terça-feira, 28 de maio de 2013

FIQUE SABENDO - Por que vidro e espelho embaçam?

Com vidros fechados, pouca circulação de ar, e nós respirando dentro do carro, o ar fica quente; já o vidro fica gelado com a temperatura do exterior. Quando a água no formato gasoso encosta nele, volta ao estado líquido, em gotículas de água. É isso que embaça o vidro e dificulta a visibilidade Thinkstock/UOL
Basta um dia de chuvas para o trânsito ficar caótico e você não enxergar nada fora do carro com o vidro embaçado. E isso acontece porque o vapor de água que sai junto com nossa respiração condensa no vidro -- ou seja, passa do estado gasoso para o líquido.
Com vidros fechados, pouca circulação de ar, e nós respirando dentro dele, o ar dentro do carro fica quente; já o vidro fica gelado com a temperatura do exterior. Quando a água no formato gasoso encosta nele, volta ao estado líquido, em gotículas de água. É isso que embaça o vidro e dificulta a visibilidade.
As dicas mais comuns para desembaçar são ligar o ar-condicionado, que vai tirar a umidade do ar e fazê-lo esfriar, e ligar o ar quente em direção ao vidro, que faz com as gotas evaporem de novo.
Os espelhos em banheiro também costumam embaçar por este motivo. A água quente do chuveiro libera vapor de água, que volta ao estado líquido em contato com o espelho gelado. Uma alternativa para não deixar o vidro embaçar é passar sabão, em uma película fina, e esperar secar. O sabão vai desaparecer e parecerá "normal". Mas ao ligar o chuveiro, o espelho não embaça! A dica é do Manual do Mundo!
Isso acontece porque o vapor da água vira líquido, mas não forma gotículas, porque o sabão quebra a tensão superficial da água, "espalhando" as moléculas. Como são as gotas que desviam a luz e prejudicam a visibilidade, é possível enxergar melhor sem elas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite usar palavras obcenas, obigado