É uma das curiosidades que todos querem saber, como um objeto tão pesado pode voar?
Para fazer um avião voar, a primeira coisa é superar a
resistência do ar. Para isso, o avião precisa ser impulsionado por
hélices, foguetes ou turbinas, que executam duas ações: primeiro, sugam o
ar para dentro com uma grande hélice, como um grande exaustor.
Depois de puxar o ar, as turbinas
jogam esse ar pro outro lado, comprimido e acelerado por várias hélices
pequenas. O ar comprimido e acelerado gera uma pressão em sentido contrário, que “lança” o avião pra frente fazendo-o vencer a resistência do ar.
Vencida a resistência do ar, é hora de vencer o peso de centenas de toneladas que mantém o avião no solo. Quem faz isso são as asas, especialmente projetadas para criar um poderoso empuxo (força que empurra o avião para cima).
A asa mais usada em aviões tem a parte de cima curva e a da baixo reta. Esse tipo de asa induz
uma diferença de velocidade na passagem do ar: o ar de cima passa mais
rápido, porque percorre um caminho maior no mesmo tempo que o ar de
baixo, que passa mais devagar.
A diferença de velocidade nessa passagem de ar faz
com que a pressão na parte superior da asa seja menor que a de baixo.
Com isso, a força do peso (em direção ao solo) fica menor que a força de
empuxo (para cima). E o avião voa!
Para que o piloto possa controlar o ângulo de
altura ou descida e controlar a velocidade do avião, as asas tem pás
móveis chamadas flaps, que alteram a direção da passagem do ar, mudando a
diferença de pressão na asa e, sendo assim geram o empuxo do avião
Por fim, o avião não perde o controle graças à asa
que fica em pé na parte traseira, o estabilizador vertical. Ele mantém o
avião em linha reta. O estabilizador também tem um flap, chamado de
leme, que é movimentado sempre que o piloto quer tornar a aeronave para a
esquerda ou para a direita
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