quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Câncer e telefone celular

Em 12 de outubro de 2012 o tribunal italiano julgou que o uso do celular foi responsável pelo aparecimento de um tumor cerebral dando ganho de causa indenizatória para o requerente.

Segundo um estudo da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC) publicado em 2010, não foi possível concluir uma relação causal entre o aparecimento de Câncer e o uso de celulares. No entanto, o mesmo estudo sugeriu que existe um aumento do risco em 40% para o surgimento de gliomas e 15% para meningiomas em pessoas que usam excessivamente o celular.

É justamente nesta informação que o tribunal baseou sua decisão. O requerente da ação tinha um histórico de uso de celular com mais de 6 horas ao dia durante12 anos.

O estudo sobre Câncer e celulares durou dez anos e iniciou em 2000 tendo como método a observação e acompanhamento de dois grupos de pessoas.

Um grupo foi de pessoas que possuíam câncer e usavam celulares. O outro grupo foi de pessoas que não possuíam a doença e usavam celular.

O resultado foi um aumento de 40% de câncer nas pessoas cujo hábito era de uso constante do aparelho.

O estudo foi criticado por alguns especialistas que observaram a possibilidade de múltiplas interpretações para os dados apresentados e que o método adotado foi frágil já que se baseou na entrevista sobre os hábitos dos participantes.

O uso de telefones móveis mudou nos últimos dez anos e está aumentando especialmente entre os jovens e crianças que não foram tidos em conta no estudo da Agencia Internacional para Pesquisa sobre Câncer.

Um novo estudo está em andamento, financiado pela União Européia para investigar o risco de tumores cerebrais associados com crianças e adolescentes. Os primeiros resultados são esperados para 2016.

A polemica sobre os celulares causarem ou não Câncer ainda é grande e os resultados dos estudos não foram categóricos até o momento. Pode ser prudente usar o aparelho com cuidado e evitar o uso em excesso.  

A noticia sobre o julgamento indenizatório por uso do celular foi citada no link: http://sciencesetavenir... Outro texto aqui no blog sobre o efeito dos celulares pode ser acessado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite usar palavras obcenas, obigado