou alternar usuários: Winkey+L
Este atalho bloqueia seu computador e exibe instantaneamente a tela de logon.

Exibição
Com estes atalhos de teclado você pode visualizar seu computador com Windows 7 da maneira que quiser.

- Escolha um modo de exibição de apresentação: Winkey+P
Se você está fazendo uma apresentação ou usando múltiplos monitores, é muito simples alternar configurações.

w7_stc_5
- Ampliar e reduzir: Winkey+Sinal de adição ou Sinal de subtração
A tecla de sinal de adição (+) amplia; a tecla de sinal de subtração (-) reduz. Com esses atalhos, você pode ver um texto pequeno em uma página da Internet ou conferir os pixels em uma foto.

w7_stc_6 Mais alguns atalhos
- Pesquisar arquivos e pastas: Winkey+F
Antes, localizar um arquivo podia ser quase uma expedição arqueológica. Mas, hoje, as pesquisas são realmente fáceis e completas. Use este atalho para abrir uma janela de pesquisa, digite algumas palavras e pronto.

- Abrir uma nova instância de um programa: Winkey+Shift+Clicar em um ícone da barra de tarefas
A navegação por guias no Internet Explorer do Windows 7 é algo muito bem-vindo, mas às vezes é necessário abrir uma janela do navegador totalmente nova. Para isso, clique no ícone do Internet Explorer, mantendo a tecla Shift pressionada.

- Obtenha ajuda: Winkey+F1
É o atalho mais simples que existe. Se algo não der certo e você não souber o que fazer, pressione F1.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

10 destinos de viagens imperdíveis.

Existem alguns lugares no mundo considerados como os mais maravilhosos para se visitar pelo menos uma única vez. São locais com grande significado e estão no topo da lista dos mais exuberantes para se ver antes de morrer.
  • Grande Pirâmide de Guisé
A grande Pirâmide de Guisé é a escultura mais antiga feita pelo homem ao qual temos conhecimento. Para sua construção foram utilizados princípios da matemática e da engenharia sem nenhum tipo de tecnologia moderna. O motivo da sua construção ainda permanece desconhecido.

  • Petra
A cidade de Petra na Jordânia foi construída no meio das rochas e permanece sólida mesmo em meio à ação do tempo.

  • Grande Barreira de Corais
A Grande Barreira de Coral na Austrália é o maior recife de coral do mundo. Ela se estende por mais de 1.600 milhas e contém um grande número de criaturas do mar. Devido a isso, tornou-se um ponto quente para mergulhadores e aficcionados pela vida marinha.

  • Angkor Wat
O nome “Angkor Wat” significa “Templo da Cidade”, e é uma estrutura maravilhosa que você pode testemunhar no Camboja. É uma representação exata do que os seres humanos são capazes de fazer, sem a disponibilidade da tecnologia moderna. Em seu interior, existem várias grandes estátuas que foram entalhadas e foi colocado dentro do edifício.

  • Taj Mahal
Esse edifício foi construído por volta de 1600 d.C. e até hoje surpreende pela sua imponência e beleza. O Taj Mahal é composto por várias estruturas menores mas foi a grande cúpula branca que se tornou um marco para as pessoas que visitam o local.

  • Veneza
As ruas de Veneza são as mais originais do mundo. A cidade foi construída sobre 100 pequenas ilhas e o visitante tem que se locomover de barco para chegar a muitos dos seus destinos.

  • Museu do Louvre
Um dos museus mais famosos do mundo, o Louvre em Paris abriga um dos mais importantes acervos de artistas como Leonardo da Vinci, Michellangelo entre outros. A entrada em forma de pirâmide construída pelo arquiteto chinês I.M.Pei e foi concluída em 1989 e contribui ainda mais para a suntuosidade do local.

  • Ilha de Páscoa
Localizada em uma pequena ilha no Oceano Pacífico, a Ilha de Páscoa possui 13 estátuas espalhadas ao longo de todo o perímetro, pesando cerca de 14 toneladas cada.O motivo de sua criação ainda é objeto de estudo até os dias de hoje.

  • Muralha da China
A Grande Muralha da China é a única estrutura feita pelo homem que pode ser vista do espaço. Sua extensão tem aproximadamente 5.000 quilômetros e quem a visita pode desfrutar de uma paisagem de belezas infinitas.

  • Grand Canyon
O Grand Canyon é uma verdadeira “visão” das maravilhas da natureza. O Canyon foi moldado ao longo de dezenas de milhares de anos pelo rio Colorado e só quem visita o local consegue dimensionar o tamanho e a beleza desse espetáculo erguido pela natureza.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

QUE SORTE HEIM?...


COMO FICARIA - O mundo sem papel higiênico.



Difícil imaginar como era a vida antes de inventarem o papel higiênico… antes de ele surgir ‘macio’ diversos materiais foram usados para tal fim: trapos, peles, grama, folhas de coco ou de milho e até alface…
Os gregos optavam por pedaços de argila e pedra (?), enquanto os romanos preferiam esponjas embebidas em água salgada, que eram amarradas a uma vara para facilitar o uso.
  • Origem
O papel higiênico, como conhecemos hoje, foi criado pelos chineses (é claro…). No século II, antes de Cristo, eles inventaram um papel cujo uso principal era a limpeza do ânus.
Por volta de do ano de 1500, as folhas de papel higiênico dos chineses mais poderosos chamavam a atenção por sua largura – cerca de 50 cm x 90 cm.
Ah, e tem mais: no início o papel higiênico era considerado regalia, e tinha uso exclusivo das camadas mais altas da sociedade.
A realeza francesa chegou a utilizar rendas e sedas para essa função nada nobre…
Joseph C. Gayetty foi o primeiro a comercializar o papel higiênico, por volta do ano de 1857. Em 1880, os irmãos Scott começaram a vender o papel enrolado da forma que conhecemos hoje. Na época, era considerada uma afronta aos bons costumes que o papel ficasse exposto nos mercados.
Em 1935 foi lançada uma versão que trazia algumas melhoras, sob o slogan “papel livre de bactérias” – o que nos faz pensar sobre a qualidade do que era comercializado anteriormente.
Em 1944, uma empresa de produtos higiênicos recebeu uma condecoração do governo norte-americano. O motivo do reconhecimento? Foi “o heroico esforço em abastecer as necessidades dos soldados durante a Segunda Guerra Mundial”…
Há registros de que o papel higiênico já teve utilidade estratégica em períodos de guerra: na operação Tempestade no Deserto, na Guerra do Golfo, os tanques americanos contrastavam demais com a areia e não havia tempo para pintar os veículos. A “tática de guerra” foi, então, envolver os tanques em papel higiênico como técnica de camuflagem.
A folha dupla surgiu somente por volta de 1942.
 
Fonte: Super Interessante

Homem Vitruviano – Entenda a obra de Leonardo da Vinci.

Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez, no ano de 1490, num dos seus diários.
Descreve uma figura masculina desnuda, separada e simultaneamente em duas posições sobrepostas, com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. O desenho e o texto também são chamados de Cânone das Proporções. As posições, com os braços em cruz e os pés, são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio de que, na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.
O desenho atualmente faz parte da coleção da Galleria dell’Accademia (Galeria da Academia) em Veneza, Itália. Examinando o desenho, nota-se que a combinação das posições dos braços e pernas formam quatro posturas diferentes. O Homem Vitruviano é baseado numa famosa passagem do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio, na sua série de dez livros intitulados de De Architectura, um tratado de arquitetura em que, no terceiro livro, ele descreve as proporções do corpo humano masculino:



  • Um palmo é o comprimento de quatro dedos;
  • Um pé é o comprimento de quatro palmos;
  • Um côvado é o comprimento de seis palmos;
  • Um passo são quatro côvados;
  • A altura de um homem é quatro côvados;
  • O comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura;
  • A distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem;
  • A distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem;
  • A distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem;
  • O comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem;
  • A distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem;
  • A distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem;
  • A distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem;
  • O comprimento da mão é um décimo da altura de um homem;
  • A distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto;
  • A distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto;
  • O comprimento da orelha é um terço do da face,
  • O comprimento do pé é um sexto da altura.

Vitrúvio já havia tentado encaixar as proporções do corpo humano dentro da figura de um quadrado e um círculo, mas suas tentativas ficaram imperfeitas. Foi apenas com Leonardo que o encaixe ficou perfeito, dentro dos padrões matemáticos esperados. O redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano no século XV por Leonardo e os outros é considerado uma das grandes realizações que conduzem ao Renascimento italiano. O desenho também é considerado um símbolo da simetria básica do corpo humano e, por extensão, do  universo como um todo. É interessante também observar que a área total do círculo é idêntica à área total do quadrado (quadratura do círculo) e este desenho pode ser considerado um algoritmo matemático para calcular o valor do número irracional phi (aproximadamente 1,618).

Foto capa: mariofalagueira