sexta-feira, 24 de maio de 2013

SAÚDE - Quais são os fatores de risco para câncer de mama?

Um fator de risco é algo que afeta a chance de alguém contrair uma doença, como o câncer. Diferentes tipos de câncer têm fatores de risco diferentes. Por exemplo, expondo a pele ao sol forte é um fator de risco para câncer de pele. O tabagismo é um fator de risco para câncer de pulmão, boca, laringe, bexiga, rins e vários outros órgãos.

Mas os fatores de risco não nos dizem tudo. Ter um fator de risco, ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. A maioria das mulheres que têm um ou mais fatores de risco de câncer de mama nunca desenvolvem a doença, enquanto muitas mulheres com câncer de mama não têm fatores de risco aparente. Mesmo quando uma mulher com fatores de risco desenvolve câncer de mama é difícil saber exatamente o quanto esses fatores podem ter contribuído.

Existem diferentes tipos de fatores de risco. Alguns fatores como a idade ou a raça de uma pessoa não pode ser alterados. Outros estão ligados a fatores do ambiente ou estão relacionados com certos comportamentos pessoais, como fumar, beber e tipo de alimentação. O risco para câncer de mama pode mudar ao longo do tempo devido a fatores como o envelhecimento ou mudanças no estilo de vida.

Os fatores de risco que não dependem do comportamento ou do ambiente são:

Sexo: Ser mulher é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de mama. Os homens podem desenvolver câncer de mama, mas esta doença é cerca de 100 vezes mais comum entre as mulheres do que os homens. Isto é provavelmente porque os homens têm menos dos hormônios femininos - estrogênio e progesterona - que podem promover o crescimento de células de câncer de mama

Envelhecimento: O risco de desenvolver câncer de mama aumenta à medida que a pessoa envelhece. Cerca de 1 em cada 8 cânceres de mama invasivos são encontrados em mulheres com menos de 45 anos, enquanto cerca de 2 a 3 cânceres de mama invasivos são encontrados em mulheres com 55 anos ou mais.

Fatores de risco genéticos: Cerca de 5% a 10% dos casos de câncer de mama são hereditários, o que resulta diretamente de defeitos de genes herdados de um pai. Neste sentido o risco de câncer de mama é maior entre as mulheres cujos parentes em primeiro grau desenvolveram esta doença. Nestes casos o risco é cerca de 3 vezes maior.

Ficar atenta e efetuar exames regularmente pode salvar vidas. Um diagnóstico de cancer em fase inicial possui elevada taxa de sucesso do tratamento

Para saber mais, acesse: http://www.institutodocancer.com.br/php/index.php?link=7&sub=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite usar palavras obcenas, obigado