quarta-feira, 31 de julho de 2013

Mulher engorda depois que casa e homem depois que divorcia.


 Um recente estudo confirmou o que tanto pensávamos. Foram analisados 10 mil homens e mulheres nos Estados Unidos, seguindo o seu peso e estado civil de 1986 a 2008 e os participantes tinham entre 22 a 29 anos no início, e 43 a 51 no final.
Os pesquisadores mediram a quantidade de peso ganho ou perdido nos dois anos seguintes a um casamento ou divórcio. O peso da maioria dos participantes não flutuou muito no período de dois anos após um casamento ou divórcio. No entanto, cerca de 10 a 15% ganhou uma grande quantidade de peso depois do casamento, e 10% perderam peso após um divórcio.
Em um dado período de dois anos, as mulheres que se casaram tinham 46% mais chances de ganhar uma grande quantidade de peso do que as mulheres que permaneceram solteiras.
Os homens não estavam em risco aumentado para ganho de peso muito grande depois do casamento. No entanto, eles tinham 63% mais probabilidade de ganho de peso após o divórcio do que os homens que permaneceram casados. O risco das mulheres após o divórcio era a metade disso.
Os pesquisadores não conhecem as razões por trás das descobertas, mas acreditam que as mulheres casadas têm, frequentemente, um papel maior em torno da casa, e podem ter menos tempo para se exercitar.
Em contraste, os homens melhoram a saúde quando casam, porque seus cônjuges controlam o seu comportamento e hábitos alimentares. Eles perdem esse benefício no divórcio.
Fonte: LiveScience

Sono na gravidez, porque?

Quando uma mulher recebe a notícia de que está grávida tudo se transforma a cada segundo. São transformações físicas e hormonais acompanhada de alguns sintomas e um que é bastante marcante é o sono, tanto que algumas futuras mamães até se preocupam se isso é normal. E a sensação de cansaço ao fim do dia as vezes é tão intensa que você até pode achar que está ficando adoentada.
Mesmo que os sintomas da gravidez variem de mulher para mulher, o sono excessivo é um dos sintomas mais marcantes do início da gestação, como a gravidez sobrecarrega o corpo, é normal sentir-se mais cansada, mas saiba que não é possível eliminar o sono, mas ele pode ser controlado.
O cansaço e o sono são sentidos intensamente no 1º trimestre da gestação, após esse período ele tende a desaparecer ou diminuir drasticamente. Já no 2º trimestre você sentirá uma disposição que a muito não sentia, sendo esse o momento ideal para cuidar de todos os preparativos que envolvem a chegada do bebê, pois pelo 7º mês seu nível de energia tende a cair novamente e o sono poderá novamente incomodar.
Além disso, você sabia que o nos primeiros meses é recomendado dormir do lado esquerdo, que além de auxiliar no fluxo sanguíneo de nutrientes para o bebê, ainda ajuda os rins.

terça-feira, 30 de julho de 2013

TECNOLOGIA - Conta do Facebook foi infectada pelo vírus Clickjacking – Como saber

fc Conta do Facebook foi infectada pelo vírus Clickjacking   Como saber dicas e macetes
1. Para descobrir se você foi uma vítima de clickjacking, acesse sua conta no Facebook e abra seu perfil. Nele, observe tudo que foi publicado em seu nome. Caso encontre algo estranho, exclua imediatamente.

2. Para excluir uma publicação, posicione o cursor do mouse sobre ela. Clique no botão que aparece no canto superior direito e clique em “Excluir…”.

3. Na mensagem de confirmação que aparece, confirme clicando em “Excluir”.

4. Volte ao topo do seu perfil e clique em “Registro de atividades”.

5. No “Registro de atividades”, são listadas todas as ações realizadas pelo usuário. Observe há alguma página, link ou qualquer outro tipo de conteúdo curtido sem o seu consentimento.

6. Para excluir algo ou ‘descurtir’ uma página ou publicação, clique sobre o último botão da direita ao lado do item que deseja remover.

7. Por fim, vale a pena dar uma conferida nos aplicativos que possuem permissão para acessar a sua conta. A recomendação é desautorizar todos os apps que você não está utilizando, principalmente se encontrar algum que não se lembre de ter autorizado. 

Reportando conteúdo suspeito
8. Ao se deparar com um conteúdo suspeito publicado por um amigo, além de não clicar no link, você reportar a publicação ao Facebook. Para isso, clique em “Não quero ver isso”, no menu suspenso no canto superior direito da mensagem.

9. Marque a opção “É spam”.

10. Em seguida, marque “Apenas uma publicação de spam” – ou outra opção, se for o caso.

11. A mensagem será enviada para análise pela equipe do Facebook. Caso queira alertar o amigo sobre a publicação, clique em “Enviar mensagem”.

Como quebrar o gelo da timidez e começar uma conversa?

Conversar com alguém pela primeira vez não é das tarefas mais simples do ser humano. Mesmo os mais desinibidos sofrem com este primeiro contato.
Principalmente se não fomos apresentados, ou ainda, não temos a menor ideia de como a pessoa é, do que ela gosta como é sua personalidade.
Um redator e consultor, David k. William reuniu 10 formas de se “quebrar o gelo”. Mas ressalta que nunca devemos nos esquecer de prestar atenção no que o outro responde como ele se porta, para ver se sua abordagem está
funcionando ou não e aí mudá-la, se for possível ou simplesmente, sair da conversa.
  • Primeira: Como Vai? Ser sincero, perguntando como ela está, pode ser uma boa maneira de se iniciar uma conversa.
  • Segunda: “Gostei da sua roupa!”
Essa dica funciona melhor entre mulheres. Infelizmente, o homem fazer este tipo de pergunta, em nossa sociedade, pode vir a ser mal interpretado. No entanto, elogios sinceros sempre criam certa empatia entre as pessoas.
  • Terceira: “O atendimento sempre demora aqui?” Criar vínculos, mesmo que o assunto abordado não seja propriamente
agradável. Esta cumplicidade de estarem passando por situação semelhante (seja uma fila enorme num banco ou um ônibus atrasado) ajuda a criar um vínculo – já que passam a ter um “inimigo comum”.
  • Quarta: “Chove muito em São Paulo, não?”
Falar do tempo pode parecer clichê, mas se fugir do padrão tradicional, tem chance de quebrar aquela nada cômoda barreira inicial: trazendo à tona um tema sobre o qual quase todo mundo tem algo a dizer.
  • Quinta: “Você ficou sabendo de…?”
Parecida com a quarta dica, você menciona um assunto que julgue interessante/divertido e deixa a pessoa comentar. Afinal, quem não gosta de ser ouvido?
  • Sexta: “Que bebida é essa?”
Esta dica vai ser importante dependendo do lugar em que você esteja. Caso a pessoa esteja bebendo algo exótico, uma bebida diferente, aparentemente desconhecida, você poderá pedir a opinião dela: Gostou? Achou ruim? Mais uma forma de aproximação para ser tentada.
  • Sétima: “Que nome bonito!”
Dependo do evento social em que você esteja, tem uma grande chance de estarem usando crachá de identificação. Caso afirmativo e você achar o nome dela bonito comente sem ter vergonha. Mas, se ela não estiver usando uma identificação e você perguntar o nome dela, cuidado com o risco de ela ter um nome diferente que até soe engraçado para você. O importante é não deixar a pessoa perceber a sua reação.
  • Oito: “Oi! Você trabalha aqui?”
Parece uma resposta óbvia, mas vale arriscar. Pode ser a porta de entrada para um bate-papo, até quem sabe, um desabafo.
  • Nove: “Ventou tanto hoje que eu peguei um guarda-chuva e vim voando!”
Contar piadas chega a ser uma arte que, infelizmente, nem todos tem o dom. Ainda mais se somos tímidos, introvertidos. Mas é válido tentar porque tentar fazer o outro rir é uma das melhores maneiras de quebrar o gelo.
  • Dez: “Com licença… você parece uma pessoa legal”
Um contato inicial honesto pode surpreender. Sem exageros para não quebrar a naturalidade. Dizer que gostaria apenas de falar com ela, pode soar como uma surpresa agradável para quem foi abordado.
Fonte: Hypescience

Ciúmes e inveja no trabalho: como isso afeta homens e mulheres?

Parece que as mulheres, realmente, são mais invejosas e ciumentas do que os homens. Será? Ou a inveja e o ciúme são inerentes aos seres humanos, independentemente de sexo? Mas um estudo descobriu que a competição sexual no trabalho é uma característica muito mais delas do que deles. E agora?…
Mas a pesquisa descobriu também que ser ameaçado por alguém com mais habilidades pode inquietar qualquer pessoa, homem ou mulher. Concluiu ainda que, no ambiente de trabalho, as habilidades de um rival provocam inveja e ciúmes igualmente em ambos os sexos. Mulheres têm mais vontade de arrancar os cabelos de outras com quem trabalham, mas nem mesmo os homens são capazes de ignorar pessoas com mais qualidades do que eles. A pesquisa foi feita na Espanha, Argentina e Itália.


Os cientistas alertam que não é possível ter certeza de que os resultados são os mesmos fora desses três países, mas obter os mesmos resultados em três países diferentes já representa muito. Eles mediram, em 114 pessoas, divididas entre homens e mulheres, a rivalidade sexual, que eles definiram como a concorrência com outras pessoas do mesmo sexo, causada pelo desejo de obter e manter o acesso ao sexo oposto. Também separaram duas emoções, ciúme e inveja. O ciúme foi considerado uma ameaça ou perda de conquistas em um relacionamento, devido à interferência de um rival, o que pode implicar em uma perda ou ameaça de perda. A inveja foi considerada uma resposta ao sucesso, habilidades ou qualidades de rivais que as pessoas desejam ter, envolvendo comparação com a pessoa invejada. Mas, de certa forma, inveja e ciúme são a mesma coisa. Uma mulher que tem ciúme do marido com outra mulher, evidentemente, está invejando aquela mulher, desejando ter a atenção que o seu marido está dando a ela.
A competição sexual provocou mais ciúme e inveja nas mulheres. As mulheres com alto nível de competição sexual são mais ciumentas se a rival for mais bonita e são mais invejosas se a rival for mais poderosa e inteligente. Nos homens, nenhuma característica dos rivais que provocasse inveja e ciúmes causou competição sexual. A surpresa foi que as habilidades sociais dos rivais provocaram ciúmes e inveja em ambos os sexos. Pode ser que a beleza física não seja uma parte importante dos problemas masculinos, mas, quando ameaçados, nem mesmo eles conseguem fugir do monstrinho verde da inveja. A pesquisa pretendeu esclarecer o papel das emoções, como a inveja e o ciúme, no trabalho. Esses sentimentos podem causar estresse nos funcionários e afetar negativamente a qualidade de vida. O único jeito de superar esses sentimentos é os funcionários trabalharem sua percepção de perda, ameaça e comparação com os outros. A impressão que se tem é que a tarefa será muito mais difícil para as damas.

Admiradores e inveja
 
Muitas pessoas gostariam de ser admiradas, famosas e virarem celebridades. Essas pessoas são ingênuas e não sabem quanto isso é perigoso. Quem é famoso, ou já foi, sabe que não existe nada mais chato do que um fã. Um fã é uma pessoa de segunda classe, alguém com baixa autoestima, que escolhe um ídolo para se identificar com ele e, assim, compensar o baixo conceito que tem a respeito de si mesma. Só que, evidentemente, não compensa coisa alguma. Além do mais, os fãs, ou admiradores, são, basicamente, pessoas invejosas, exatamente porque os seus ídolos têm tudo o que elas gostariam de ter e não podem, seja beleza, talento, fortuna ou outra coisa qualquer. Não é raro um ídolo ser morto por um fã.

John Lennon & Mark Chapman
Na noite de 8 de dezembro de 1980, quando voltava para o apartamento onde morava, em Nova Iorque, John Lennon (foto à esquerda) foi abordado por um fã que, durante o dia, havia lhe pedido um autógrafo. O rapaz era Mark David Chapman (foto è direita), um admirador fanático dos Beatles e de Lennon, que disparou 5 tiros, dos quais 4 acertaram Lennon, que veio a falecer pouco depois.

Sharon Tate & Charles Manson
Sharon Tate (foto) atingiu o superestrelato no final dos anos 60, quando sua carreira e sua vida foram interrompidas pelo seu brutal assassinato, dentro da sua própria casa, por integrantes de uma gangue apelidada de Família Manson, comandada por Charles Manson (foto), todos fãs da atriz. Sharon estava grávida de oito meses e meio do seu primeiro filho e seu assassinato foi considerado uma das maiores tragédias ocorridas na sociedade e na história criminal dos Estados Unidos.

Lobos & cordeiros
Evidentemente, não estamos falando de uma admiração saudável que possamos ter por alguém, como reconhecimento das qualidades de tal pessoa. O perigo reside naqueles fãs apaixonados, histéricos, que perseguem os seu ídolos, sabem tudo sobre eles, colecionam tudo o que a eles se refere etc. Portanto, se você, celebridade ou não, tem admiradores desta espécie, no trabalho ou fora dele, tenha muito cuidado. Eles são lobos disfarçados de cordeiros e podem se tornar seus mais traiçoeiros inimigos.

Assista a um vídeo sobre a inveja no trabalho com Marçal Siqueira, gerente de RH, no endereço abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=M8dznA8us6s

Dizem que a inveja é a arma dos incompetentes, mas não é. Inveja não é arma, é castigo.  
(Sálvio Pessoa)

Por que o paladar muda com o tempo?

Crianças, se conseguissem, comeriam uma bomboniere inteira. Adultos comeriam todos os tipos de carne em uma churrascaria. Afinal, porque o paladar muda tanto com o passar o tempo?
A percepção dos alimentos muda bastante durante a vida. Crianças têm preferência natural por doce. Funciona como uma espécie de herança do primeiro alimento, o leite materno. Verduras? Difícil.
O arrepio que você sentia frente a uma suculenta couve-flor tem nome: neofobia alimentar, ou seja, medo de experimentar um sabor novo. É uma proteção natural do organismo contra possíveis alimentos danosos.
Esta repulsa é mais comum em crianças mas é possível que, com o tempo as crianças aceitem o alimento novo (e é o que geralmente acontece).
Outro fenômeno ligado ao paladar acontece na velhice quando a percepção geral do gosto decai. A culpa é da diminuição do número de células sensíveis das papilas gustativas. Por isso, alguns idosos perdem o interesse pela comida. Ou carregam na pimenta para sentir mais gosto.
Para o amargo, sabor de muitas hortaliças, há reação oposta à do doce. O recém-nascido faz uma protrusão da língua – ou seja, uma careta. Estudos mostram que a criança sente o amargo com mais intensidade. Mas, com o tempo, a coragem de experimentar e o hábito transformam a careta em sorriso.
Boas experiências mudam a maneira como percebemos os alimentos. Por exemplo: a cerveja e o café, bebidas amargas mas que são associadas à confraternização, viram mel na boca de muitos adultos.
Por outro lado, experiências ruins – como um porre inesquecível de licor – criam aversões difíceis de reverter.
No entanto, medicamentos e tratamentos podem mudar a sensibilidade aos gostos. Uma pesquisa da USP explicou a relação inusitada entre alguns pacientes com câncer e seu deleite por salgadinhos. A radioterapia dificulta reações químicas nas papilas relativas ao gosto salgado. Ou seja, os pacientes não se satisfazem e comem mais salgados para sentir o gosto.
Fonte: Super Interessante

segunda-feira, 29 de julho de 2013

A mulher que enxerga tudo de cabeça para baixo.

Sua visão, neste momento, não é o que parece. Calma, existe uma explicação e ela está na história de Bojana Danilovic.
Bojana Sofre de uma doença rara que atraiu a atenção da comunidade médica. Ela vê tudo de cabeça para baixo.

Ver o mundo de ponta-cabeça não impediu que a jovem de fazer sua pós graduação em economia. No entanto, é inevitável o espanto dos alunos ao ver a aluna com a prova de cabeça para baixo e lendo os livros virados…
Especialistas da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que examinaram o intrigante caso clínico de Bojana Danilovic dizem que ela sofre de uma rara condição cerebral chamado “fenômeno
orientação espacial”.
  • O olho humano é, na verdade, uma espécie de câmera
O olho normal capta a imagem de cabeça para baixo, sim, você também está lendo de cabeça para baixo.
Mas este primeiro sinal de visão é enviado para o cérebro, que faz desinverte a imagem. É assim que funciona para todas as pessoas que tem uma visão ‘normal’.
Já no caso de Bojana não há esta troca e a imagem continua de cabeça para baixo desde que ela nasceu!
Seus pais se lembram que quando ela começou a engatinhar, sempre para trás e quando começou a andar, fez em sentido inverso. Sua mãe teve que tirar uma licença no seu trabalho, a fim de ensiná-la a andar como todas as outras crianças. E foi assim para fazer todas as outras tarefas, bem, como ler e escrever. A rara condição de Bojana Danilovic primeiro atraiu a atenção de cientistas americanos, há alguns anos. Depois de submetê-la a vários testes, eles descobriram que ao contrario do que imaginavam, o cérebro dela era perfeitamente saudável. Estranhamente ela um campo visual diferente do que a maioria das pessoas. Seu maior arrependimento é que ela não pode tirar a carteira de motorista.
Mesmo nesta condição, Bojana certa vez disse aos jornalistas que se considera uma pessoa feliz.
Fonte: Mundo Gump

SAÚDE - 5 costumes que fazem mal à saúde.

De acordo com o site Mother Nature Network, há 5 hábitos que podem ser prejudicial à nossa saúde. Confira:
  • Higienizar as mãos constantemente

Se você trabalha em um ambiente propício a ter germes e bactérias será muito eficiente ‘limpar’ as mãos, ou seja lava-las com água e sabão frequentemente é mais do que suficiente para mantê-las limpinhas.
Além disso, alguns higienizadores contêm triclosan, que pode tornar vírus e bactérias resistentes aos antibióticos. Assim, quando for comprar um germicida para as mãos, leia as informações presentes na embalagem com cuidado e escolha produtos à base de álcool. Uma formulação com 60% dessa substância é capaz de matar 99% das bactérias das mãos.
  • Viver de chinelo

Quem diria que esses confortáveis e extremamente populares calçados poderiam fazer mal? O problema com a maioria dos chinelos de dedo é que eles não oferecem nenhum tipo de suporte aos pés, podendo causar uma série de problemas, como tendinites e lesões nos ossos. Além disso, eles não oferecem muita proteção contra agentes patogênicos que podem provocar doenças de pele.
  • “Salvar” calorias para mais tarde

Sabe quando você deixa de almoçar porque vai sair para jantar à noite ou porque tem uma festa para ir mais tarde? Aquela velha história de salvar as calorias de agora para depois, de acordo com alguns especialistas, pode ter consequências bem negativas sobre a sua dieta.
Deixar de fazer refeições como o café da manhã ou almoço, além de deixar você mais irritado, também pode fazer com que você acabe enchendo mais o prato quando chegar àquele jantar ou festinha. Assim, o melhor conselho é fazer pequenos lanchinhos ricos em proteínas e nutrientes durante o dia para não exagerar na comida mais tarde.
  • Beber apenas água mineral

Nem todo mundo se sente confortável em beber água diretamente da torneira, afinal, vai saber o que pode estar diluído nela? Contudo, a água mineral — dessa que vem em garrafinhas — normalmente não contém flúor, e a deficiência desse elemento pode deixar os nossos dentes mais vulneráveis. Assim, quando possível, dê preferência à água simplesmente filtrada.
  • Abusar dos suplementos vitamínicos

Quanto mais vitaminas e minerais, melhor, não é mesmo? Na verdade, não! Segundo os especialistas, hoje em dia boa parte dos alimentos que consumimos já vem fortificada, portanto, é pouco provável que a maioria de nós sofra de alguma deficiência vitamínica. Assim, caso a nossa dieta consiga suprir todas as necessidades nutricionais do organismo, os suplementos simplesmente não terão nenhum efeito.
Aliás, abusar desses medicamentos pode fazer bastante mal, já que algumas vitaminas em excesso podem ter efeitos prejudiciais. Esse é o caso da vitamina B6, por exemplo, que pode causar problemas neurológicos, e da vitamina C, que pode provocar problemas gastrointestinais e a formação de cálculos renais. Assim, em vez de se entupir com suplementos por conta própria, consulte um especialista e procure seguir uma dieta saudável.
Fonte: Mother Nature Network

CURIOSDADES - Por que os fogos de artifícios são coloridos?

Para entendermos melhor como ocorre um show pirotécnico, temos que primeiramente ficar ciente que os fogos de artifício são compostos de pólvora, pavio e fogo, onde é arremessada por uma forte carga explosiva por tubos.
A base de cores nas quais vemos em comemorações e afins é a mistura de produtos químicos com a pólvora, aqui já citada, para entender melhor veja: o sódio ou o cálcio com as substâncias  corretas podemos observar a cor amarela – o estrôncio ou lítio, vermelha – o bário, verde – o cobre ou potássio, azul.
Existem diversos tipos de fogos de artifício, veja alguns:
  1. O morteiro comum é de apenas um tiro, sendo que este é carregado de pólvora num tubo de explosão, podendo ser estourado até mesmo a distância, por computador;
  2. O rojão tem como formato tipo um cano no qual arremessa os explosivos na direção apontada;
  3. As bombas que criam formas no céu são chamadas de orientais. A pólvora de concentra no centro do tubo num suporte de papelão com o desenho que veremos quando for lançado. O que não imaginamos é que nesse suporte são coladas as cápsulas que têm em sua composição uma mistura química que transformará o estouro num ponto luminoso e colorido,
  4. Já que citamos que nos fogos de artifício acontecem uma explosão, e que para essa seja ouvida, a ignição começa pelo morteiro, passa pelo estopim e depois para a bomba, ou seja, para explodir e ser ouvida e vermos as formas ao estourar a carga de pólvora lança com toda força as cápsulas na qual elas se acendem numa certa distância e se queimam.
Algumas curiosidades:
  • A cápsula já citada tem uma camada externa de pólvora, ou seja, quanto maior quantidade, maior a figura desenhada no céu;
  • Quanto mais longo o estopim, maior a altitude atingida pela bomba;
  • Maior explosão bombou mais de 56 mil rojões,
  • De acordo com o Guinness, o recorde da maior apresentação de fogos do mundo é de Roy Lowry, da Inglaterra, que coordenou a explosão de 56 645 rojões em menos de 60 segundos, em agosto de 2006.

sábado, 27 de julho de 2013

VAMOS RIR...




SAÚDE - Porque comer fritura é tão bom?

Difícil resistir a uma coxinha quando a fone aperta. Mas difícil ainda é comer uma só em um casamento ou festa de aniversário não é mesmo?
Afinal até mesmo o cheiro de fritura já abre o apetite. É uma bola de neve: quanto mais você come, mais tem vontade de comer.
Para muitas pessoas que lutam contra o peso, o grande desafio da dieta são os alimentos fritos com óleo.
O prazer de comer uma fritura é um dos poucos que não mudam ao longo da vida. Isso acontece por um motivo muito simples: as frituras dão ao cérebro uma sensação de prazer.
Funciona assim: Ao comer uma fritura acontece a estimulação de receptores dopaminérgicos (D2R) cerebrais que provocam a sensação de prazer.
No estômago, o processo de digestão das frituras no estômago normalmente é demorado, o que pode causar uma sensação de inchaço e desconforto.
É o mesmo processo com o chocolate, que, além de liberar a sensação de prazer ainda fornece energia para todo o corpo, com a diferença de que, no estômago o chocolate pode melhorar a acidez gástrica.
Além disso, o nível de renda e a escolaridade influenciam muito a questão da melhor escolha dos alimentos.Assim, a fritura torna-se o alimento preferido por muitas famílias com menor poder aquisitivo.
Fonte: Dr Drauzio Varella – Site Oficial / GNT

FIQUE SABENDO - Por Que Aves e peixes migram?

MIGRAÇÃO palavra derivada do latim MIGRARE (que significa ir de um lugar para outro) refere-se a qualquer viagem. A capacidade de deslocar-se no espaço é quase universal entre os animais, que não se enraizam como as plantas.
Usada em sentido restrito, a palavra implica a ideia de que não há volta e as palavras invasão, dispersão, imigração ou emigração talvez sejam preferíveis.
Quando se aplica às aves, a migração designa geralmente uma viagem nos dois sentidos, uma jornada anual de ida e volta.
Com o dom das asas, uma ave pode viver em duas regiões diferentes, o que lhe dá privilégios de que outros seres mais sedentários não usufruem.
A migração é um fenômeno grandioso e misterioso para o homem. As aves cruzam enormes distâncias, algumas espécies chegam a voar de 15.000 a 20.000 km sempre na primavera e no outono, retornando a seus lugares de origem sem dificuldade. Na verdade, cruzam o planeta de Norte a Sul.
O que incita as aves a efetuar suas migrações quase na mesma época todos os anos? Que relógio interno ou que estímulos externos? Sabemos que as glândulas endócrinas, que fazem os machos cantar e as fêmeas por ovos, passam por grandes modificações antes da época da reprodução. Há outras modificações depois da reprodução.
É durante esse período que muitas das aves efetuam as migrações. Sabemos também que uma das forças que provocam essas modificações é a luz – a intensificação da luz na primavera e sua diminuição no outono. No dia certo, a ave, sem saber como nem porque, parte para seu objetivo longínquo.
Todas as variáveis controladas em pesquisas de especialistas (condições meteorológicas, luz, mudanças orgânicas etc) não são constantes em todas as aves, umas afetam uma espécie mas a outras não e assim por diante – algumas migram de dia, outras durante a noite.
Desde o início deste século que as aves vêm sendo marcadas (com anéis colocados em suas patas, centenas delas, com tinta colorida nas penas das gaivotas brancas por exemplo, com fitas amarradas nas patas etc) por especialistas em todo o mundo, a maioria retorna ao habitat de origem depois de milhares de km. percorridos.
Já se conseguiu traçar o percurso de algumas espécies, já se realizaram experiências levando algumas aves de navio para lugares muito longínquos e desconhecidos delas e em no máximo 10 dias (sendo solta em lugar desconhecido distante do habitat de origem em 4.000 km) elas voltaram ao lugar de origem.
Como elas se direcionam no espaço infinito? Como sabem o caminho, seja de ida, seja de volta? Aparentemente as que migram durante a noite se orientam pelas constelações, e as diúrnas pelo sol (estrelas e sol seriam suas bússolas?) mas a precisão que atingem em seus vôos ainda é um mistério.
Hoje como no passado, na primavera e no outono, desde tempos imemoriais, os homens levantam os olhos, pasmados, quando nuvens de aves migratórias escurecem os céus. Fazem isto naturalmente, como sempre o fizeram. Para saber até onde as aves vão nessas jornadas misteriosas, o homem tem utilizado binóculos, telescópios, radar e outros dispositivos de detecção usados em aeronáutica.
Mas o mistério permanece. O importante é que as pesquisas dos últimos 80 anos proporcionaram conhecimentos sobre as migrações, dinâmica populacional e sobrevivência de muitas espécies e, portante, motivaram melhores leis para protegê-las.
Muitos peixes estão constantemente viajando. Como no caso das aves, a migração dos peixes também é um mistério.
Os peixes do oceano são guiados por temperaturas, correntes e concentrações de organismos nutritivos. Mas algumas migrações se fazem segundo roteiros tão peculiares que nos desafiam a explicar como e porque acontecem.
Muitos peixes buscam melhores locais para desova e abastecimento. Algumas espécies como o bacalhau e merluza, costumam ocupar diferentes áreas em diferentes períodos de sua vida, estimuladas pela quantidade de alimento disponível e possivelmente também pelo desejo instintivo de reduzir o canibalismo. Entre os peixes é onde verificamos com maior crueza a “lei do mais forte come o mais fraco”.
A fecundidade dos peixes é enorme, assim como sua foracidade em alimentar-se dos semelhantes desprevenidos ou mais fracos.
O bacalhau adulto, depois de muito viajar, sempre volta ao local onde nasceu para desovar (normalmente a primeira desova acontece aos cinco anos de idade), fazem isto por toda a vida.
Alguns peixes de água salgada, desovam em rios (água doce), como por exemplo o Salmão, ele se expõe a inúmeros predadores, enfraquece, mas enfrenta a jornada rio acima para muitas vezes morrer logo após a desova.
Alguns especialistas supõem que eles estão regressando a zonas ancestrais de desova, que sua morada primeira foi na água doce e que sua migração para o mar é um costume imposto pela necessidade de procurar alimento.
Dizem que o salmão avança rio acima a uma velocidade de 10 a 12 km por hora, e é muito conhecido de habitantes das regiões onde eles são abundantes, o hábito peculiar que eles e as trutas têm de galgar as cataratas aos saltos. Pulam alturas de 2.5 a 3.5 metros de cada vez e se não conseguem no primeiro salto, tentam seguidamente até que conseguem ou caem exaustos.
Como se orientam? Porque aparecem cardumes em certas águas, em épocas certas, com pontualidade cronométrica?

Os ruivos podem mesmo sumir do mapa?

Pesquisas sobre a extinção dos ruivos já circularam a internet. Longe de serem teorias da conspiração, os levantamentos feitos até agora apontam um único motivo para tal hipótese: os genes recessivos.
Um ruivo existe graças à união de dois genes recessivos, um do pai e outro da mãe. Um gene recessivo é um trecho do DNA que só expressa sua característica quando herdado do pai e da mãe.
Como ruivos e ruivas nem sempre escolhem se casar com ruivas e ruivos, esta aí a base para tal argumento. Estima-se que apenas 1% da população mundial seja ruiva. Os ruivos são tão poucos que, como minorias, os grupos aproveitaram a tecnologia para se comunicar mais e discutir a questão.
Há até mesmo grupos de ruivos em redes sociais da internet, para incentivar (porque não?) namoros, casamentos, etc…
Em setembro de 2012, um grupo de ruivos chegou a se reunir no vão livre no MASP em São Paulo com uma pauta de reivindicação bem clara: incluir os ruivos no Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Hoje o censo oficial brasileiro conta apenas as populações de negros, brancos, pardos, amarelos e índios.
A porcentagem de ruivos é maior na Europa, de 2 à 4% da população do continente. No oeste e norte da Europa, (Holanda e Escócia), os índices são maiores: de 10 à 13% da população.
  • Risco ou não?
O risco de extinção dos ruivos, no entanto não é real. Isso porque, embora raros, os genes recessivos também estão presentes em pessoas que não são ruivas. Sendo assim se a outra parte na procriação tiver um gene recessivo o ruivo poderá ter uma prole ruiva. As chances do bebê nascer ruivo neste caso porém são menores, cerca de 50%.
Sendo assim, os cabelos alaranjados e as sardinhas podem continuar sendo raros, mas, por enquanto, exceto por uma catástrofe de proporções globais, os ruivos continuarão a nascer em todo o mundo.

Fonte: TV Folha/ How Stuff Works

sexta-feira, 26 de julho de 2013

PARA MEDITAR


Por que os homens ficam carecas?

Nos tempos atuais ser careca não é mais tão aceito pelos homens como em épocas passadas. Eles passaram a valorizar mais a aparência e a estética. Nesse culto à beleza, os fios que emolduram o rosto adquiriram uma grande importância para a boa aparência masculina.
Com toda essa valorização a Ciência vem se dedicando cada vez mais à estética. Hoje temos a Tricologia, a área da Dermatologia que estuda pelos e cabelos, que vem se empenhando na investigação da calvície, descobrindo novos tratamentos eficazes, embora ainda não se conheça a cura definitiva do problema.
O enigma dos carecas é muito antigo: desde o Egito recomendavam que se aplicasse no couro cabeludo a mistura de partes iguais de gordura de leão, hipopótamo, jacaré, cabrito e cobra. O imperador romano Júlio César (100-44 a.C.) sonhava recuperar seus cabelos utilizando-se de uma receita nada convencional constituída por ratos domésticos queimados, dentes de cavalo, gordura de urso e vísceras de veado.
A calvície não é muito democrática e não é frequente em homens de origem asiática e mais rara ainda em negros. Já em entre os homens brancos, calcula-se que aos 65 anos, oito em cada dez homens de cor clara sejam calvos.
Em geral, a redução dos cabelos se inicia ao redor dos 20 anos de idade e os fios vão caindo gradativamente. Mas carecas totais, aqueles que não têm um fio de cabelo sequer na cabeça, são um caso à parte: “Não existe uma tendência hereditária para se ficar completamente careca”, explica o dermatologista paulista José Marcos Pereira. Essas pessoas podem ter perdido todos os cabelos por causa do estresse ou de certas infecções.
Também é fato que o problema da calvície atinge, em sua maioria, os homens. “O gene da calvície é dominante no sexo masculino. ou seja, ele se manifesta mesmo quando herdado somente do pai ou só da mãe”, conta o geneticista Décio Cassiani Altimari, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. “Já as mulheres precisariam acumular dois genes da calvície para correrem o risco de perder os cabelos”, afirma. “E, ainda assim, essa herança se manifestaria na presença de hormônios masculinos. Como esses hormônios costumam ser muito baixos nas mulheres, os casos de calvície feminina são raros”.
Para o cirurgião plástico César Isaac, da Beneficência Portuguesa em São Paulo não há outra saída senão o bisturi: “O procedimento mais popular, hoje em dia, é o micro implante”, revela. “Os cabelos são retirados da porção posterior da cabeça e implantados um a um na área nua”.
Diante de tal quadro, o importante é o diagnóstico precoce na tentativa de se resolver o problema, seja com tratamento ou implante. É de suma importância procurar um especialista o mais rápido possível.

Fonte: Revista Super Interessante

SAIBA MAIS - Lado direito do rosto é mais feio que esquerdo, aponta estudo.

Mulheres que prezam por suas sobrancelhas bem feitas já perceberam que uma sobrancelha é sempre um pouco diferente da outra. A mesma observação é possível para quem não abre mão de uma maquiagem caprichada nos olhos: tem sempre um lado mais fácil de ser maquiado, que claro, fica mais bonito.
O que parece ser só uma impressão, acredite, foi comprovado por pesquisadores.
Estudiosos da Universidade de Wake Forest comprovaram que o lado direito do rosto é mais feito do que o lado esquerdo (não, não é uma piada).
Os pesquisadores testaram fotos dos lados esquerdo e direito do rosto de participantes. Depois reuniram alguns voluntários para avaliarem a beleza das fotos.
As imagens que mostravam o lado esquerdo sempre foram classificadas como as mais agradáveis. E o resultado era o mesmo quando os pesquisadores espelhavam as fotos.
Isso acontece porque, segundo a pesquisa, a bochecha esquerda é mais intensa, expressa mais emoções.
Aí esse lado do rosto fica mais agradável e bonito.

Fonte: Fonte: Lista10org

26 de julho, dia da Vovó.

Os avós são pessoas ligadas a nós através de laços consanguíneos, pois são os pais dos nossos pais.
Assim, cada pessoa tem quatro avós, sendo uma avó e um avô paterno e uma avó e um avô materno.
O surgimento e criação dessa data foi em homenagem aos avós de Jesus Cristo, Joaquim e Ana, cujas pequenas informações aparecem no evangelho de Tiago. Registros históricos mencionam que em 1889, na cidade de Jerusalém, foram encontrados os túmulos onde Joaquim e Ana foram enterrados.
Dedicamos às vovós uma linda mensagem. Segue abaixo a homenagem:
“A você Vovó que nos cerca de muito carinho, de muito amor. Que nos faz todas as vontades. Que nos dá tudo sem nada pedir. Que nos ama mais que a si própria. A você, minha querida vovó, que Deus a abençoe cada dia mais. Que nos dê a bênção de sempre tê-la conosco, nos dando muito amor, nos passando experiências, nos ouvindo com carinho, nos dengando, nos orientando, nos aconselhando, nos suportando sempre com muita paciência. Você é para nós, seus netos, um grande exemplo de experiência, de trabalho, de honestidade, de paciência, de fé, de firmeza, e principalmente de muito amor.”
Amamos você Vovó!

quinta-feira, 25 de julho de 2013

DIA 25 DE JULHO

Dia do Escritor
 

Maneiras de como um relógio pode te ferrar.

Ele fica ali ao lado, posicionado no criado-mudo na forma de um singelo rádio-relógio. Mas é um diabo encarnado, pronto para badernar o seu dia a partir da hora que o sol nasceu – porque todo mundo sabe que atrasar de manhã, atrasa o dia inteiro.
E os rádio-relógios sabem melhor do que ninguém, porque eles se divertem à beça destroçando o cronograma dos humanos. São cinco as formas que eles têm de virar do avesso a rotina matinal.
  • O snooze
Também conhecido como “dorminhoco”, é um botão maldito que sequer deveria existir. Pois ele é também a tentação máxima, maior do que a maçã foi para Eva. Basta um aperto, pronto, mais cinco minutos de sono são creditados na sua conta. Mas é como vender a alma ao capeta, porque os cinco minutos virarão uma hora de atraso, no mínimo.
  • O volume
Daí você acerta o aparelho para despertar na hora apropriada. Mas acertar o volume é quase impossível. Ou ele se põe baixo demais, que o sonolento não escuta, ou vai ao talo – e não só acorda o sonolento, mas também lhe provoca um princípio de enfarto.
  • A sintonia da estação
Tem coisa pior do que acordar com aquelas canções bregas dos anos 80? Ou com um axé que manda você tirar o pé do chão (quando você nem colocou o pé no chão ainda)? Tem: não ter qualquer estação sintonizada, o que rende apenas um chiado baixinho que não acorda ninguém.
  • O AM/PM
Quando se pensa que está tudo programado, rádio escolhida, volume em ordem… há o dilema do AM/PM. Daí o que era para ser um despertar tranqüilo às 7:45 vira uma correria pra tomar banho, se vestir, beber o café e chegar ao ponto de ônibus entre 8:35 e 8:43. Mas às 19:45, pode ter certeza que o toque sairá magicamente da malfadada caixinha sonora!
  • A falta de energia
Ainda acho que o rádio-relógio foi inventado para atrasar as pessoas, não para colocá-las acordadas. Pois quando nada mais deu certo para estragar o despertar do cliente, ele consegue isso por meio da eletricidade cortada no meio da noite. E quando são 3:28, o danado apaga por um segundo e volta como 12:00. PM! Melhor comprar um despertador sem tomada. E menos endiabrado.

Me respondam agora quem tem um despertador em casa depois do celular??

VOCE SABENDO - Mulher pode amamentar, mesmo sem ter engravidado.

Incrível não é mesmo? Mas é verdade.
São muitas as histórias de mamíferos que adotaram outros animais filhotes que não são de sua espécie como por exemplo cadelas que amamentaram gatos e até onças!
Mas, o que pouca gente sabe é que, o mesmo pode acontecer com qualquer mulher, que não precisa necessariamente ter engravidado.
Recentemente médicos descobriram que mães adotivas podem, sim, amamentar da forma tradicional. A constatação dos especialistas começa a ganhar os lares de famílias adotivas e se transformar numa recomendação de saúde para as mães que estão dispostas a adotar.
A produção de leite espantosa funciona assim: o bebê suga seu peito e, quanto mais suga, mais leite aparece.
Quando o bebê mama, é como se um carteiro levasse uma mensagem para a cabeça da mãe avisando que lá embaixo tem gente precisando de leite. Se a criança reclama – “Mãe, aqui não está saindo leite” -, o mensageiro transmite nova ordem ao cérebro materno – “Solte o leite” – no que é logo obedecido.
Mesmo que não conheçam a mãe biológica dos filhos do coração, todas as mães adotivas podem tentar amamentar, recomenda a pesquisadora do Instituto de Saúde de São Paulo e uma das principais referências em amamentação do País, Marina Ferreira Réa.
“Não dá para atestar que todas terão sucesso. Se o bebê chega com mais de quatro meses, por exemplo, o processo é ainda mais lento, mas não impossível”, alerta a especialista.
Os passos do aleitamento da mãe adotiva:
  • Se vai adotar uma criança e deseja amamentá-la tradicionalmente, informe isso ao seu médico;
  • O processo é lento e requer empenho. Faça massagens nos seios, tome sol com eles descobertos (fora dos horários de sol intenso) e também se informe sobre os aparelhos que fazem o bombeamento das mamas com foco na estimulação;
  • Com orientação médica, há a possibilidade de usar medicações que estimulem a produção de prolactina, hormônio do leite materno;
  • Nos bancos de leite, são mais de 150 espalhados pelo País, os profissionais são habilitados a dar informações sobre isso;
  • Ao iniciar a amamentação, é possível que o bebê precise de complemento na alimentação. Uma técnica é usar uma sonda bem fininha. Coloque uma ponta das sondas no copo e a outra próxima ao bico do seu seio. O nenê ao mesmo tempo que suga o peito, recebe o leite do copinho. Com o tempo e estímulo, ele vai passar a beber menos do copo e mais do peito.
Fonte: Drauzio Varela e IG Delas

VOCE SABENDO - A “pílula do dia seguinte” realmente funciona?

Métodos contraceptivos reduzem de maneira significativa a chance de a mulher engravidar. Temos vários à disposição no Brasil, como os preservativos (as famosas camisinhas), pílulas anticoncepcionais, as injeções contraceptivas entre outros.
Mas ainda assim, existem pessoas que não se previnem adequadamente. Ou então, falhas podem acontecer, como por exemplo, quando a camisinha “estoura”. O que fazer numa situação dessas para que não ocorra a gravidez?
O que muita gente não sabe é que o esperma pode permanecer no corpo da mulher por três a cinco dias, ou seja, não é só no momento da relação que pode haver o risco de engravidar, mas se uma mulher teve relação sexual sem se proteger três dias antes da ovulação, existe uma grande chance dela engravidar.
Para tais casos, existe o que chamamos popularmente de “pílula do dia seguinte” que surgiu no Brasil em 1999. O Levonorgestrel contém uma forma sintética de progesterona em alta dose (sendo que os comprimidos normais anticoncepcionais apresentam dosagem menor). Altas doses de progesterona interrompem o ciclo evitando que a fertilização ou a implantação do embrião aconteça.
É importante utilizar a pílula o quanto antes após uma relação sexual sem proteção. Caso o óvulo fertilizado já tenha sido implantado, a pílula não terá efeito.
Existe a polêmica de que a “pílula do dia seguinte é abortiva”, mas segundo o ginecologista Luciano Melo Pompei, membro da diretoria da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), garante que ela não é. “Não basta haver fecundação para que ocorra a gravidez. No meio científico, só consideramos que há gestação a partir do momento em que existe a nidação [quando o embrião adere ao útero]. Essas pílulas agem antes da nidação e jamais provocam a perda do embrião se ele já tiver aderido.”
O médico lembra que elas só devem ser utilizadas em situações de emergência, e não indiscriminadamente. “Além de sua eficácia não ser a mesma da pílula comum, pode levar a irregularidades menstruais.” Ou seja, quanto antes ela for tomada, seu efeito é mais eficaz. A recomendação dos médicos é que seja ingerida até 72 horas depois da relação sexual.
Assim, a pílula não é 100% eficaz (estudos clínicos apontam uma eficácia de 89%) e o procedimento correto é evitar a gravidez das maneiras disponíveis no mercado nacional para não precisar recorrer à pílula do dia seguinte, somente em casos extremos.
Fontes: HSW International e Medplan

CURIOSIDADES - O mistério das igrejas de Lalibela

No século XII o rei Lalibela ordenou a confecção de alguns templos que foram escavados diretamente em rocha vulcânica. Considerado patrimônio da humanidade estes templos constituem um mistério arquitetônico.
Até o momento não foi possível explicar como em uma época sem tecnologia adequada foi possível escavar diretamente na rocha estas complexas construções.
A ausência de registros históricos dificulta o levantamento das técnicas e do próprio conhecimento de engenharia que os antigos possuíam.  Esta não é a primeira vez que uma técnica de escavação foge ao conhecimento científico moderno.

São ao total 11 igrejas, um mosteiro e vários sepulcros. Todas as construções diretamente escavadas em rocha vulcânica.
A precisão da arquitetura e os detalhes da construção intrigam cientistas até hoje. Uma beleza da engenharia antiga. Veja as fotos abaixo:


Fonte: WikPedia

quarta-feira, 24 de julho de 2013

MEMÓRIAS...

Não devemos esquecer dos nossos antepassados, e sim das suas atrocidades.

 

Sentir culpa é sinal de boa liderança, diz estudo.

Ninguém se lembra dela, mas ela está lá o tempo todo: a culpa. Culpa por ter comido um doce, por ter faltado a academia, ter discutido no trabalho ou até mesmo ter passado no sinal vermelho.
A culpa é um sentimento constante de pessoas que buscam melhorar a cada dia, mas pesquisadores descobriram que este sentimento diz muito mais do profissional do que se imagina.
Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Escola de Negócios da Universidade de Stanford concluiu que a principal característica de bons líderes é (infelizmente?) o sentimento de culpa.
Pesquisadores analisaram grupos de pessoas que fizeram testes de personalidade e identificaram se elas eram mais propensas a desenvolver sentimentos de culpa ou de vergonha em situações adversas, como derrubar vinho no tapete branco durante uma festa na casa de um colega de trabalho.
Em seguida, desenvolveram atividades com os grupos sem designar um líder para cada um, pedindo que os participantes avaliassem as habilidades de liderança de cada colega. O resultado mostrou que as pessoas identificadas como propensas a sentir culpa eram constantemente as mesmas a assumir papéis de liderança durante as atividades.
Curioso não? Com certeza um paradoxo.
Fonte: Lista10org

SAÚDE - Primeiros Socorros para crianças.

As crianças podem nos surpreender e, em segundos, se envolverem numa situação de risco. Cortes, quedas, engasgos e queimaduras são alguns exemplos. Você sabe como prestar os primeiros socorros a uma criança? Prestar os primeiros socorros é muito diferente de medicar. Estamos falando da primeira assistência a quem precisa. O passo seguinte é procurar um hospital para se certificar que está tudo bem. Veja as orientações para os procedimentos mais apropriados em situações de emergência.
Engasgos
 

O que fazer: a técnica indicada para crianças de até sete anos é a da tapotagem. Consiste em inclinar o corpo da criança para frente e, com as mãos em concha, bater nas costas, até que o corpo estranho saia pela boca.




 Após essa idade, se aplica a Manobra de Heimlich, conhecida como compressão abdominal. Essa técnica é parecida com abraçar uma pessoa pelas costas e fazer compressão com a mão para dentro e para cima, ao mesmo tempo. Antes dos sete anos, a manobra não é indicada, por ser mais agressiva. Não aplicada corretamente, poderá comprometer as costelas da criança.
O que NÃO fazer: o reflexo imediato de muitas mães, de tentar tirar o que está obstruindo as vias respiratórias, colocando o dedo na garganta da criança, não é indicado caso o objeto não esteja visível e com fácil acesso. Isso pode fazer com que o problema se agrave.

Queimaduras
O que fazer: queimaduras por líquido quente são frequentes em crianças. O mais indicado, se for uma queimadura leve, é colocar a parte do corpo queimada debaixo de água corrente por 15 minutos. Se a queimadura for muito grave e a pessoa não estiver respirando, é preciso fazer respiração boca a boca. Nesses casos, chame o SAMU (192) imediatamente.
O que NÃO fazer: ao contrário do que muita gente pensa, não se deve passar pasta de dente ou colocar pó de café.



Intoxicação

O que fazer: o mais indicado é levar a criança para um hospital. Se possível, leve também a embalagem do produto ingerido, para que os médicos possam prescrever os procedimentos mais eficazes.
O que NÃO fazer: uma coisa que muitos fazem erradamente é dar leite para cortar o efeito. Não é indicado. Da mesma forma, tentar fazer a criança vomitar também não é recomendável. O melhor mesmo é levá-la a um médico.




Fratura e torção
O que fazer: o único jeito de saber se houve ou não fratura, quando ela não é visível, é fazer uma radiografia. O que se deve fazer inicialmente é colocar gelo no local, observar o inchaço e verificar se tem hematoma (região roxa). Se a inchação continuar e tiver muito hematoma, é possível que tenha havido uma lesão óssea. Além de diminuir o inchaço, o gelo acalma a dor. Se a dor persistir, procure um hospital.





Queda
O que fazer: se bateu a cabeça, a criança deve ser examinada por um médico. Os responsáveis devem ficar atentos a vômitos e ao estado geral da criança. Se ela estiver entristecida, confusa ou não dormir bem, deve-se levá-la ao hospital imediatamente.
O que NÃO fazer: não deixar a criança dormir se ela bater a cabeça é um mito. Isso foi criado porque pensavam que, nesses casos, ela poderia entrar em coma. Mas uma pessoa dormindo, com respiração e batimentos cardíacos normais, é diferente de quem está em processo de perda de consciência.


Corte
O que fazer: o local deve ser lavado com água e sabão. Depois faça uma compressão com gaze ou pano limpo, para estancar o sangramento. Se o corte não for superficial, é melhor procurar um hospital para avaliar a necessidade de dar pontos. Deixar para suturar depois pode inviabilizar o procedimento, porque, em poucas horas, o risco de infecção aumenta e a sutura deixa de ser recomendada.

Afogamento
O que fazer: a primeira providência é verificar se a criança está respirando. Se não estiver, deve-se iniciar um procedimento conhecido como Reanimação Cardiopulmonar (RCP).








Essa técnica é complexa e o ideal é aprendê-la através de um treinamento específico. Se ninguém souber e não houver tempo para chamar socorro, a respiração boca a boca é mais simples. Ventila-se duas vezes dentro da boca da vítima, mantendo as narinas fechadas.






Transporte de vítima
O que fazer: chamar a ambulância. Transportar, por conta própria, alguém que sofreu algum tipo de trauma é perigoso. Em casos de fratura, o transporte deve ser realizado com o membro fraturado sobre uma superfície plana. Em casos de suspeita de trauma na coluna, deve-se evitar manipulações e solicitar remoção por uma ambulância. Só o transporte feito por profissionais treinados garante a estabilidade da vítima.