quarta-feira, 17 de julho de 2013

FIQUE SABENDO - Como fazer um parto de emergência.


Quem nunca se imaginou nesta situação: fazendo ou ajudando um alguém a fazer um parto, e pior: de alguém desconhecido.
Fazer um parto é um procedimento um tanto quanto arriscado, para mãe e para o bebê. Mas, se o nascimento já estiver acontecendo (e não houver mais tempo para evitar isso) separamos algumas dicas para você.
A primeira dica é simples e imprescindível: Jamais faça algo para retardar o nascimento – você pode matar a criança por falta de oxigênio.
De mãos muito bem lavadas , avalie as contrações. Elas começam com espaços longos, como de 30 em 30 minutos, que diminuem gradativamente. Duram cerca de 60 segundos cada. Quando o intervalo entre contrações for de 2 minutos, prepare-se: a criança vai nascer.
  • Acomode a mãe
A mulher vai ficar mais confortável se esperar o parto deitada de lado, mesmo que seja de lado. Assim ela evita que os quase 8 kg de peso que carrega no útero esmaguem as veias cavas, que passam pelas costas. São essas veias que levam sangue para o coração e para o cérebro. Comprimi-las provoca mal-estar. Somente na hora do parto a mãe deve ser colo.
  • O parto é natural
A natureza realiza partos há milênios e sabe como tomar conta do serviço. Você não precisa fazer nada. Não empurre a barriga da mulher, não puxe a cabeça do bebê, não agarre o cordão umbilical. Apenas coloque as mãos em espera perto da vagina. Quando a cabeça sair, segure-a e apoie o resto do corpo.
  • Seja bem vindo
Limpe boca e nariz do bebê. O choro da primeira respiração vem em 30 segundos. Se isso não acontecer, massageie as costas dele. Nada de virá-lo de cabeça para baixo e fazer respiração boca a boca. O volume de ar suportado pelo bebê é reduzido. E o sopro de um adulto pode arrebentar os pulmões dele.
  • Ainda é uma emergência
Avise o médico logo. E atenção: se você estiver a até 20 minutos do hospital, é melhor não se arriscar cortando o cordão umbilical. Ele mede cerca de 80 cm, o suficiente para deitar o bebê no colo da mãe. Por fim, massageie a barriga da mamãe, para estimular a cicatrização do útero.
No trabalho de parto, a mulher terá a sensação de querer evacuar. Jamais deixe que ela vá ao banheiro ou se agache. A criança pode sair pela vagina e sofrer uma queda. A sensação é causada pelas contrações, que comprimem o ânus. E acredite: é só uma sensação!
Fonte: Super Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite usar palavras obcenas, obigado